Celebridades

Júlio Cocielo diz estar consciente do seu erro e que foi imaturo: 'Eu vacilei'

'Tenho que influenciar as pessoas de forma positiva e com respeito', afirma youtuber em vídeo

O youtuber Julio Cocielo
O youtuber Julio Cocielo - Pedro Vale/Reprodução Instagram
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Júlio Cocielo, 25, publicou na noite desta quarta (4) um vídeo pedindo desculpas publicamente por ter feito um comentário racista sobre o jogador francês Mbappé. Na ocasião, ele disse "Mbappé conseguia fazer uns arrastão top (sic)".

Nas imagens, ele diz que é consciente do erro que cometeu e não quer tentar ter razão --o que já havia mencionado anteriormente, em um texto publicado em sua conta do Twitter.

"Fiz um comentário infeliz, mal explicado, que gerou toda essa confusão e acabou ofendendo algumas pessoas", diz ele. Após o tuíte, o youtuber recebeu críticas de famosos como Mano Brown e Bruno Gagliasso, além de ter perdido diversos patrocínios.

"Agradeço as pessoas que souberam me ouvir e explicar sobre o racismo institucional e racismo velado. É algo que todo mundo precisa aprender e entender", continua ele, citando situações que exemplificam os conceitos mencionados, como o número de negros mortos no Brasil. "No meu caso, a minha ignorância foi combatida com conhecimento."

Nascido em Osasco, na Grande São Paulo, o influenciador digital disse ter sido criado em uma família humilde e com princípios e, por isso, se envergonha de ter decepcionado sua mãe.

Diante das críticas de que estaria se retratando por sentir o prejuízo financeiro do cancelamento de campanhas, Cocielo afirma que, para ele, mais importante do que seu dinheiro, é seu caráter. "As coisas mais importantes para mim são a minha criação e humildade."

Sobre comentários racistas recuperados por seus seguidores, ele diz reconhecer os erros e ressalta que, na época, tinha cerca de 17 anos e reproduzia algumas piadas que via na internet ou em stand-ups --embora reconheça que tais fatores não justificam a postura racista. "Eu não sou uma pessoa que quer espalhar o racismo ou ser preconceituoso. Hoje eu leio tudo o que postei e me sinto envergonhado, foram coisas absurdas."

"Fui imaturo, irresponsável. Eu era completamente diferente de quem eu sou", continua. O canal mais popular de Cocielo, Canal Canalha, tem cerca de 17 milhões de inscritos. Ele disse não trabalhar com uma assessoria de imprensa e tomou a decisão de se posicionar por respeito a seus seguidores.

"Lendo as notícias fiquei com vergonha. A partir do momento que eu falo coisas sem pensar, posso perpetuar o preconceito e não é isso o que eu quero", afirma. "Não é só uma lição para mim, é uma lição para as zilhões de pessoas que me seguem (sic)"

O youtuber se desculpou e afirmou que entende e acata as críticas que vem recebendo. Ele termina o vídeo dizendo que o ocorrido serviu como lição, não só para ele, mas para todas as pessoas que o seguem.  "Eu tenho que influenciar as pessoas que me seguem de uma forma positiva e com respeito a todos."

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias