Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Cinema e Séries
Descrição de chapéu The New York Times Filmes

Na crista da onda, galãs do cinema tornam este o momento dos 'crushes' irlandeses

Atores nascidos no país europeu, como Cillian Murphy, Andrew Scott, Paul Mescal e Barry Keoghan, vêm fazendo sucesso em vários filmes e arrancando suspiros nas telas (e fora delas)

De esq. para dir., Cillian Murphy, Andrew Scott, Paul Mescal e Barry Keoghan - AFP/Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sadiba Hasan
The New York Times

Sabrina Carpenter pode já estar namorando seu galã irlandês. A atriz e cantora compareceu à festa pós-Oscar da revista Vanity Fair com o ator Barry Keoghan em 10 de março, alimentando os rumores sobre o envolvimento romântico de ambos.

Mas qualquer sentimento que Carpenter possa ter por Keoghan não a impediu de dizer que também tinha olhos para Cillian Murphy, outro irlandês, em uma entrevista para a Vanity Fair gravada antes da festa. Carpenter brincou que se visse Murphy no evento, sairia com ele.

Após um vídeo da entrevista ser compartilhado no Instagram, Keoghan deixou um comentário. Não havia palavras, apenas dois emojis: uma pessoa com a mão levantada e um trevo. Outro usuário comentou: "Ela tem uma queda pelos irlandeses assim como eu".

Keoghan, 31 anos, e Murphy, 47, juntamente com Paul Mescal, 28, e Andrew Scott, 47, recentemente infundiram a cultura popular com muita energia irlandesa ao estrelarem os filmes "Saltburn", "Oppenheimer" e "Todos Nós Desconhecidos". Como resultado, esses atores tornaram este o momento dos crushes irlandeses.

Alguns deles parecem ter abraçado sua reputação. Semanas atrás, Mescal foi visto andando pelas ruas de Nova York com shorts curtos e uma blusa cortada que revelava os pelos em seu torso inferior (uma área que alguns referem de forma sugestiva como "caminho da felicidade").

Keoghan apareceu em uma versão da capa da edição de Hollywood da Vanity Fair completamente nu. Seu corpo estava apenas ligeiramente mais vestido em uma campanha de Dia dos Namorados do aplicativo de relacionamentos Bumble; essas imagens, quando compartilhadas nas redes sociais, fizeram algumas pessoas babarem nos comentários.

Olamide Asanpaola, 26 anos, recentemente compartilhou um vídeo no TikTok no qual ela elogiava a habilidade de Keoghan de "olhar diretamente para a câmera e tentar" seduzir você —só que em vez de "seduzir", ela usou uma palavra não adequada para publicação.

Asanpaola, uma musicista em Nova York, disse em uma entrevista que homens irlandeses como Keoghan têm qualidades atraentes além do carisma. "Eles parecem tão progressistas", disse ela, e "eles se comportam com tanta graça".

Bailey Kormick, 26 anos, escreveu em uma legenda para um vídeo que compartilhou no TikTok, "Homens irlandeses são simplesmente diferentes". Em uma entrevista, Kormick, gerente de marketing em Washington, de ascendência irlandesa, disse que isso pode ter a ver com o sotaque deles. "Acho que é um pouco mais sexy e rústico", disse ela.

Alguns admiradores de Murphy disseram que eram atraídos pelo vencedor do Oscar por outra característica: seus olhos. Ou, como Hayden Reis, um estudante de 20 anos em Nova York, colocou, "aqueles belos olhos azuis que te hipnotizam".

Noelia Caceres, 26 anos, que trabalha em uma clínica de saúde mental em Miami, ecoou esse sentimento. "Os olhos de Cillian Murphy, meu Deus", disse ela, acrescentando que ele e outros atores irlandeses têm um carisma emocionante na tela.

Caceres observou que ela tem crushes em pessoas de todas as origens e que não está fetichizando os homens irlandeses, mas sendo brincalhona. "Nós adoramos brincar", disse ela.

A atenção tem sido dedicada não apenas a celebridades, mas a alguns homens menos famosos na Irlanda. Nos dois anos desde que James Doyle, 21 anos, começou sua conta no TikTok, ele ganhou cerca de 1,3 milhão de seguidores postando vídeos descontraídos mostrando trechos de seu dia a dia em Leitrim, cerca de 2 horas e meia de Dublin.

Doyle, cujo cabelo ruivo é estilizado em um mullet, disse que tem "uma grande audiência americana". Ele acredita que parte disso tem a ver com seu "sotaque do campo".

"Acho que o grande apelo dos irlandeses para os americanos é que temos uma espécie de mistério, principalmente porque eles não conseguem entender nosso sotaque", disse ele.

Sarah Geraghty, 39 anos, assessora de comunicação e ex-colunista de casamentos do The Irish Times, disse que muitas pessoas suspiram pelos homens irlandeses porque "eles têm essa modéstia quase peculiarmente irlandesa, não forçada".

"Acho que o discurso do Oscar de Cillian Murphy realmente destilou tudo isso", disse ela, descrevendo os comentários do ator —que incluíram um agradecimento ao seu país de origem— como discretos e entregues com graça.

Andrea Bo, uma assistente médica de 25 anos em Houston, disse que ela era uma das muitas pessoas planejando celebrar o Dia de São Patrício no último domingo (17). Antes da data, Bo postou na plataforma de mídia social X, anteriormente Twitter, uma foto de uma camiseta verde que fazia uma brincadeira com a frase "Me Beije, Sou Irlandês", com a palavra "Irlandês" riscada e a palavra "Latina" abaixo. Em uma legenda, ela se referiu à camiseta como sua roupa de Dia de São Patrício.

Seus planos de feriado envolviam conhecer um gato irlandês? "Dedos cruzados", disse Bo.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem