Aventura na cozinha

Pão de milho feito em frigideira é opção para qualquer refeição do dia

Receita salgada pode ser servida só ou acompanhada de carnes

Pão de milho salgado na frigideira em que é preparado. Sua massa é amarelada e a textura lembra um bolo de fubá
Pão de milho salgado pode ser preparado e assado em frigideira de ferro fundido e servido quente - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Descrição de chapéu Agora

Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha!

Precisamos falar sobre frigideiras de ferro fundido e de como elas são maravilhosas. Desde que adquiri a minha, não consigo deixar de pensar em como pude passar tanto tempo sem uma delas em minha humilde residência.

A melhor característica deste utensílio é que a sua composição facilita a distribuição de calor por igual, criando deliciosas crostas douradas nos alimentos. Ele pode, ainda, ir ao fogo e ao forno. Isso significa que é possível começar uma receita na boca do fogão e terminá-la dentro do forno!

O prato de hoje nasceu para ser feito em uma dessas frigideiras. Se você não tem uma, porém, é possível prepará-lo usando uma comum e uma assadeira, mantendo um excelente resultado. Eu explico tudo no modo de preparo.

Como já está se tornando praxe por aqui (e é bem comum na minha própria cozinha, também, confesso), nosso prato do dia é fácil e versátil, podendo ser consumido em basicamente qualquer refeição. Trata-se de um saboroso pão de milho, cuja receita é famosa no sul dos Estados Unidos (cornbread, em inglês). Aqui, adicionei bacon e salsinha para camadas extras de gostosura.

Ele se assemelha muito a um bolo e até às nossas conhecidas broas de fubá. Porém, sua casquinha crocante de sabor bacon não nega: estamos falando de outra categoria de produto de milho (tão gostosa quanto). 

Esse pão pode ser consumido puro (quentinho, ao sair do forno, é o melhor!), pode acompanhar refeições fazendo as vezes de carboidrato (recomendo tentar com uma carne ensopada) e pode também ser saboreado em lanches, com manteiga ou queijo. Vale a pena!

Vamos para a cozinha? Até a próxima!
 


​PÃO DE MILHO COM BACON

​​Ingredientes

- 100 g de bacon 
- 2 xíc. (chá) de fubá
- 100 g de manteiga
- 1 col. (sopa) de fermento químico
- 1 ovo inteiro
- 1 xíc. (chá) de creme de leite fresco
- ¼ de xíc. (chá) de leite
- 1 col. (sopa) de açúcar
- 1 col. (chá) de sal
- ½ xíc. (chá) de salsinha picada

Rendimento 8 porções
Dificuldade fácil

 
 
Modo de preparo
 
1- Em uma frigideira de ferro fundido (de cerca de 26 cm de diâmetro), frite em fogo alto o bacon, já picado em pedaços bem pequenos. Quando estiver dourado, tire-o do fogo e reserve, deixando na panela cerca de uma colher de sopa da gordura. Se não tiver a frigideira de ferro fundido, doure o ingrediente em uma panela comum e unte uma assadeira pequena com a gordura. 

2- Em um bowl (tigela), misture os ingredientes secos: fubá, sal, açúcar e fermento. Reserve.

3- Derreta separadamente a manteiga e  adicione a ela o creme de leite, o leite e o ovo batido.  

4- Misture os secos e líquidos dos dois recipientes. Por fim, coloque na mistura o bacon e a salsinha.

5- Disponha a massa na frigideira (se não a tiver, despeje na assadeira untada) e asse-a em forno médio por cerca de 30 minutos ou até que as laterais fiquem douradas. Para saber se está no ponto, faça o teste do palito: perfure o pão ao centro e, se o palito sair seco, a mistura estará cozida.

 
Agora

(A)ventura na cozinha

Juliana Ventura, 36, é jornalista formada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), pós-graduada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e professora de culinária para crianças.
email: aventuranacozinha@grupofolha.com.br
Instagram: @venturanacozinha

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias