Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades

Luana Andrade morreu após complicações em lipoaspiração nos joelhos e nas coxas

Assessoria da influenciadora confirma locais do procedimento; especialistas recomendam cirurgia em casos de lipedema

Luana Andrade morreu em hospital em São Paulo na última terça-feira (7) após complicações em lipoaspiração nos joelhos e nas coxas - @luandradel no Instagram
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A morte da influenciadora Luana Andrade, na última terça-feira (7), pegou muitos de surpresa. Complicações de uma cirurgia de lipoaspiração nas coxas e nos joelhos foram causa da morte da assistente de palco do Domingo Legal (SBT), de 29 anos.

A assessoria de Luana confirmou ao F5 que a cirurgia foi realizada nestes dois membros inferiores, na última segunda-feira (6), no Hospital São Luiz, unidade Itaim, São Paulo. O procedimento "foi realizado por cirurgião e anestesista particulares contratados pela família", disse a nota divulgada à imprensa.

Após aproximadamente duas horas e meia de cirurgia, Luana apresentou complicações que levaram à perda dos batimentos cardíacos: "A paciente apresentou intercorrência abrupta respiratória e teve uma parada cardíaca, sendo imediatamente reanimada pela equipe". "Mesmo com todos os esforços da equipe, ela evoluiu desfavoravelmente e morreu por volta de 5h30", concluiu o comunicado.

Segundo o médico cirurgião-geral e gestor de saúde Pedro Archer, a lipoaspiração é recomendada a pessoas que tenham grande quantidade de gordura que, mesmo com a prática de exercícios físicos, não consegue ser eliminada, algo conhecido como lipedema.

O cirurgião vascular especialista em lipedema Alexandre Amato disse à Folha que o procedimento vêm sendo usado erroneamente como opção estética. "Em fases iniciais não precisa. Estou vendo influenciadores falando que estão operando pelo lipedema e acabam influenciando pessoas que acham que a cirurgia é a única solução".

Luana praticava exercícios regularmente e sua última postagem no Instagram foi uma foto na qual usava roupas esportivas em academia de São Paulo. "Meu lugar preferido", escreveu ela. Pedro Archer opinou ao F5 que a influenciadora não seria indicada à cirurgia: "Atividade física com acompanhamento personalizado poderia funcionar".

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem