Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades
Descrição de chapéu Rita Lee

Lula homenageia Rita Lee em mensagem nas redes sociais: 'Jamais será esquecida'

Presidente afirma que cantora é um dos maiores nomes da música brasileira; ministros e deputados repercutem morte

Presidente Lula afirma que Rita Lee é um dos maiores nomes da música brasileira - Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou uma homenagem à Rita Lee nas redes sociais. O mandatário afirmou que a cantora foi um gênio da música brasileira e uma artista a frente de seu tempo. A artista morreu aos 75 anos na noite de segunda-feira (8). Ela foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e tratava a doença desde então.

"Rita Lee Jones é um dos maiores e mais geniais nomes da música brasileira. Cantora, compositora, atriz e multi-instrumentista. Uma artista a frente do seu tempo. Julgava inapropriado o título de rainha do rock, mas o apelido faz jus a sua trajetória. Rita ajudou a transformar a música brasileira com sua criatividade e ousadia. Não poupava nada nem ninguém com o seu humor e eloquência", escreveu.

"Enfrentou o machismo na vida e na música e inspirou gerações de mulheres no rock e na arte. Jamais será esquecida e deixa na música e em livros seu legado para milhões de fãs no mundo inteiro. Meu abraço fraterno aos filhos Beto, João e Antônio, familiares e amigos. Rita, agora falta você."

A primeira-dama Janja Silva também prestou sua homenagem à Rita Lee nas redes sociais. "A notícia da morte da Rita Lee me deixou imensamente triste e me fez pensar no quanto ela fez parte de muitas fases da minha vida. Lembrei do show que vi em Curitiba, na época do álbum Lança Perfume ainda. Eu era adolescente e fiquei hipnotizada com aquele palco enorme, cheio de elementos, e ela no meio, com uma energia única, corajosa, transgressora", começou ela, em post no Twitter.

"Mais que uma perda para a música brasileira, hoje nos despedimos de uma mulher que inspirou tantas outras a serem o que quiserem, com suas letras e seu jeito de ser", completou Janja.

Rita começou a carreira na banda Os Mutantes, na década de 1960, e já afirmou que sofreu machismo quando foi expulsa do grupo. "Eu nunca tive uma técnica, sempre tive intuição musical. E, naquela época, não tinha muito espaço para quem não tinha técnica. Então, nos Mutantes era difícil, teve uma época que eu só era convidada a tocar pandeiro, machismo puro", disse em entrevista ao Fantástico (Globo) em 2006.

Fernando Haddad, ministro da Fazenda, disse que a cantora deixa um legado lindo para todos os brasileiros e para a música mundial, e que as canções serviram de trilha sonora para muitos momentos em sua vida.

Ministra do Planejamento, Simone Tebet escreveu que Rita é a representação da liberdade, da irreverência e da modernidade. "Nossa rainha do rock. Como não lembrar de tantos hits que embalam nossas vidas: 'Mania de você', 'Lança Perfume', 'Jardins da Babilônia', 'Agora Só Falta Você'… Uma grande perda para o Brasil. Meus sinceros sentimentos a família e amigos."

Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais do governo Lula, escreveu que a cantora presenteou os brasileiros com seu trabalho e prestou condolências à família e amigos. "A padroeira da liberdade vai fazer falta."

Deputada federal, Erika Hilton chamou a cantora de rainha do rock brasileiro e desejou que a cantora descanse em paz.

Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo, afirmou que a cidade perde uma conterrânea e o Brasil, um talento que inspirou gerações. "Que possamos honrar sua memória, celebrando sua música e legado."

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem