Aventura na cozinha

Rocambole de atum e queijo é opção saborosa para o lanche da tarde

Recheio pode ser substituído por sardinha e outros ingredientes

Dois pedaços de rocambole assado em travessa; recheio com atum, queijo e tomate está à mostra
Com massa simples de fazer e recheio suculento, salgado é receita de família e faz sucesso - Divulgação

Descrição de chapéu Agora

Olá, cozinheiros! Sejam bem-vindos a mais uma aventura na cozinha!

Sempre que posso, folheio o antigo caderno de receitas da minha mãe. Trata-se de uma agenda dos anos 1980, já completamente desmilinguida, com muitas páginas se soltando e inteira escrita à mão. Este material é uma grande compilação das melhores receitas da família e de amigos próximos, um verdadeiro tesouro.

É de lá que vem a receita do texto de hoje desta coluna: o rocambole de atum, que aprecio desde que sou criança, com muita alegria.

A receita original e de inspiração portuguesa, como grande parte das preparações da minha família, de sangue lusitano, leva sardinha enlatada no recheio. Caso queira experimentar, é uma ótima substituição (mais untuosa e também salgadinha) ao atum em conserva de água e sal que eu costumo usar.

Outros recheios possíveis são presunto e queijo, calabresa ou escarola. Este rocambole, porém, aceita basicamente o que quer que seja colocado nele. Desta forma, acho que vale tentar, por exemplo, frango com catupiri e milho.

Há algumas boas dicas para o preparo do enrolado e que valem a pena ser seguidas. Uma delas diz respeito à consistência da massa. Como vocês verão na receita, ela leva basicamente farinha, óleo e leite. Sendo assim, torna-se uma massa bem delicada.

Mas não há por que ter medo: abra-a com cuidado e usando o plástico (como indicado no modo de preparo). Coloque o queijo antes dos recheios úmidos, para evitar que ela rache.

Caso a rachadura aconteça, não entre em pânico: pegue pequenos pedaços de massa e vá tapando os buracos. Se o rocambole estourar no forno, também não tem nenhum problema. Apenas, o queijo vai escorrer para fora (e ficar lindo!).

Isso nos leva à segunda dica: cuidado com recheios que soltam muita água. Por exemplo, se quiser usar cebola, tenha comedimento, pois ela, como o tomate, é bastante úmida.

O mesmo vale para a escarola, que deve ser refogada e levemente espremida antes de ser usada. Dispor fatias de queijo sobre a massa, diretamente, e o restante dos recheios por cima é mesmo bastante recomendável.

Vamos para a cozinha? Até a próxima!

ROCAMBOLE DE ATUM

Ingredientes

Para a massa

2 ½ xíc. (chá) de farinha
1 xíc. (chá) de leite
¾ ​xíc. (chá) de óleo de milho
1 col. (sopa) de fermento químico
1 col. (chá) de sal
1 col. (chá) de açúcar refinado 

Para o recheio

300 g de queijo mozarela fatiado
2 latas de atum
1 tomate italiano em fatias
1 col. (chá) de óregano
2 col. (sopa) de azeite de oliva
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Rendimento: 12 fatias
Dificuldade: Médio
 

Modo de fazer

1- Em uma tigela, misture o leite, o óleo, o sal e o açúcar. Adicione uma das xícaras de farinha e o fermento. Misture bem. Acrescente mais uma xícara de farinha e transfira para uma superfície lisa e enfarinhada. 

2- Trabalhe a massa, incorporando o restante da farinha aos poucos. Dependendo da qualidade da farinha utilizada, será necessário acrescentar um pouco mais dela à receita. O ponto ideal da massa é quando ela desgruda das mãos, mas sem estar dura.

3- Abra a massa em dois sacos plásticos de cozinha até que fique com cerca de 30 cm x 20 cm e espessura de 1 cm. Disponha o recheio da seguinte forma: uma camada de queijo, uma de atum e outra de tomate. Tempere com o azeite, o orégano, o sal e a pimenta. Cubra com mais uma camada de queijo.

4- Enrole o rocambole com cuidado, com a ajuda do plástico. Transfira o enrolado para uma assadeira e asse em forno médio por cerca de meia hora ou até que esteja bem dourado.

Agora

(A)ventura na cozinha

Juliana Ventura, 33, é jornalista formada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), pós-graduada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e professora de culinária para crianças.
email: aventuranacozinha@grupofolha.com.br
Instagram: @venturanacozinha

Final do conteúdo

Últimas Notícias

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem