Cinema e Séries
Descrição de chapéu Cinema

Destaque em 'Noturnos', Ícaro Silva diz que 'ser preto no Brasil é uma história de terror'

Ator e Marjorie Estiano estrelam série inspirada em poemas de Vinicius de Moraes

Mulher branca de biquini vermelho em meio às lápides de um cemitério

Marjorie Estiano em cena da série 'Noturnos', produção de A Fábrica para o Canal Brasil Divulgação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma tempestade inunda a cidade. Sem poder sair da sede do teatro onde ensaiam uma nova peça, atores da Noturna Companhia de Teatro se reúnem no centro do palco e começam a contar histórias de terror. Por meio dessas experiências, viajam por diferentes lugares: uma casa às margens do rio Negro, no Amazonas; o canteiro de obras de um prédio que está prestes a desabar; uma praia frequentada por uma misteriosa mulher que nunca tira os óculos de sol e sempre usa um maiô vermelho; entre outros locais.

São nestes cenários que se desenvolvem os seis episódios de "Noturnos", produção do Canal Brasil com A Fábrica, que estreou recentemente e pode ser vista também no Globoplay –é preciso ter uma assinatura que inclui canais Globo ao vivo. É a terceira série brasileira que figura entre o terror e o suspense lançada no último mês no país –as outras duas são "Bom Dia, Verônica" (Netflix), e "Desalma" (Globoplay).

"Noturnos" têm um diferencial. Ainda que exista um fio condutor ao longo de toda a narrativa, os seis capítulos mostram tramas independentes –todas elas adaptadas livremente de contos e poemas de um lado menos conhecido e mais sombrio de Vinicius de Moraes (1913-1980).

Marjorie Estiano, 38, deixa de lado o jaleco da doutora Carolina, de "Sob Pressão", para ser a estrela do quarto capítulo da obra, "A Mulher na Sombra", uma espécie de lado B da famosa e solar "Garota de Ipanema". Para a atriz, a série flerta com o momento atual da pandemia ao provocar reflexões "a partir dos nossos medos, do que a gente não conhece, do aprisionamento, do terror que está fora ou está dentro". O episódio é adaptado dos textos "Conto Carioca" e "Conto Rápido".

"É uma tragédia [a pandemia] e é uma oportunidade de a gente reavaliar mesmo esses medos [...] Quando ficamos assim vulnerável, eles afloram. Coisas que não víamos antes se apresentam, e a gente tem que descobrir como lidar com isso. É um exercício para a vida", diz.

Para Renato Fagundes, um dos criadores de "Noturnos", produções de terror são alegorias que permitem abordar assuntos "atemporais e universais". "Estamos lidando com medos que vão além da morte, que são medos de deixar de ser humano, de deixar de ver o outro como humano."

A série ganhou uma roupagem contemporânea e toca em temas que estão em pauta como racismo, feminicídio, luta de classes, entre outros. O episódio estrelado por Marjorie, por exemplo, pode suscitar reflexões sobre a violência contra as mulheres, ainda que a atriz tenha dito não ter elaborado a sua personagem pensando especificamente sobre esse assunto.

"Todos os episódios de 'Noturnos' têm muitas possibilidades de reflexão [...] Penso que o feminicídio é um dos grandes horrores que a gente vive, especialmente aqui no Brasil, e trazer isso como discussão em qualquer situação é sempre uma possibilidade de avançar para tirar esse véu desse horror e poder transformar", afirma a atriz.

O HORROR É AQUI

O ator Ícaro Silva, 33, que faz parte do elenco fixo como Marcus, diz que seu personagem destaca a linha tênue que separa a realidade da ficção. "Eles estão naquele teatro, vivendo várias histórias em uma só noite. Fico pensando que nessa pandemia é como se a gente tivesse há muitas noites vivendo uma única história".

Para ele, a realidade do Brasil é de horror, e "Noturnos" é uma forma de também se refletir sobre isso. "Vivemos a estrutura da violência diariamente. Ser preto no Brasil é uma história de terror, ser travesti é uma história de terror, ser mulher é uma história de terror, quantas histórias de terror a gente vive?", indaga.

Além do ator e de Marjorie Estiano também estão na série Andrea Marquee, Rafael Losso, Vaneza Oliveira, Bernardo de Assis, Larissa Siqueira, Rogério Brito, Eduardo Gomes, Edgar Castro, Bruno Bellarmino e Gilda Nomacce. A direção-geral é de Marco Dutra e Cateano Gotardo, criadores da produção ao lado de Renato Fagundes.

Para Fagundes, aliás, a série é uma boa oportunidade de popularizar a obra de Vinicius de Moraes. Por outro lado, Dutra destaca que o contrário também acontece. "Pessoas que, a princípio, tem uma resistência ao gênero [terror], mas se interessam por Vinicius e pela poesia, possam olhar para a série. É uma reunião de mundos interessantes", finaliza.

'Noturnos'

  • Quando Quartas, às 22h
  • Onde Canal Brasil (todos os episódios estão disponíveis na plataforma de streaming Globoplay + Canais Globo)
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem