Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Cinema e Séries
Descrição de chapéu The New York Times Televisão

Um passeio pela Nova Jersey de 'Família Soprano', 25 anos depois; saiba como estão as locações

Criador e gerente de locações refletem sobre cenários icônicos e por que eles foram escolhidos

Tony Soprano sobe a garagem de sua McMansion em North Caldwell, Nova Jersey - HBO/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Anna Kodé
The New York Times

Tanto quanto era um programa sobre mafiosos ítalo-americanos, "Família Soprano" era um programa sobre Nova Jersey. Desde cenas da vida doméstica em uma mansão em North Caldwell até a devassidão após o expediente em um clube de striptease em Lodi, o programa capturou uma imagem do Garden State no final dos anos 1990 e 2000, fascinando os espectadores com sua autenticidade regional.

"O fator de realidade de 'Os Sopranos' é o que é tão importante e tão eficaz", disse Mark Kamine, gerente de locações do programa e autor das memórias inéditas "On Locations", que detalha seu tempo trabalhando no programa. "Se você está filmando casas suburbanas, pode ir para Long Island, pode ir para Westchester."

Mas David Chase, o criador do programa, insistiu que seus personagens de Jersey fossem retratados no verdadeiro Jersey. "Eu simplesmente não achava que havia outra maneira", disse Chase, 78, em uma entrevista. "Isso fazia parte de todo o processo de contratar apenas atores ítalo-americanos da região."

Foi uma decisão cara. Quando a equipe começou a fazer "Família Soprano", que estreou há 25 anos esta semana, Nova Jersey não oferecia incentivos fiscais para produções que filmavam lá. Mas grande parte do episódio piloto e muitas das cenas externas do programa foram filmadas em casas, empresas e ruas locais. "Obviamente, valeu a pena", disse Kamine, 66.

Eventualmente, alguns dos interiores —incluindo a casa de Tony e a sala dos fundos do Bada Bing— foram construídos em cenários em Queens, Nova York. Aqui está uma retrospectiva de alguns dos locais icônicos de Jersey do programa, por que foram escolhidos e o que há lá hoje.

CASA DE TONY SOPRANO

Construída em 1987 no final de uma rua sem saída em North Caldwell, esta mansão de 520 metros quadrados era decadente em comparação com a casa em que Tony cresceu —adequada para um personagem que se tornou mais rico que seus pais, mas sentia que estava perdendo contato com seus valores.

Sua localização no topo de uma colina era crucial. Comparando-a ao clichê do "cara da máfia que entra no restaurante e quer sentar com as costas para a parede", Kamine disse que a elevação adicionava um elemento de proteção à casa de Tony. "Ninguém vai surpreendê-lo lá."

O primeiro episódio foi filmado na casa, embora seu proprietário estivesse hesitante em receber uma equipe de filmagem. "Depois do piloto, ele disse: 'Não vamos fazer isso de novo. Foi um desastre'", disse Kamine.

Ele convenceu o proprietário a permitir que o programa filmasse apenas as cenas externas lá, e eventualmente sua atitude mudou. "As taxas aumentariam à medida que os anos passassem e o programa se tornasse bem-sucedido, e ele construiu uma adição em sua casa, provavelmente em parte graças a nós", disse Kamine.

Chase lembrou de visitar várias mansões em pré-produção, algumas das quais eram "quase cômicas" em sua extravagância. Um pré-requisito principal: ela tinha que ter uma piscina, observou Chase, "para os patos pousarem".

Ao longo dos anos, Chase, que cresceu não muito longe da casa de Tony, não pôde deixar de notar a evolução da paisagem de New Jersey —florestas sendo desmatadas para empreendimentos habitacionais, a beleza natural se tornando ruas comerciais. A fascinação de Tony pelos patos é, em parte, seu sentimento de que "algo não estava certo em nossa sociedade capitalista, que estávamos destruindo a natureza", disse Chase.

Em 2019, a casa de Tony foi colocada à venda com um preço de anúncio de US$ 3,4 milhões (R$ 16,5 milhões em valores atuais).

CASA DE LIVIA SOPRANO

A cerca de 10 minutos de carro da casa de Tony, sua mãe, Livia, mora em uma rua tranquila em Verona, Nova Jersey. Construída em 1926, sua casa é menor, mais antiga e não tem a grandiosidade que Tony e seus colegas mais jovens procuram projetar. A casa se torna uma cunha entre mãe e filho quando Tony muda Livia para uma comunidade de aposentados.

"Aquele palácio em que você mora, lá em cima naquela colina", Livia diz a Tony na segunda temporada. "Ugh."

A cerca de tela de arame que cerca a propriedade simbolizava a natureza fria e repelente de Livia. Kamine disse que a equipe costumava instalar a cerca quando filmavam lá, apenas para removê-la depois.

Logisticamente, a localização era ideal. "Aquela casa estava no lugar certo para nós, em termos de produção", disse Chase. "Ficava perto de outros lugares onde estávamos filmando."

BADA BING

O clube de strip Bada Bing, onde Tony e sua equipe festejavam na frente e faziam negócios nos fundos, é um clube real chamado Satin Dolls, na Route 17 em Lodi, Nova Jersey. O proprietário era, apropriadamente, um homem chamado Tony com conexões com a máfia.

"Eu nunca me sinto completamente à vontade no escritório dele, me perguntando se está grampeado", escreve Kamine em seu livro. O proprietário inicialmente deu permissão para o programa filmar lá enquanto o negócio estava fechado, mas isso se mostrou difícil —o clube estava aberto das 11h às 2h, sete dias por semana. No início, eles compravam os almoços dele às segundas e terças-feiras, e à medida que o programa se tornava mais popular, "ele apenas esfregava as mãos quando me via chegando e dizia: 'quanto dinheiro você vai me dar desta vez?'", disse Kamine.

Ao longo dos anos, o Satin Dolls atraiu multidões de fãs —até mesmo aqueles que normalmente não frequentariam um clube de entretenimento adulto. Vincent Pastore, 77 anos, que interpretou Salvatore "Big Pussy" Bonpensiero, lembrou que em um momento o clube até oferecia um "coquetel Big Pussy".

"Aquele cara estava ganhando dinheiro", disse ele.

SATRIALE'S PORK STORE

Satriale's —a loja de carne de porco e sanduíches que o pai de Tony assumiu quando o proprietário não pôde pagar uma dívida de jogo— nem sempre foi Satriale's. No episódio piloto, o ponto de encontro era o Centanni's, uma loja de açougue real em Elizabeth, Nova Jersey. Mas os proprietários da loja disseram aos produtores que as filmagens eram muito perturbadoras para o negócio já próspero (ainda está aberto hoje).

Precisando de um novo local, Kamine encontrou uma loja vaga em uma rua comercial em Kearny, Nova Jersey, que ele achou que poderia funcionar. Ele encontrou o proprietário, que havia comprado o local para abrir uma empresa de limpeza.

"Ele disse: 'Estou apenas começando meu negócio, por que eu faria isso?'", lembrou Kamine. "Mas acabou sendo um ótimo negócio para ele, porque dissemos: 'Vamos pagar um aluguel bom para assumir a loja e vamos pagar seu aluguel para um escritório em outro lugar'."

O designer de produção transformou a loja em uma loja de carne de porco semelhante ao que foi visto no piloto —incluindo o porco montado no telhado. O prédio foi demolido em 2007 e agora é um estacionamento.

Steve Schirripa, que interpretou Bobby Baccalieri, ficou desapontado quando soube que tinha sido derrubado. "Eu gostaria de ter ido ao Satriale's mais uma vez, porque estou olhando para ele, desta vez, com um conjunto de olhos diferentes", disse Schirripa, 66 anos.

BUCCO'S VESUVIO

"Era um ótimo lar longe de casa", disse Pastore sobre o restaurante onde Tony costumava se sentar regularmente com suas duas famílias. "Não era um lugar onde os mafiosos levariam suas namoradas. Era um lugar onde Carmela e Tony iriam. Era um restaurante familiar."

Um restaurante familiar que foi explodido. O Vesuvio original, localizado no térreo de um prédio no cruzamento da South First Street com a Elizabeth Avenue em Elizabeth, Nova Jersey, explodiu durante a primeira temporada. Para filmar a cena, Chase disse: "Adicionamos uma ala que foi explodida e destruída", explicou Chase. "O restaurante real não foi tocado."

O nome foi inspirado em Vesúvio, um restaurante que Chase frequentava quando era criança. "Meus pais costumavam ir lá em ocasiões especiais, e eu estava lá quando era criança e a comida era muito boa."

Hoje, o local abriga o Del Porto Ristorante.

PIZZA LAND

Todas as semanas, nos créditos de abertura que criam o clima, Tony passava por essa pequena barraca de pizza em North Arlington, Nova Jersey, tornando-a uma das fachadas mais reconhecidas na história de Sopranos —mesmo que nenhuma cena tenha sido filmada lá. Em um momento, o proprietário anterior disse que eles enviavam pizzas, embaladas a vácuo e em gelo seco, para fãs em todo o país.

Seu atual proprietário, Eddie Twdroos, disse que ainda recebe muitos visitantes que querem tirar fotos —e talvez comer a pizza. Depois que o proprietário anterior da loja morreu em 2010, Twdroos passou por Pizza Land e viu que estava fechada. Ele já havia administrado algumas pizzarias antes e lembrou de pensar: "Este é um local perfeito, e uma loja pequena e agradável com muita história por trás dela". Então ele decidiu resgatá-la.

"Você quer manter tudo como está no programa —a mesma fachada, a mesma placa no topo da loja, tudo foi deixado igual", disse Twdroos, 53 anos. "É um marco."

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem