Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Cinema e Séries
Descrição de chapéu The New York Times Filmes

Nos 20 anos de 'Sexta-Feira Muito Louca', Jamie Lee Curtis e Lindsay Lohan falam de continuação

Atrizes continuaram em contato após viverem mãe e filha na comédia, que faz sucesso até hoje

Jamie Lee Curtis e Lindsay Lohan no filme 'Sexta-Feira Muito Louca' - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nadine Zylberberg
The New York Times

Já se passaram 20 anos desde que Jamie Lee Curtis e Lindsay Lohan, nos papéis de uma mãe e uma filha que vivem em constante conflito, trocaram magicamente de corpos em "Sexta-Feira Muito Louca", da Disney, na refilmagem dirigida por Mark Waters de um filme lançado originalmente em 1976. Antes que o equilíbrio seja restaurado, as duas são forçadas a ver o mundo através dos olhos uma da outra, enquanto se envolvem nos preparativos para um casamento e nos dramas do ensino secundário.

A versão do filme estrelada por elas impressionou a Geração Milênio, que cresceu com uma dieta constante de filmes de Lohan, e imagens de cabelos com mechas descoloridas e unhas com esmalte lascado.

Agora, as duas filhas de Curtis estão casadas e Lohan está grávida de seu primeiro filho, mas as atrizes mantiveram contato ao longo dos anos. Em ligações separadas —Curtis de Los Angeles e Lohan de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos— elas discutiram a experiência transformadora de "Sexta-Feira Muito Louca" e o que significaria revisitar seus personagens hoje. O que não é assim tão improvável: a Disney confirmou que uma continuação estava em desenvolvimento, com roteiro a cargo de Elyse Hollander, e Curtis e Lohan em negociações para retomar seus papéis.

Abaixo, trechos editados de nossas conversas.

Jamie, depois de ganhar o Oscar por "Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo", o que foi memorável ao revisitar esse papel?
Curtis: Trabalho em filmes de gênero há muito tempo, mas a única vez na minha vida em que alguém mencionou que eu merecia um Oscar foi na crítica do New York Times sobre "Sexta-Feira Muito Louca". Para uma garota acostumada a fazer filmes de terror e comédias adolescentes, aquilo foi chocante. Agora, todos esses anos mais tarde, aquela pessoinha magra e dourada mora em minha casa.
Lohan: Quando você trabalha com atores tão bons, isso realmente afeta seu desempenho. Você imediatamente começa a trabalhar melhor por causa das pessoas com quem contracena.

Vamos voltar a 2003. O que esse filme significou naquele momento de suas carreiras?
Lohan: Quando eu tinha 11 anos de idade, "Operação Cupido" [1998] parecia um trabalho grande demais para mim. Eu me joguei em tudo: sotaques, telas verdes, interpretar duas pessoas. Depois disso, me senti confortável. "Sexta-Feira Muito Louca" foi diferente porque eu estava passando por todas as fases de uma garota de 16 anos [mas interpretando uma personagem que era um ano mais nova]. Aquela era a época de Avril Lavigne e do punk, e eu queria vivenciar tudo. Fizemos mechas brancas no meu cabelo. Transformei a vida da [colorista] Tracy Cunningham em um inferno, porque peguei meu belo cabelo ruivo e o descolori.
Curtis: Eu estava no meio de uma excursão, divulgando um livro, quando meu agente ligou. Uma atriz estava envolvida no filme e optou por não participar; eu fui escolhida para substitui-la. Li o roteiro na sexta-feira, voei para casa no sábado, pintei o cabelo de vermelho no domingo e estava trabalhando na segunda-feira —com uma menina de 15 anos e outra de cinco anos em casa, e fazendo o papel de uma menina de 15 anos no estúdio.
Se eu tivesse tido todo o tempo do mundo para me preparar, acho que não teria me saído tão bem. Eu precisava só estar em meu corpo. Também fazia pouco tempo que estava sóbria, e pude desfrutar da comunidade do mundo do trabalho cinematográfico. Isso foi muito importante para mim.

Quando vocês se conheceram?
Curtis:
Nós fomos apresentadas em um escritório, fizemos a leitura e o jogo começou em grande estilo. Tive de abrir mão de todos os mecanismos de controle e deixar tudo fluir. Lindsay era tão fluida quanto eu. Se você assistir a "Operação Cupido", verá que ela tem uma facilidade como atriz que é realmente impressionante. Foi um grande trabalho. Foi uma grande produção. E nosso relacionamento foi muito fácil.
Lohan: Jamie chegou, e sua personalidade era tão contagiante que ela deu o tom para o dia todo. Ela imediatamente me colocou sob sua proteção. Eu estava muito nervosa porque daria meu primeiro beijo diante das câmeras, e ela conversou comigo em meu trailer e transformou a coisa em um momento engraçado, para que eu não me estressasse.

Como vocês conseguiram entrar em seus personagens depois da troca de corpos?
Curtis:
No primeiro dia, filmamos a cena em que chegamos à escola. Eu sou a adolescente e estou completamente desconcertada porque aquele cara gostoso [interpretado por Chad Michael Murray] está passando por ali. Meu corpo fica paralisado. Mark veio até mim no dia seguinte e disse: "Meu editor está questionando se a sua atuação não está exagerada demais". Olhei para ele e disse: "Tudo que tenho para me orientar aqui é o meu instinto. Se você não gostar do que estou fazendo, me demita. Vou me arrepender de ter pintado meu cabelo de vermelho e, fora isso, vai estar tudo certo. Mas, quanto ao trabalho, é assim que vou fazer". Anos depois, eu estava no Aero Theatre [em Santa Monica] e o editor, que estava sentado à nossa frente, disse: "A propósito, eu estava muito errado".
Lohan: Uma coisa importante foi diminuir a velocidade da minha fala. Eu pedia a Jamie: "Me avise se eu estiver falando rápido demais". E ela dizia: "Será que preciso usar mais gírias?". Estávamos tentando descobrir o caminho a cada dia.

O que vocês lembram sobre o trabalho conjunto?
Curtis: Minha lembrança mais forte é a cena em que nós duas estamos no carro comendo batatas fritas. Agora, se eu receber uma mensagem de texto do nada, "Ei, Jamie, é a Linds", eu respondo: "Prove. Qual era a música com a qual estávamos tentando aprender a fazer um rap durante ‘Sexta-Feira Muito Louca’?". E só se a resposta for "Like I Love You", de Justin Timberlake, vou saber que a mensagem é de Lindsay Lohan.
Lohan: Agora que você contou a todos, não podemos mais fazer isso. Lembro-me de que queríamos batatas fritas frescas, e ela ficava pegando todas as boas.
Curtis: Ficamos isoladas por três horas, juntas, sentadas em um carro ouvindo música.
Lohan: Acho que, se você colocasse a música para tocar, eu a reconheceria imediatamente.

Jamie, você é mãe. Lindsay, você está prestes a ser mãe. O que esse filme lhes ensinou sobre maternidade?
Lohan: A ter mais paciência. Você precisa deixar as crianças livres para explorar e viver da maneira que precisam viver —com limites. Eu ainda não cheguei lá. Estou chegando lá. Em um ano, fale comigo e me pergunte. E depois repita a pergunta daqui a 16 anos.
Curtis: Não seja exigente demais, abra os ouvidos, ouça mais. Além disso, como pais, costumamos julgar o tempo todo: sapatos, roupas, alimentos. Tudo isso é pensamento futuro. Minha lição de "Sexta-Feira Muito Louca" foi saber estar onde meus pés estão.

Esse filme se provou duradouro, nas duas últimas décadas. O que vocês acham de uma continuação?
Curtis:
Quando eu estava rodando pelo mundo para divulgar "Halloween Ends - O Acerto de Contas Final", as pessoas sempre perguntavam se haveria outro "Sexta-Feira Muito Louca". Alguma coisa naquele filme realmente tocou as pessoas. Quando voltei, liguei para meus amigos na Disney e disse: "Parece que há um filme a ser feito".
Lohan: Jamie e eu estamos abertas a isso, mas estamos deixando as decisões nas mãos dos responsáveis. Só faríamos algo que as pessoas absolutamente adorassem.

Tradução de Paulo Migliacci

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem