Carnaval

Das grifes de luxo para folia, febre neon inspira famosas e domina adereços de Carnaval

Cores 'flúor' foram apostas de marcas como Prada e Gucci no fim do ano passado

Colar havaiano sem marca (R$ 7,00 na Festas e Fantasias)

Colar havaiano em tons neon Sarah Resende/Folhapress

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os unicórnios, os flamingos e as sereias de cores suaves e tons pastéis, sucesso nos últimos carnavais de uns anos pra cá, continuam lá —e em abundância. Para a folia de 2019, que começa oficialmente nesta semana, entretanto, essa trupe tem dividido o espaço das prateleiras de lojas temáticas com acessórios em cores fortes e chamativas em tons neon. 

Tendência dos anos 1998 e 1990 usada pelos clubbers, as cores vibrantes voltaram a aparecer nas passarelas pelo mundo em meados de 2018 —Prada, Gucci, Miu Miu e Moschino foram algumas das grifes de luxo que apostaram na paleta viva. 

No Brasil, a febre neon também começou a pipocar no fim do ano passado, com o início do verão no hemisfério sul —em dezembro, a apresentadora Giovanna Ewbank, por exemplo, usou um conjunto de cropped e saia laranja neon na gravação de seu programa da GNT, o No Paraíso. 

Mas a moda “caneta marca texto” acendeu de vez agora, às vésperas do Carnaval. Lojas e marcas têm apostado nas cores em peças únicas, como bodies e vestidos, ou avulsas, caso de tops, saias, e shorts, entre outras, e em acessórios. As famosas também continuam impulsionando a tendência: recentemente, um biquíni rosa neon foi a escolha da cantora Anitta para gravar seu mais novo clipe, o "Bola Rebola", filmado em Salvador (BA) e uma das promessas de hit de verão. 

É que o período de festa desta época do ano é mesmo propício para fazer com que a moda flúor caia no gosto popular. “No Carnaval as pessoas estão com a autoestima elevada e extravasam, colocam os ‘bichos’ para fora. É uma data para brincar, ousar com as cores, os fetiches”, opina o estilista e consultor de estilo Rapha Mendonça. 

 

Na hora de pular e curtir a folia, não há regras. Vale misturar cores, abusar de acessórios ou até se vestir por completo de um único tom vivo. Mas a pegada extravagante, entretanto, pede equilíbrio na composição de looks em ambientes e ocasiões não tão formais. Daí, é possível dosar a produção com peças mais neutras, como o preto e o branco. 

“No dia a dia sugiro dar uma equilibrada: usar um top neon e uma calça preta ou um look monocromático e arrasar em uma bolsa pink fluor neon. Dá pra ousar e brincar bastante com esta tendência”, afirma Mendonça, que costuma vestir celebridade como a cantora e atriz Cleo. 

O neon também está presente em maquiagens para rosto e corpo, em esmaltes e até em tinturas de cabelo temporárias —ou mechas e perucas para quem não quer saber de química. Nos acessórios, vale investir em chapéus, colares havaianos, viseiras e meia-calça arrastão. 

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem