Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades

Lula homenageia Zé Celso: 'Buscou inovação e renovação'

Presidente lamenta morte de diretor; veja repercussão entre políticos

Presidente Lula lamenta morte de diretor de teatro Zé Celso - AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) homenageou o diretor de teatro Zé Celso, fundador do Teatro Oficina, por onde diversos artistas começaram a carreira. Morto nesta quinta-feira (6), aos 86 anos, em decorrência de complicações de um incêndio que atingiu seu apartamento no bairro Paraíso, zona sul da capital paulista.

"O Brasil se despede hoje de um dos maiores nomes da história do teatro brasileiro, um dos seus mais criativos artistas. José Celso Martinez Correa, ou Zé Celso, como sempre foi chamado carinhosamente, foi por toda a sua vida um artista que buscou a inovação e a renovação do teatro", escreveu.

O mandatário ainda salientou que o dramaturgo sempre defendeu a democracia brasileira e que enfrentou a ditadura com criatividade.

"Deixa um imenso legado para a cultura nacional. Meus sentimentos aos seus familiares, alunos e admiradores. A trajetória de José Celso Martinez marcou a história das artes no Brasil e não será esquecida."

Eduardo Suplicy, deputado estadual em São Paulo e amigo de longa data do dramaturgo, afirmou que vai seguir em defesa do Teatro Oficina, que passa por uma batalha com Silvio Santos. "Em homenagem a ele, vou seguir lutando pela criação do Parque do Rio Bixiga e do Teatro. Somos amigos da vida inteira e estivemos juntos em peça."

Geraldo Alckmin, vice-presidente, classificou o diretor como irreverente e provocativo, e que teve uma história rica, tanto pessoal quanto profissional. "Zé Celso tornou o Teatro Oficina um patrimônio da cultura brasileira e um celeiro de talentos para nossos palcos. Que seu legado continue a inspirar as próximas gerações de homens e mulheres que se dedicam às artes cênicas em nosso país."

Fernando Haddad, ministro da Fazenda, afirma que a morte do cineasta significa também a morte do sentimento de ousadia e coragem do teatro brasileiro.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD) também lamentou a morte de um dos maiores expoentes do tropicalismo brasileiro. "Inquieto, criativo, produtor compulsivo e pensador das grandes questões nacionais, Zé Celso deu sentido à arte teatral brasileira. Deixo aqui meu profundo sentimento de pesar e minhas condolências à família, amigos e sua legião de admiradores."

"Legado de Zé Celso está eternizado no Teatro Oficina, um verdadeiro tesouro cultural de São Paulo, deixando sua marca nas gerações por meio de suas peças revolucionárias", escreveu Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem