Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades

Mário Gomes volta a falar sobre o boato da cenoura: 'Maldade'

'Até hoje dizem: Ah, o cenourinha...', conta o ator, que se diz vítima de fake news

Um homem vestindo camisa branca olha para a câmera, com o interior de uma igreja ao fundo
O ator Mário Gomes: boato marcou sua carreira - Instagram
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Março de 1977. Os termos "bullying" e "fake news" ainda não sonhavam em existir mas Mário Gomes, então um dos maiores galãs da TV brasileira e protagonista da novela das oito da Globo, já sofria na pele um linchamento moral que veio a reboque de uma "notícia" divulgada na imprensa.

De acordo com uma nota publicada no tabloide Luta Democrática àquela época, "o másculo galã de 'Duas Vidas'" teria sido internado para retirar uma cenoura "entalada num local absolutamente invisível".

A nota, que repercutiu em todo o país, continuava assim: "O tubérculo, como foi registrado na ficha de atendimento, fora alojado ali pelo próprio, num momento de incontido desejo de satisfação pessoal. Para a extração, Mário Gomes teve de ser anestesiado".

Quarenta e cinco anos depois, Mário continua testando sua paciência a cada entrevista que dá, a cada bate-papo de que participa. Ainda é grande a curiosidade alheia sobre o episódio que marcou definitivamente a sua carreira e entrou para os anais (ops) das fofocas que mais repercutiram na história da TV brasileira.

Em entrevista ao canal "Cara a tapa", no YouTube, ele voltou a afirmar que a fofoca teria sido inventada e divulgada por Daniel Filho para se vingar. "Eu e a Betty Faria nos apaixonamos, e ela estava com o Daniel. Ele não aceitou (...) e, para se livrar do chifre, da coisa de ter sido traído, inventou essa história e começou a me perseguir profissionalmente". O ator disse ainda que sua primeira reação foi achar "engraçada" a falsa notícia.

"A matéria da cenoura eu vi nas bancas, na capa da revista. Ri, achei engraçado. Ela dizia: 'Ao dar entrada no hospital com uma cenoura entalada...'. Foi uma brincadeira de péssimo gosto, mas o que não mata nos fortalece. Eu dei risada na hora, depois fiquei meio apreensivo. Era chato, me xingavam quando eu passava, achando que eu era gay. Até hoje falam: 'Ah, o Cenourinha...'

Em entrevista à revista "Manchete", em 1981, Daniel Filho falou sobre o caso. "Disseram que eu prejudicava o trabalho deles na novela (Daniel era o diretor da trama em que os dois contracenavam) e, o pior, que eu era o autor da notícia da cenoura. Só dois anos depois chegaram à conclusão de que aquilo não era verdade".

Na mesma entrevista, ele diz ter vivido "um pesadelo" quando soube da relação entre Mário e Betty Faria. "Eu era apontado na rua como símbolo de corno, com risos e tudo". Daniel também falou sobre o fim da união com a atriz. "A Betty já estava de romance com ele (....) e eu sabia que a única coisa que poderia fazer era ficar calado. Imediatamente me separei e viajei".

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem