Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Cinema e Séries
Descrição de chapéu The New York Times

Artista conta como criou dentes falsos para Rami Malek se transformar em Freddie Mercury

Prótese do tamanho real ficou grande demais para o rosto do ator

O ator Rami Malek como Freddie Mercury em "Bohemian Rhapsody" - Reprodução/Instagram
 
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

The New York Times

Se você acha que os dentes que o ator Rami Malek usa no filme "Bohemian Rhapsody" são enormes, considere o seguinte: poderiam ter sido maiores.  As próteses dentárias gigantes usada pelo ator para interpretar Freddie Mercury foram feitas em tamanhos diferentes, entre os quais um conjunto que tinha o tamanho real dos dentes do cantor, mas que era grande demais para o rosto de Malek.

Essas e outras histórias mordazes surgem em uma entrevista com Chris Lyons, o extraordinário fabricante de próteses cênicas da companhia britânica Fangs FX. Ele produz dentes para filmes e programas de TV há décadas, e trabalhou em centenas de filmes, criando dentaduras memoráveis para astros como Tilda Swinton, Meryl Streep e Johnny Depp. Ele criou até dentes dourados para um dobermann em um vídeo de Kanye West.

Embora o trabalho de Lyons, 55, em geral seja coadjuvante nas produções de que ele participa, ganhou papel central na nova cinebiografia sobre o Queen. Os colegas de banda de Mercury eram céticos quanto à capacidade dele para ser o líder da banda, por conta dos dentes protuberantes, mas Mercury rebateu que ter quatro dentes a mais era um benefício musical.

Abaixo, Lyons, que produziu os dentes descoloridos usados por Malek em "Papillon", um drama sobre a vida de um prisioneiro, fala sobre criar uma réplica em ouro da prótese dos dentes de Freddie Mercury, sua participação nos filmes recentes da série "Star Wars" e a criação de uma versão expandida da boca de Björk.

NYT - Como os dentes funcionam para dar à boca de Remi Malek a forma que ela tem no filme?
Chris Lyons - São dentes grandes, e um pouco tortos, com um ligeiro ângulo de inclinação para a frente. Quando são instalados na boca de Remi, empurram seu lábio para a frente e lhe dão uma sobremordida que torna sua boca mais parecida com a boca de Freddie. Freddie era muito acanhado quanto aos seus dentes, e muitas vezes usava os lábios para escondê-los; Rami gostou disso, porque tinha de trabalhar para esconder os dentes, como Freddie fazia.

Do que eles são feitos?
Basicamente, acrílico ortodôntico. Se sua avó usa uma dentadura, a tira e guarda em um copo na mesa de cabeceira, é algo parecido. Mas cada dente foi feito à mão, em camadas, para chegar à cor certa e se encaixar na boca de Remi. Não usamos peças pré-moldadas.

E como o encaixe é feito?
Não usamos fixador. Eles são só encaixados por sobre seus dentes, atrás de seu lábio. É só. Porque se você recobre a parte dos dentes usada para morder, isso afeta a maneira pela qual a pessoa fala, e ela não conseguirá fechar a boca. Rami conseguia fechar a boca totalmente, porque minhas próteses não faziam isso. Eram só encaixadas, e podiam ser colocadas e tiradas em segundos. Fizemos peças de tamanho variável, entre as quais um conjunto com o tamanho dos dentes de Freddie. No primeiro grande teste, quando apresentamos a prótese a Bryan Singer [o diretor], percebemos que se usássemos os dentes de tamanho real, eles seriam grandes demais para Rami por causa do tamanho de seu rosto. Reduzimos a escala para enquadrar a peça ao rosto e traços de Rami.

Os dentes para este filme eram grandes, mas você produziu dentaduras de muitos tamanhos em sua carreira.
Produzimos dentes de apenas 0,1 milímetro, ou presas com 2,5 centímetros de espessura. E fizemos dentes de ouro. Rami me pediu que fizesse um conjunto de dentes de Freddie em ouro, para ele. Eu criei um pequeno suporte para a peça. Ele queria guardar uma cópia em casa, porque afinal esse não é um personagem que alguém vá interpretar muitas vezes.

Qual seria o uso de dentes muito finos?
Se o ator interpreta um personagem que vive na selva, ou é morador de rua ou coisa assim, a higiene bucal do personagem seria ruim. Assim, em lugar de pintar os dentes, o que pode prejudicar a continuidade, nós usamos material fino, o pintamos e encaixamos por sobre os dentes reais, e de repente os dentes estão descoloridos. Quando trabalhamos  com Tilda Swinton em "Suspiria", foi o que ela usou. Ela é uma das minhas clientes regulares.

Que dentes você produziu e nós podemos não ter percebido?
Fiz todos os novos "Stars Wars" e seus derivativos, mas não percebi nenhum dos nossos conjuntos de dentes em um desses filmes, até agora.

Fale de um de seus trabalhos mais difíceis.
Para Tim Roth, no filme "Youth Without Youth". A cena seria em um hospital, e o médico colocaria o dedo na boca dele. E a produção queria que todos os dentes estivessem frouxos, bambos. Demorei dois meses para descobrir como fazê-lo. Devemos ter feito quatro ou cinco peças diferentes antes de ficarmos satisfeitos com aquela que apresentamos. Mal acreditei que tenha funcionado, no filme.

E uma tarefa mais inventiva?
izemos dentes 30 vezes maiores que os reais para um vídeo musical de Björk, "Mouth Mantra". Eles queriam colocar uma câmera dentro de sua boca, como se estivessem filmando de dentro para fora. Por isso, tomamos os dentes dela como base, e suas gengivas, o topo e piso de sua boca. Recebi um molde de sua boca. Ampliamos a peça digitalmente, e depois a replicamos para obter cores iguais às de seus dentes e gengivas.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem