Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Cinema e Séries

Sequência da animação 'Detona Ralph' é acusada de branquear única princesa negra da Disney

Atriz que dá voz a Tiana diz que estúdio vai redesenhar personagem

Princesa Tiana em imagem criticada da sequência de "Detona Ralph"
Princesa Tiana em imagem criticada da sequência de "Detona Ralph" - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

AFP

​O suposto branqueamento da única princesa negra da Disney em seu mais recente filme provocou polêmica nas redes sociais, a ponto de levar o estúdio a redesenhá-la.

Tiana, de “A Princesa e o Sapo”, tem uma pequena participação em “WiFi Ralph: Quebrando a Internet”, a sequência de “Detona Ralph”, no qual o simpático vilão de videogame descobre a internet e tenta se tornar viral para juntar dinheiro e comprar uma peça para o jogo de sua melhor amiga, Vanellope von Schweetz.

Mas se tornar viral pode ser um sonho, ou um pesadelo.

Dois meses antes de sua estreia nos Estados Unidos, em 21 de novembro, as redes sociais explodiram após o estúdio divulgar por meio de suas contas imagens de uma cena do filme: o encontro de Vanellope com as princesas da Disney.

Na imagem estavam todas elas: de Branca de Neve a Ariel, passando por Jasmine, Pocahontas, Moana e Tiana, que em uma primeira tomada —usando seu vestido de baile— aparece com sua pele negra.

Tiana no primeiro trailer de "Wifi Ralph"
Tiana no primeiro trailer de "Wifi Ralph" - Reprodução

Mas depois, em uma festa do pijama, aparece com um tom de pele mais claro e um cabelo “ao natural”, que muitas mulheres negras consideraram nada realista.

Anika Noni Rose, que deu voz a Tiana em 2009 e em “WiFi Ralph”, ficou surpresa. “Estava muito diferente, com a pele mais clara e traços mais finos”, escreveu esta semana no Instagram a atriz americana, vencedora do prêmio Tony. “Fiquei tão surpresa quanto os fãs”.

“Ligamos para o estúdio para falar destas mudanças visuais e, três semanas depois, tive uma reunião pessoalmente com a equipe de 'Detona Ralph’, meu animador original Mark Henn e outros” para mudar a animação.

Brandi Collins-Dexter, diretora da ONG “Color of Change” —que lançou uma campanha contra o “branqueamento” da personagem— disse à AFP que a Disney “irá redesenhar” a personagem como “uma orgulhosa princesa negra com os lábios carnudos e a pele e os cabelos escuros”, mostrando “o seu compromisso em abordar as preocupações dos membros da ‘Color Of Change’ e da comunidade negra”.

O estúdio, por sua vez, não fez comentários.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem