Conheça detalhes e saiba como detectar sintomas do câncer que acomete Fátima Bernardes
Quando descoberta precocemente, doença tem mais chances de cura
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Nesta quarta-feira (2), Fátima Bernardes, 58, revelou que está com câncer de colo do útero, doença que atinge mais de 16 mil mulheres no Brasil por ano, de acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer).
Sangramento vaginal, seguido de corrimento e dor na pelve são os primeiros sintomas que aparecem com a doença. Apesar de grave, de acordo com especialistas, quando diagnosticado precocemente, as chances de cura são grandes.
"Dessa forma, é possível que haja uma redução de até 80% de mortalidade por este câncer", explica a oncologista Michelle Samora, do Grupo Oncoclínicas. "Considerando que o tumor de colo do útero é uma doença com sintomas silenciosos, muitas vezes as mulheres perdem a chance de descobrir a condição ainda na fase inicial.”
“Sempre aconselho as mulheres a realizarem os exames como o Papanicolau periodicamente para que aumentem as chances da doença ser diagnosticada precocemente”, complementa.
Em fases mais avançadas, a paciente pode apresentar um quadro de anemia devido à perda de sangue, além de dores nas pernas, nas costas, problemas urinários ou intestinais e até perda de peso sem intenção. “Os sangramentos podem ocorrer durante a relação sexual, fora do período menstrual e em mulheres que já estão no período da menopausa”, diz a médica.
De acordo com dados do Inca, esse tipo de câncer é o terceiro mais comum entre a população feminina. Cerca de 35% dos casos acaba levando à morte. O principal causador da condição é o contágio sexual pelo vírus do HPV.
Os procedimentos para o tratamento do câncer são cirurgia, radioterapia e/ou quimioterapia. “A cirurgia pode consistir na retirada do tumor ou na retirada do útero, o que pode impossibilitar a mulher de engravidar", diz a especialista. "Para os estágios mais avançados da doença, são recomendados os tratamentos de radioterapia e quimioterapia.”
A apresentadora do Encontro (Globo) afirmou nas redes sociais que vai passar por cirurgia e que por isso deve se afastar por alguns dias do trabalho. “Estou bem”, começou ela, tranquilizando os fãs. “Depois de uma série de exames de rotina, hoje recebi o diagnóstico de um câncer de útero em estágio inicial”, disse.
“Vou me afastar por uns dias do trabalho para fazer a cirurgia. Como sempre usei minhas redes com total franqueza e verdade, preferi eu mesma passar essa informação para todos que me acompanham”, revelou.
A publicação logo começou a receber comentários de diversas pessoas próximas à apresentadora. O namorado dela, Túlio Gadêlha, escreveu: “Estamos juntos nessa, meu amor”. Com a ausência de Fátima do Encontro, será Patrícia Poeta quem assumirá o cargo até a sua volta.