Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Cinema e Séries

Quem é Meg Bellamy, a desconhecida que interpreta Kate Middleton em 'The Crown'

Atriz trabalhava em parque temático quando foi escolhida para viver a atual princesa de Gales

Meg Bellamy, à esq., que interpreta Kate Middleton, à dir., na sexta temporada de 'The Crown' - Montagem/Netflix/AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Elizabeth Paton
The New York Times

Quando Meg Bellamy recebeu a ligação que mudaria sua vida —aquela que lhe dizia que, após meses de audições, era ela, entre milhares de candidatas, que interpretaria Kate Middleton na última temporada de "The Crown"— ela já estava sob a sombra do Castelo de Windsor. Mas ela ainda não estava com a aparência de uma rainha.

"Eu estava agachada fantasiada entre os caminhões de lixo de um estacionamento de entrega na Legoland", disse Bellamy, 21 anos, em uma suíte de hotel em Londres no mês passado. "Até aquele momento, meu trabalho de atuação mais frequente era interpretar um tijolo de plástico vermelho."

Em 2022, e sem experiência profissional como atriz, ela trabalhava como performer no parque temático quando viu um anúncio de elenco no Twitter para o papel de Kate Middleton. A competição para interpretar uma das mulheres mais famosas do mundo durante seus anos de faculdade era acirrada. Milhares de jovens atrizes estavam postando vídeos sobre suas audições.

Mas depois que uma vizinha comentou sobre sua semelhança com a futura rainha da Grã-Bretanha, Bellamy, arrasada após várias rejeições de escolas de teatro, decidiu fazer o teste para o papel. Três semanas depois de enviar uma fita, ela recebeu uma ligação —a primeira de um processo de seleção que duraria meses.

"Eu nunca realmente acreditei que conseguiria o papel, pelo menos no começo", disse ela. "Mas a cada rodada, comecei a sentir que tinha uma chance real e que poderia realmente ser meu. Quando foi, fiquei completamente chocada."

Agora, mais de dois anos após aquela ligação, a trajetória de Bellamy da obscuridade ao limiar da fama parece estar bem encaminhada. Na semana passada, ela apareceu na capa do The Daily Telegraph, que usou uma imagem da série que recriou o momento em 2002 em que Middleton, em um desfile de moda beneficente usando um vestido ousadamente transparente, foi rumores de ter chamado a atenção do príncipe William pela primeira vez.

Nesta semana, antes do lançamento da parte 2 de "The Crown" em 14 de dezembro, Bellamy estava no tapete vermelho da estreia em Londres usando um vestido coluna cor de creme da Valentino —24 horas depois de comparecer ao Fashion Awards, onde usou um blazer vestido com um terno e gravata de Huishan Zhang.

E há meses ela tem sido cortejada por grandes nomes da moda como Gucci e Dior —ela compareceu a desfiles da Dior em Paris em julho e setembro— que têm o hábito de contratar talentos emergentes com contratos suculentos antes de alcançarem alturas de celebridade. Afinal, se uma casa de moda não pode contratar a Princesa de Gales para vender batom e bolsas, talvez a atriz desconhecida que a interpreta para uma audiência de milhões seja a próxima melhor coisa.

Ao longo de suas seis temporadas, o elenco de "The Crown" tem sido em grande parte ancorado por uma constelação de artistas estabelecidos, embora também tenha impulsionado as carreiras brilhantes de vários novos rostos, incluindo Emma Corrin, que interpretou a princesa Diana na 4ª temporada. O que foi que fez com que Bellamy fosse escolhida para esse papel?

"Descobrimos que havia uma abertura nela, uma inteligência e uma doçura, e uma química entre ela e Ed McVey, que interpreta o príncipe William", disse Robert Sterne, o diretor de elenco de "The Crown". "Você queria embarcar na jornada com Meg. Você queria que ela contasse a história para você."

FAZENDO JUSTIÇA A KATE

Muito já foi dito sobre as semelhanças entre Bellamy e Middleton, além de suas características delicadas e suas cabeleiras castanhas e brilhantes. Como ambas foram criadas por famílias próximas no condado real de Berkshire (Bellamy, na verdade, nasceu em Leeds, em Yorkshire, e tem um leve sotaque do norte que ainda persiste em algumas de suas vogais). Como ambas eram extremamente esportivas na escola, com um amor particular pelo lacrosse (Bellamy, que disse ser acadêmica, também foi líder de turma, o que é semelhante a uma presidente de classe).

Mas ao contrário da princesa de Gales, que estudou história da arte na Universidade de St. Andrews, Bellamy não frequentou a universidade. Depois de se destacar em várias produções musicais escolares, incluindo Sandy em "Grease" e Scaramouche em "We Will Rock You", ela só queria atuar. Ela está ciente de que as pessoas esperam uma vida inteira por uma oportunidade como a dela, que veio meses depois de sair do ensino médio.

Antes das filmagens de seis meses, Bellamy passou meses se preparando para interpretar Middleton. Ela assistiu a documentários e leu recortes de jornais compilados por pesquisadores. Ela também trabalhou com treinadores de movimento e voz para aperfeiçoar sua atuação.

E levou para casa figurinos —um guarda-roupa nostálgico inspirado nos anos 2000, com jeans de cintura baixa e boca larga, tops peplum, cintos largos e botas de camurça com franjas até o joelho— para usar enquanto praticava suas falas. "Devo ter parecido louca", disse Bellamy. "Eu ficava vestida como ela, lendo um livro sobre ela e tentando falar como ela enquanto andava pela casa."

Ela observou que, embora haja infinitas imagens de Middleton depois que ela se juntou formalmente à família real em 2011, há pouco —além de algumas fotografias de paparazzi— de seu tempo em St. Andrews, onde ela primeiro fez amizade e depois se apaixonou pelo príncipe William.

"Sua primeira entrevista para a imprensa foi quando ela ficou noiva aos 29 anos, então ela era um pouco como uma tela em branco", disse Bellamy. "Passei muito tempo pensando em como ela seria antes de saber para onde a vida a levaria e que William se tornaria seu marido. Espero ter feito justiça a Kate."

Ao mesmo tempo, ela acrescentou, foi bom remover a camada de complexidades que vêm com ser uma pessoa real e apenas interpretá-la como uma garota que está indo para a universidade e se apaixonando.

Quando fotos de Bellamy e McVey filmando em St. Andrews surgiram nesta primavera —e muitas vezes desde então— houve um intenso interesse online em sua vida privada e próximos passos na carreira (até agora, Bellamy ainda não anunciou seu próximo papel). Ultimamente, ela tem trabalhado com a estilista Felicity Kay para aprimorar sua imagem pública e construir uma marca para si mesma.

Ser lançada sob os holofotes deu a ela uma vaga noção de como deve ser ser uma pessoa real? "É algo em que tenho pensado, especialmente à medida que fizemos mais entrevistas antes do lançamento", disse ela. "Realmente não consigo imaginar o nível de pressão que os membros da realeza enfrentam no dia a dia. Quero dizer, até o mês passado, eu nunca tinha ido a Hollywood. Então, eu não só estava lá, mas também em um tapete vermelho com pessoas gritando meu nome."

Ela acrescentou: "Mas continuo me dizendo que isso é algo com que sempre sonhei. Você tem que lembrar que, antes de tudo isso, eu usava uniforme escolar e só podia comprar roupas de marcas populares como Primark".

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem