Tony Goes

'Tamanho Família' lembra o 'Vídeo Show' de Zeca Camargo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

As novelas são, sem a menor dúvida, a maior atração da Globo. Mas qual seria a segunda maior? O jornalismo? Os shows de variedades?

Na minha opinião, o segundo carro-chefe da Globo não é propriamente um programa. É o elenco das novelas. Que também é um ingrediente indispensável do "Mais Você", "Domingão do Faustão", "Encontro com Fátima Bernardes", "Caldeirão do Huck", "Altas Horas" e tantos outros.

Alguns elementos da grade da emissora foram criados explicitamente para aproveitar esse elenco fora da dramaturgia, como o "Estrelas" de Angélica.

Agora um novo formato surge nessa linha: "Tamanho Família", comandado por Márcio Garcia, com a missão de manter a boa audiência que "The Voice Kids" e "Superstar" alcançaram na hora do almoço do domingo.

A Globo chegou a disponibilizar um "episódio zero" na internet, que, no entanto, passou uma impressão errada do programa.

Estrelado por Fabiana Karla, Tom Cavalcante e suas respectivas famílias, o "teaser" carregou na emoção e exagerou nas lágrimas, parecendo uma versão remixada do "Arquivo Confidencial".

​​Mas a estreia para valer no domingo (10) mostrou uma dinâmica diferente. O que se viu no ar lembrou muito o “Video Show” apresentado por Zeca Camargo (e do qual, preciso dizer, eu participei como redator).

Claro que há diferenças. O eixo central da nova atração é uma competição entre as famílias de duas celebridades. Mas sem rivalidade nem prêmios: um concurso café-com-leite, mero pretexto à interação entre os parentes.

Que, pelo menos nesta primeira edição, nem rolou tanto. Os dois primos de Bruna Marquezine, por exemplo, entraram mudos e saíram calados. A família de Juliana Paes se sobressaiu mais, mas não muito.

Depois de um longo primeiro bloco com brincadeiras práticas, onde as famílias tinham que lavar louças ou fazer malas, a choradeira veio com força no final.

Aliás, foi só neste último bloco que se viram as pessoas da plateia. No primeiro, só se ouviam aplausos e risadas, dando a nítida sensação de uma claque pré-gravada.

As surpresas prometidas pelo apresentador na verdade eram a aparição de outros membros das famílias. Impressionante a capacidade dos atores de chorar ao verem no palco pessoas com que eles convivem todos os dias, mas enfim...

"Tamanho Família" chegou a marcar 13 pontos em São Paulo e 17 no Rio, vencendo com folga a concorrência. Nas redes sociais, teve repercussão amplamente favorável.

Foi, de fato, um complemento simpático ao almoço de domingo. Mas sem ousadias nem novidades, o que pode enjoar logo.

Tony Goes

Tony Goes (1960-2024) nasceu no Rio de Janeiro, mas viveu em São Paulo desde pequeno. Escreveu para várias séries de humor e programas de variedades, além de alguns longas-metragens. Ele também atualizava diariamente o blog que levava seu nome: tonygoes.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias