Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Bichos
Descrição de chapéu BBC News Brasil Estados Unidos

Commander, o cachorro de Joe Biden 'acusado' de morder agentes do Serviço Secreto ao menos 24 vezes

Documentos mostram que seguranças foram aconselhados a mudarem tática em relação ao animal

Cachorro de Joe Biden é 'acusado' de morder agentes do Serviço Secreto ao menos 24 vezes - Adam Schultz/Casa Branca via BBC
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Adam Durbin
BBC News Brasil

Commander, o cão do presidente americano Joe Biden, mordeu agentes do Serviço Secreto dos Estados Unidos em pelo menos 24 ocasiões, mostram novos documentos.

Os registros do Serviço Secreto mostram os danos que o pastor alemão causou aos guarda-costas presidenciais.

Um agente sênior mencionou que as mordidas fizeram com que o Serviço Secreto mudasse sua tática em relação ao animal, aconselhando os agentes a "dar bastante espaço".

Esse aviso veio meses antes de Commander ser afastado da Casa Branca.

Os documentos foram revelados por meio de pedidos de acesso à informação e publicados online. Eles foram redigidos para proteger a identidade dos agentes do Serviço Secreto e o sigilo de suas táticas de segurança.

Eles mostram que pelo menos 24 incidentes com mordidas ocorreram entre outubro de 2022 e julho de 2023, incluindo membros do Serviço Secreto sendo mordidos no pulso, antebraço, cotovelo, cintura, peito, coxa e ombro.

Os documentos não registram necessariamente todos os incidentes de mordidas relacionados a Commander, pois cobrem apenas o Serviço Secreto e não outras unidades que trabalham na Casa Branca ou funcionários de Camp David, em Maryland, um famoso retiro para presidentes americanos.

O animal de estimação da família Biden deixou a Casa Branca em outubro do ano passado, uma semana depois de um agente do Serviço Secreto precisar de tratamento médico devido a uma mordida grave.

Um incidente anterior em junho resultou em uma "mordida profunda" no antebraço de um agente, que precisou de pontos. O sangue no chão de uma área da Casa Branca fez com que as visitas à Ala Leste do prédio fossem suspensas por 20 minutos, segundo um documento.

Em julho, outro agente foi mordido na mão e precisou levar seis pontos. A mordida causou uma "ferida profunda e grave" e o agente "começou a perder uma quantidade significativa de sangue", mostrou um e-mail.

Esse agente recebeu dos colegas um "pequeno pacote de cuidados", incluindo analgésicos, pomada antibiótica, spray de pimenta, focinheira e biscoitos para cães "por motivos de segurança".

Um agente sênior não identificado em um e-mail aconselhou que os agentes que protegem Biden e sua família "devem ser criativos para garantir a segurança pessoal".

"As recentes mordidas de cães nos desafiaram a ajustar nossas táticas operacionais quando o comandante estiver presente – por favor, dê bastante espaço (mantendo distância do terreno, se possível)", escreveu o agente.

Um comunicado à CNN do gabinete da primeira-dama Jill Biden disse que eles tentaram uma série de medidas para resolver o problema, mas desistiram no outono e enviaram o animal para morar com parentes.

"Apesar do treinamento adicional dos cães, do uso de coleiras, do trabalho com veterinários e da consulta a especialistas em comportamento animal, o ambiente da Casa Branca simplesmente provou ser demais para o Commander", disse um comunicado.

Outro cachorro da família, Major, feriu um agente do Serviço Secreto em 2021 e foi levado para morar em Delaware.

Este texto foi originalmente publicado aqui.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem