Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades

Depoimento: Gloria Groove diz que se encontrou artisticamente como drag queen

Na semana do Orgulho LGBT, cantora fala sobre sua relação com a música

A drag queen Gloria Groove é a dona do hit 'Bumbum de Ouro'
A drag queen Gloria Groove é a dona do hit 'Bumbum de Ouro' - Reprodução Instagram
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Gloria Groove, 23, é o nome artístico de Daniel Garcia Felicione Napoleão. Cantor, compositor, ator e dublador, ganhou notoriedade como a drag queen que dá voz ao hit "Bumbum de Ouro". Nascido na Zona Leste de São Paulo, integrou a nova formação do grupo Balão Mágico em 2006 e dublou diversos personagens infantojuvenis até que, em 2014, conheceu a cultura drag queen. 

No começo deste mês, Gloria lançou o clipe de "Arrasta", música em parceria com Léo Santana. Ela aproveitou o evento para comentar a presença das drag queens no pop nacional. "As drag queens sempre cantaram, mas elas nunca eram vistas como estrelas em potencial. Precisou de uma transformação no inconsciente coletivo para que a gente fosse visto dessa forma."

Nesta sexta (29), em homenagem ao Dia Internacional do Orgulho LGBT, 28 de maio, Gloria Groove aceitou o convite do F5 para fazer um depoimento contando um pouco sobre sua história, que inclui a busca por sua identidade como artista. "Ser uma drag queen me levou a uma jornada profunda e pessoal que está em construção todos os dias", conlcui.

 

A música sempre esteve presente na minha vida. Assim como a certeza de que eu era diferente. Aprendi muito cedo um jeito de usar meu dom a meu favor, em diversas situações, às vezes até como sobrevivência.

Mas mesmo assim, eu não conseguia enxergar possibilidades na música para alguém como eu, pois sabia que para fazê-lo, eu teria que seguir um “molde”. Me faltavam referências. Me soava amedrontador ter que fingir ser hétero para ter conquistas e sucesso.

Quando descobri a cultura drag a fundo foi quando entendi que poderia ao mesmo tempo usar meu dom, aprender e dominar uma nova arte, representar toda uma comunidade e finalmente me encontrar enquanto artista.

Ser uma drag queen me levou não só a explorar um novo mundo de possibilidades estéticas, mas também a uma jornada profunda e pessoal que está em construção todos os dias.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem