Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Cinema e Séries
Descrição de chapéu Filmes Festival de Cannes

Por que Cate Blanchett foi descalça a uma festa no Festival de Cannes e o que isso significa

Atriz protestava contra saltos altos obrigatórios no evento; Jennifer Lawrence e Isabelle Huppert aderiram ao movimento

Cate Blanchett, no tapete vermelho de Cannes, antes da sessão de "The New Boy" - CHRISTOPHE SIMON - 19.mai.2023/AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Oficialmente, a "missão" de Cate Blanchett no Festival de Cannes era promover "The New Boy", filme de Warwick Thornton no qual ela interpreta uma freira na Austrália durante a guerra. Mas dela -adepta de aparições provocativas nos muitos red carpets da vida-, sempre pode se esperar algo que vá bem além do que consta no cronograma. E não foi diferente desta vez.

Para sua primeira estreia, Blanchett optou por um um vestido monocromático de capa com enfeites de prata Louis Vuitton. Linda, elegante, e dentro do que se espera de uma celebridade do seu naipe.

O grande lance veio depois, numa festa oficial do evento. Aí Cate foi mais Cate do que nunca. Ela vestiu um macacão de veludo Giorgio Armani e um casaco rosa que ia até o chão, mas o que chamou atenção mesmo foi o que ela NÃO vestiu. Blanchett, presidente do júri do Festival de Veneza em 2020, e indicada ao Oscar deste ano por sua atuação em "Tár", estava descalça.

Enquanto premiava a atriz franco-iraniana Zahra Amir Ebrahimi, no The Majestic Cannes, Cate tirou as sandálias de forma indiscreta, afrontosa até. "Vou tirar meus saltos, em homenagem às mulheres do Irã", disse ela à multidão, antes de brincar que a estatueta pontiaguda de Ebrahimi era "para esfaquear todos que se interpõem no caminho dos direitos das mulheres".

A atitude de Cate demonstrou ser um protesto contra -entre outras obrigações que só as mulheres têm- o dress code de Cannes, que impõe as desconfortáveis sandálias de salto alto nos eventos oficiais. Atrizes como a norte-americana Jennifer Lawrence, estrela de "Jogos Vorazes" e "Passageiros", e a francesa Isabelle Huppert (de "Elle"), aderiram ao movimento lançado por Blanchett e foram vistas de chinelo e sem os sapatos em outros eventos na Croisette.

Cate, é bom que se diga, não inventou a roda. Com seu gesto, ela fortaleceu a onda contra o machismo -é disso que se trata, fez questão de enfatizar a atriz- nos eventos mais glamourosos do show business. Em 2018, Kristen Stewart tirou seus sapatos Christian Louboutin no meio do tapete vermelho. "Se você não está pedindo para os caras usarem salto alto e vestido, você também não pode me pedir", declarou ela.

A mesma atitude foi tomada por Julia Roberts, em 2016, um ano depois de relatos de que o festival teria recusado a exibição de um grupo de mulheres pelo simples fato de que elas usavam prosaicas sapatilhas. A discussão parece que ainda vai render.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem