Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades

Chef fala sobre críticas de Lula à comida no Itamaraty: 'Não ouvi ele falar isso, foi mais difícil que prova do MasterChef'

Vencedora do reality comenta sobre o menu e o quanto o jantar foi elogiado por outros políticos

A chef Elisa Fernandes comanda a cozinha do Clos Wine Bar e Bistrô, na Vila Madalena
A chef Elisa Fernandes comanda a cozinha do Clos Wine Bar e Bistrô, na Vila Madalena, e cozinhou no Itamaraty - Liriade/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A chef Elisa Fernandes diz acreditar que houve uma avaliação exagerada sobre os comentários de Lula sobre os jantares no Itamaraty. O presidente afirmou, nesta terça-feira (27), que as refeições oferecidas em palácios por governos locais "não são lá essas coisas". A declaração vem um dia após a recepção ao presidente argentino, Alberto Fernández, quando as comidas foram elaboradas e preparadas por Elisa, vencedora da primeira edição do reality show Masterchef Brasil.

Em entrevista ao F5, ela afirma que a opinião do presidente não foi para ela. "Não é questão de bom ou ruim, eu não ouvi ele dizer isso sobre a minha comida, e fiquei feliz de ser elogiada. Eu escolhi rabada no prato principal, porque sei que ele [Lula] gosta", explica a chef, que é dona de um restaurante há três anos em São Paulo.

Sobre as porções -outro ponto criticado por Lula-, Elisa afirma que sua equipe foi "generosa", ainda mais com a "apresentação empratada", que requer cuidados extras. Outros representantes políticos, inclusive, procuraram a chef para elogia-la após o encerramento do jantar. "A Marta Suplicy, o Geraldo Alckmin, o Mauro Vieira [ministro das Relações Exteriores] vieram me agradecer, a própria Marina Silva teve um menu específico só para ela, todos gostaram."

O cardápio, de acordo com a vencedora do reality culinário da Band, buscava aliar um "empratamento legal com simplicidade". "Era tudo leve e, ao mesmo tempo, generoso. Era um dia fresco em Brasília e as porções foram boas. Aliamos o que era esperado de formal e com um toque de Brasil".

Na listagem de pratos, o evento começou com canapés, que eram carpaccios com maionese de ancienne,
tartare de banana da terra e bolinho de peixe frito, além de Amuse bouche e caldo de mandioca com leite de coco. A entrada era composta por salada de camarão grelhado com pupunha, abobrinha e chuchu marinados na laranja com castanha de caju.

O menu seguia, como prato principal, uma canjiquinha com rabada e couve manteiga, que era encerrada com um gateau de goiabada, crocante de castanha do Pará e calda de queijo branco de sobremesa.

Segundo Elisa, o convite partiu de uma ideia da primeira-dama Janja Silva de trazer jovens chefs para mostrarem seus trabalhos em jantares no Itamaraty. "Com toda a expectativa que tinha, foi mais difícil que uma prova do Masterchef", diverte-se ela.

Em nota, a Secretaria de Imprensa da Presidência informou que as críticas de Lula não se referiam ao trabalho de Elisa Fernandes, "que agradou bastante o mandatário ao servir uma rabada durante a recepção ao presidente argentino". "Os convites a chefs brasileiros, recentemente, como no caso de Elisa Fernandes, se dão justamente para atender as críticas do presidente Lula, que quer oferecer mais opções de gastronomia brasileira aos convidados internacionais", pontua o texto oficial.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem