Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades

Príncipe Harry pede até US$ 560 mil em processo por escuta telefônica

Grupo de jornais, que está sendo processado por outras 100 pessoas, diz que não há provas de acusações

Príncipe Harry, na entrada de audiência na corte britânica, em junho deste ano - Toby Melville - 7.jun.2023/REUTERS
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Reuters

O príncipe britânico Harry está buscando uma indenização de cerca de 440.000 libras (cerca de US$ 560.000) do Mirror Group Newspapers (MGN), segundo documentos judiciais divulgados nesta sexta-feira (30), revelados quando o julgamento do processo por escuta telefônica se aproxima do fim.

O príncipe e outras 100 pessoas estão processando o MGN, editora de Daily Mirror, Sunday Mirror e Sunday People, na Alta Corte de Londres, por alegações de grampeamento de telefone e coleta ilegal de informações entre 1991 e 2011. Eles afirmam que editores sêniores e executivos do MGN sabiam e aprovavam o delito. O MGN, de propriedade da Reach, diz que não há provas para as acusações.

Harry diz que foi alvo do MGN por 15 anos a partir de 1996 e que mais de 140 matérias que apareceram em seus jornais foram resultado da coleta ilegal de informações, embora o julgamento -que termina na sexta-feira- esteja considerando apenas 33 delas.

O príncipe está buscando até 320.000 libras em indenizações por danos em relação às 33 matérias no caso de o tribunal decidir a favor de Harry em todas elas, de acordo com documentos judiciais que foram divulgados na sexta-feira.

Outro documento liberado pelos advogados dos requerentes mostra que o príncipe está buscando mais 120.000 libras por 61 episódios de supostas coletas ilegais de informações que teriam sido realizadas contra Harry e outros, incluindo sua mãe, a falecida princesa Diana.

O tribunal também pode considerar se Harry tem direito ao que é conhecido como danos agravados, que podem ser concedidos para compensar o requerente por sofrimento adicional causado pelas ações do réu.

O MGN argumenta que nenhuma das 33 matérias foi resultado da coleta ilegal de informações e que não há evidências de que o telefone de Harry foi grampeado. Algumas das informações pessoais sobre ele vieram de, ou com o consentimento de, assessores de alto escalão do Palácio de Buckingham. A editora argumenta que Harry não deve receber mais do que 37.000 libras, mesmo que ganhe em todas as 33 matérias, de acordo com os documentos divulgados na sexta-feira.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem