TikTok: Onde a Luara faz mais sucesso que Anitta
Dos 10 mais seguidos na rede social, apenas Tirullipa tem mais de 30 anos
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Anitta é gigante. Seus hits estão sempre entre mais tocados das plataformas de streaming e, em redes sociais como YouTube, Instagram, Twitter, seus perfis só ficam atrás de outros grandes artistas. Mas não no TikTok.
Pelo relatório do Social Tracker do dia 17 de agosto, entre os dez brasileiros mais seguidos do TikTok, Anitta está em sexto lugar com 20,7 milhões de seguidores e, duas colocações acima dela no ranking, em quarto lugar, está Luara, com 22,5 milhões.
E há ainda uma imensa diferença no número de curtidas. Enquanto os vídeos de Anitta no TikTok tem 167 milhões, os de Luara tem 890 milhões!
"Como assim? Mas quem é Luara? Ela canta? É artista? " —quase ouço essas perguntas na cabeça de quem lê essa informação. E para entender como isso é possível, é preciso entender um pouco melhor o TikTok.
A rede social foi criada na China em 2014 como um aplicativo de dublagem de música e, em poucos anos, passou a ter não apenas as famosas "dancinhas", mas todo tipo de conteúdo. Em 2021 a plataforma atingiu a marca de 1 bilhão de usuários por mês, o que a coloca como a sétima maior rede social do mundo.
Aqui no Brasil o TikTok chegou em 2016 e rapidamente conquistou os brasileiros. Hoje, já estamos entre os três países onde os usuários permanecem mais tempo no app, numa chocante média de cinco horas por dia! De fato, o algoritmo do TikTok e seus vídeos nos hiptonizam a tal ponto que nosso cérebro não consegue resistir à tentação de continuar vendo mais e mais e mais.
Mas isso não explica o fato de Luara ter mais seguidores e muito mais curtidas que Anitta. Mas as próximas informações, sim.
No TikTok, 66% dos inscritos têm menos de 30 anos, sendo que a maioria dos que usam mais a rede tem entre 16 e 24. Anitta tem 29 e Luara tem só 17, ou seja, Anitta é da "geração Y" e Luara é da "geração Z". Anitta nasceu dois anos antes de surgir a Internet no Brasil. Quando Luara nasceu, a Internet já estava no Brasil há uma década. Além disso, Luara começou a produzir conteúdo cedo. Com dez anos já tinha canal no YouTube onde compartilhava seu cotidiano.
Além de Anitta (em 6ª) e Luara (em 4ª), entre os dez brasileiros mais seguidos do TikTok há artistas conhecidos da televisão como a apresentadora e atriz Maisa (8ª), a atriz e cantora Larissa Manoela (3ª), o comediante Tirullipa (2º) e famosos da Internet como Virginia Fonseca (1ª), Whindersson Nunes (5º), Gkay (7º), o ex-Viner Lucas Rangel (9º) e até uma influenciadora paranaense que vive como se fosse uma boneca Barbie, a Bruna Barbie (10º.)
O ranking confirma os dados: exceto por Tirullipa, todos têm menos de 30 anos de idade.
Esse crescimento rápido do TikTok no Brasil especialmente entre os mais jovens assusta os artistas mais maduros. No programa Papo de Segunda do dia 15 de agosto, Fabio Porchat confessou que recentemente entrou em crise porque suas ideias aparecem em formatos mais antigos, como filmes, séries e não nesses novos formatos de TikTok, o que faz com que ele, aos 39 anos, já se sinta um velho.
A melhor história para ilustrar esse choque geracional nas redes foi contada por Emicida. Ele disse que uma vez um consagrado sambista foi dar aula e recomendou que a aluna buscasse uma referência musical em Maria Bethânia. No dia seguinte, a aluna volta, decepcionada e diz, em tom de queixa que ela até buscou por Bethânia, mas que a "mina" não tinha nem um milhão de seguidores no Instagram.
Imagino que você conheça bem o trabalho de Anitta, de Maria Bethânia, do Emicida, do Porchat e de todos os famosos aqui mencionados. Mas se você não conhece a Luara, procure no TikTok. Ou no Instagram, no YouTube. Você vai ver que ela é uma menina encantadora, que nasceu na Internet, cresceu nas redes e teve um momento muito especial que a alavancou ainda mais para a fama: no ano passado, na Farofa da GKay, foi lançada em primeira mão a música "No Chão Novinha", de Anitta e Pedro Sampaio, com uma coreografia criada em dez minutos, pela Luara, que ensaiou com alguns tiktokers. Todos foram para o palco da festa da Gkay, dançaram e a música e a dancinha viralizaram instantaneamente. E depois de viralizar, Anitta pediu para conhecer Luara e as duas se encontraram.
São novos tempos, novas linguagens, novas plataformas, novos interesses, para novas gerações. Se antigamente o tempo passava lentamente em tic-tacs, agora ele voa rápido em tiktoks.