De faixa a coroa

Mister Brasil 2024: Rio Grande do Sul vence concurso pela 4ª vez; assista

Gaúcho Matheus Maia superou outros 23 candidatos ao título de homem mais belo do país

O gaúcho Matheus Maia (centro) é o vencedor do Mister Brasil CNB 2024 - Ricardo Siviero/Divulgação

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O gaúcho Matheus Maia, 26, superou outros 23 candidatos e venceu o título de Mister Brasil CNB 2024. Natural de Porto Alegre, o jovem é formado em Educação Física e trabalha como modelo e personal trainer. A cerimônia da final, transmitida ao vivo pelo YouTube, aconteceu na noite deste sábado (6) na cidade de Tramandaí, no litoral do Rio Grande do Sul.

Matheus é o quarto representante de seu estado a vencer o título nacional. Antes dele, ocuparam o posto Reinaldo Dalcin (2013), Willian Rech (2012) e o ex-BBB Jonas Sulzbach (2010). Agora, ele começa a se preparar para representar o Brasil no mundial Mister Supranational 2024, que acontece em julho, na Polônia.

"Acredito que o propósito e a responsabilidade do Mister Brasil vai muito além da beleza física. É ser uma ferramenta de inspiração para as pessoas", disse o vencedor. Uma curiosidade sobre o novo Mister Brasil é que ele tem um irmão gêmeo idêntico, Pedro, e eles são muito amigos. Matheus também é ex-atleta de kickboxing e teve a oportunidade de defender o Brasil em dois torneios internacionais.

Em segundo e terceiro lugares ficaram, respectivamente, os misters Colônia Italiana (RS), Luiz Mascarenhas, e Sergipe, Matheus Canor. Ambos também vão para concursos internacionais: enquanto o outro gaúcho vai para o Mister Global, o sergipano vai para o Mister International.

Completaram o Top 5 os representantes de Goiás, John Medeiros (quarto lugar) e Minas Gerais, Thiago Oliveira (quinto). no top 10, entraram ainda os misters Paraná (6º), Amazonas (7º), São Paulo (8º), Vale do Taquari-RS (9º) e Piauí (10º).

Veja momento da vitória:

Na ocasião, quem passou a faixa foi o nadador olímpico paulista Henrique Martins, 32, vencedor do ano passado. Henrique encerrou um dos reinados masculinos de mais sucesso nos últimos anos. Afinal, logo após ter se classificado como vice-campeão do mundial Mister Supranational 2023, em julho passado na Polônia, ele entrou para o elenco da última edição do reality show "A Fazenda" (RecordTV).

"Gosto muito das coisas simples, como o contato com a natureza, tomar banho de mar, fazer trilhas, conhecer novas cachoeiras, estar sempre com os amigos e também a família. Nas horas vagas eu gosto muito de trabalhar o meu auto-desenvolvimento, com meditação e leitura, além de me divertir assistindo séries", disse ele em seu vídeo de apresentação no concurso.

Esta foi a 16ª edição do concurso e a segunda vez seguida que Tramandaí, a cerca de 120 km da capital gaúcha, hospeda o evento, no palco da Sociedade Amigos de Tramandaí (SAT).

Os perfis dos candidatos deste ano era múltiplos e, diferente dos concursos femininos, as idades podem variar até 34 anos. Desde o início da semana, eles passaram por etapas valendo pontos classificatórios. Além de vídeos e fotos avaliados preliminarmente nas redes sociais, entre elas estão: entrevista preliminar, desfile de moda praia, desfile moda noite e a prova de projeto ou ação social (Beleza pelo Bem).

MISTER BRASIL TEEN

Vale lembrar, na noite de quinta (4) aconteceu no mesmo local a final da versão adolescente do concurso, o Mister Brasil CNB Teen 2024. O vencedor da segunda edição da competição é o paranaense Eduardo Menezes, de apenas 18 anos. Natural da cidade de Toledo, que fica a 540 km de Curitiba, capital do Paraná, o rapaz é estudante universitário e ex-atleta de vôlei.

Os concursos 'teen', tanto feminino quanto masculino, possuem moldes similares às versões para adultos, mas com adaptações. Por exemplo, não há tanta exposição de corpo, as provas são voltadas para a faixa etária e as avaliações dão atenção para detalhes comportamentais.

Os concursos de beleza masculinos ganharam visibilidade nos anos 1990, com o surgimento do Manhunt International (1993) e do Mister/Mister World (1996). Depois vieram o Mister International (2006) e o Mister Global (2014). Já em 2016, essa indústria se movimentou com o surgimento do Mister Supranational. O Concurso Nacional de Beleza elege o Mister Brasil CNB desde 2007 e é responsável por enviar representantes brasileiros a todos esses cinco eventos.

O título de Mister Brasil CNB já foi conquistado por grandes personalidades da mídia e do mundo da moda, como o modelo Lucas Gil (2007), o ex-BBB Jonas Sulzbach (2010) e os ex-atores globais Lucas Malvacini (2011) e Anderson Tomazini (2016). Mais recentemente, ganhou os holofotes Henrique Martins (2023), com sua participação em "A Fazenda 15".

Em janeiro deste ano, a pernambucana Samyrah Mayara, de apenas 18 anos, venceu a coroa de Miss Brasil CNB Teen 2024. Assim, ela se tornou uma porta-voz contra o bullying nas escolas, uma das iniciativas do certame, e começou a se preparar para defender o país no Miss Teen Mundial, que será em julho.