Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades
Descrição de chapéu dia das mães maternidade

Samara Felippo fala sobre dificuldades de ser mãe solo: 'É um game, só vai mudando de fases'

Para atriz, status não tem a ver com estado civil da mulher, mas com dedicação do parceiro

Samara Felippo com as filhas Alícia e Lara - @sfelippo no Instagram
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Filha, irmã e mãe, Samara Felippo, 44, encara a maternidade de forma prática e fala sobre ela sem papas na língua. "Ser mãe é um game. A gente só vai mudando de fases, você vai jogando e morrendo e sobrevivendo", compara em bate-papo com o F5.

"A gente morde a língua também, e faz coisas que disse que jamais faria", diz a carioca, que vai comemorar este Dia das Mães com as filhas Alícia, 14, e Lara, 10, frutos de seu relacionamento com o ex-jogador de basquete Leandrinho Barbosa. O casal ficou junto entre 2005 e 2013, mas hoje Samara cuida das meninas sozinha.

Ela esclarece que, para ela, mãe solo é aquela que é responsável pelos cuidados diários dos filhos, mesmo que essa mulher esteja em um relacionamento. "Uma frase que repito sempre é: mãe solo pode ser casada. E o termo é 'mãe solo', e não 'mãe solteira', porque minha maternidade não tem a ver com meu estado civil", afirma.

"Existem homens que saem para trabalhar, para crescer profissionalmente na carreira, e a mãe fica em casa sozinha com toda a demanda emocional, psicológica", explica. "Mas às vezes, essa mulher continua nessa relação por uma dependência financeira ou emocional."

Samara conta que abdicou de muitos sonhos para ser mãe, mas não se arrepende. Ela diz só achar injusto ainda existir o mito do "paizão", adjetivo usado —muitas vezes— para qualificar quem só faz o básico e, mesmo assim, recebe uma chuva de elogios.

"É obrigação chegar junto, não só financeiramente, mas emocionalmente", afirma. "Nós, mulheres, vestimos a camisa da 'heroína', quando, na verdade, estamos exaustas. Quando eu 'milito' nas minhas redes e digo 'eu amo minhas filhas, mas não gosto de ser mãe', eu não falo sobre as pessoas não terem filhos. Mas sobre as pessoas terem filhos com muita consciência", explica.

Cercada por uma rede de apoio, Samara conta com ajuda de familiares, amigos e da mãe, Lea Felippo, que é apaixonada pelas netas. "Uma mulher sem rede de apoio é exausta, sobrecarregada, histérica, dramática", diz.

"Me perguntam sempre como tive coragem de me separar com duas filhas. Mas foi quando eu consegui enxergar o que não queria mais para mim. E aí fui me apropriando de mim. Hoje, até com amizade, se está sendo toxico, se está me adoecendo, eu tiro da minha vida", conta. "Fomos ensinadas a sermos boazinhas, gentis. Eu vim de uma criação muito conservadora, pouco questionadora. Hoje, eu não guardo mais nada, coloco tudo para fora."

Com personalidade forte, a atriz diz ser um livro aberto e falar, fazer e vestir o que quer. Ela costuma debater com seus mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais sobre maternidade solo, sexualidade e política, entre outros temas. Aos "palpiteiros de plantão", afirma que não se incomoda com a opinião alheia.

"Eu faço 45 anos neste ano", lembra ela, que ainda é bastante lembrada pelo papel de Érica, que interpretou entre 1999 e 2002 em "Malhação" (Globo). Parte do público estranhou quando ela resolveu assumir as mechas brancas no cabelo. E sempre tem também quem critique quando ela publica alguma foto mais sensual nas redes sociais.

"Eu acredito que a mãe perfeita até existe, mas ela ainda não teve filho", dispara a atriz. "Essa ideia dessa mãe pura, casta, vem reverberar quando eu coloco a roupa que eu quero e sou julgada. E aí junta essa imagem que a sociedade idealiza, com o machismo estrutural —porque quando uma mulher se veste assim é 'vulgar', é 'promíscua'... Mas estamos caminhando a passos de formiga."

Samara Felippo fotografada por @manzanoalle - @sfelippo no Instagram

Para a psicanalista Val Marquesi, essa idealização da maternidade é realmente perigosa. Ela aconselha a não ficar se comparando com outras mães e avalia que, com isso, pode surgir (ou aumentar) uma sensação de não se achar merecedora ou suficiente como mãe: "As redes sociais podem trazer muitos prejuízos a saúde mental".

"É importante ler e estudar, mas o mais importante é que a mãe aprenda a se conectar com o filho", diz. "É ouvir experiências, mas buscar filtrar. Pois o que funciona para uma mãe, não funciona para outra. Acho que o pior para a mãe é a comparação. As redes são apenas um recorte bonito da vida da pessoa e não representa o todo. Então é cruel se comparar. Arrisco dizer que a comparação seja pior do que o excesso de informações."

A comparação, aliás, é um tema que Samara sempre tenta levar para suas redes. A atriz conta que recebe muitos desabafos e agradecimentos por meio de seus perfis. "Essa vontade de falar vem dessa rede de mulheres enorme. Recebo relatos de mulheres dizendo que não se sentem um monstro na maternidade, como: 'Obrigada, você tirou uma tonelada de dentro de mim', 'a gente é silenciada o tempo inteiro', 'você é muito real'."

Atrizes Carolinie Figueiredo e Samara Felippo em cena de peça. (Foto:@mulheresquenascemcomosfilhos na Instagram )

A atriz juntou esse turbilhão de sentimentos e desabafos, o que culminou no projeto da peça "Mulheres Que Nascem com os Filhos", que tem direção de Rita Elmôr e estará em cartaz no teatro MorumbiShopping (zona sul de São Paulo) nos dias 1º, 2, 3 e 4 de junho. Ao lado da amiga e atriz Carolinie Figueiredo, ela conta que ambas tinham o desejo de entender as transformação sofridas por elas após se tornarem mães.

"A gente idealiza o parto, a amamentação, a relação perfeita, a mãe perfeita que queremos ser. E é sobre isso que falamos na peça. Como lidar com a frustração quando as coisas dão errado e quando nos empoderamos dessa maternidade e dessa mulher que renasce depois dos filhos. São histórias reais e uma desromantização feroz", antecipa.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem