Renato Kramer

"A Fazenda 4": Joana Machado é a nova milionária!

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A grande final de "A Fazenda 4" aconteceu em clima de muita festa. Fomos convidados pela assessoria de imprensa da Rede Record para assistir ao vivo, alguns colegas jornalistas e eu.

Tomamos a 'van' no escritório 'jardins' da emissora, o que me facilitou muito a vida. Fica a dez minutos de onde moro. E lá fomos nós, animados e cheios de gás.

A viagem foi tranqüila, com uma rápida parada para um lanchinho - cada um por si. Saindo da via oficial, entra-se numa estradinha de terra que parece feita de 'lombadas'. Tanto que pula. Mas estávamos curiosos com o evento da noite, e logo chegamos. Muita cautela para permitirem a entrada. Lotes de seguranças envolviam os portões da fazenda.

"O pessoal do jornal chegou", disse um dos seguranças. Me senti o dono de uma banca. Foi quando nos liberaram a entrada. E fomos levados direto para uma grande barraca onde havia uma mesa repleta de salgadinhos e refrigerantes. Nem bem tínhamos comido o primeiro salgadinho, fomos chamados para ir em direção ao estúdio.

Chegando lá, uma grande arquibancada já estava lotada e os assistentes muito agitados porque faltava pouco para começar. Um funcionário bem jovem virou-se para mim e disse apressado: "é pra sentar ali na escada". Na surpresa eu só consegui responder: "eu não vou sentar numa escada". Ele insistiu: "São ordens!" Perguntei "de quem?" Ele disse prontamente: "da emissora". "Eu não trabalho para a emissora - eles não podem me dar ordens!". Quando ele percebeu que o negócio ia encrencar, sumiu dali. Nisso, apareceu a assessora de imprensa da Record e me disse muito educadamente que estavam providenciando um lugar para mim na arquibancada. Como dizia a minha saudosa mãe, 'pobre mas o café bem doce!' Ah, me tiraram da minha casa, viajei quilômetros de van, para me oferecer uma escada pra sentar? Não, não é bem assim.

Mas não pensem que a arquibancada era melhor. Dura ao extremo, feita de cimento com uma madeira em cima para disfarçar e, o pior, sem encosto. Três horas sentados sem poder encostar-se. Haja coluna.

Sentado finalmente, resolvi dar uma olhada no panorama. Na primeira fila, em cadeiras separadas e 'com encosto', estavam todos os ex-participantes do reality, menos Duda Yankovich. De repente surge uma figura que mais parecia um abre-alas de uma grande escola de samba. Era Valesca Popozuda, com mais brilhos que os cristais todos dos Lustres Bobadilha! Brilhos estes que estavam cravados numa espécie de segunda pele na moça. O salto de quinze para cima. Era um carro alegórico completo a figura exuberante da cantora funk.

Na outra ponta, para contrastar, estava muito bronzeada e concentrada a 'personalidade da mídia' Renata Banhara. Ela preferiu um longo de um tecido com certo brilho, num tom de azul prata discreto. Não fosse a fenda entre os seios que descia quase até o umbigo, poder-se-ia dizer que Banhara estava discreta. Mas o decote a traía.

Já quase começando o programa, os diretores de cena vieram ensaiar os aplausos. Exaustivamente. "Quando Britto falar "dois milhões de reais" vocês façam muito barulho". E a platéia correspondia direitinho. Uma, duas, três... Dez vezes... E haja aplauso e gritaria. Por alguns momentos fiquei pensando: "será que eles são pagos pra isso?!"

"Um minuto para o sucesso!", avisou o apresentador Britto Jr., ansioso e animado. O programa tem início. O ensaio dos aplausos funciona direitinho. Entra o som de uma banda ao vivo, muita gritaria e não se ouve uma palavra do que o apresentador diz.

No telão são mostrados vídeos com melhores momentos: provas, frases marcantes, eliminações. Em seguida, o cantor Bruno, sem o Marrone - atração da noite, entra em cena e é muito aplaudido. Tudo é muito aplaudido. Começo a sentir muita dor nas costas.

Voltando do terceiro intervalo, Britto Jr. chama as finalistas. Alguns familiares as esperam já no palco. Mais gritaria. "Titia, Titia", é o primeiro nome a ser gritado em coro pelo público. "Joana, Joana" é o segundo. O de Raquel ninguém grita.

Na seqüência, vídeos com os melhores momentos de cada finalista. Enquanto isso, Raquel se vira de repente para a plateia e pergunta baixinho: "a Amy morreu?". Ao ouvir a confirmação de alguns, ela complementa: "de overdose?!". As minhas costas? Nem as sinto mais.

O interessante é que cada vez que se chama o intervalo, o cantor Bruno dá início a uma música. Canta duas ou três frases até perceber que já não está mais no ar e pára. O show não é para os que estão lá, ao vivo, assistindo. È 'show pra inglês ver". Quando sai do estúdio para entrar o comercial, pára tudo. Se ele cantou uma música inteira foi muito. O resto foi essa falseada chamada do intervalo, só até sair do ar. Deve ser cláusula do contrato.

Houve mais demonstração de vídeos no telão: dos bichos da fazenda, dos eventuais casais que se formaram (um tanto forçado, porque na verdade não se formou nenhum), e até um vídeo especial com "porquices". Absolutamente desnecessário. E o Top Tem dos mais briguentos. Venceu, não o Gui Pádua como todos esperavam, mas o 'avestruz' - com todas as suas investidas em quem quer que fosse interferir no seu espaço.

E, depois de um longo e tenebroso inverno (preciso lembrar urgente daquele japonês que recoloca a coluna no lugar!), os envelopes devidamente auditados, segundo a produção, chegam às mãos do conterrâneo Britto Jr..Muita expectativa. Muito clima.

Das finalistas, Joana Machado foi a que mais acertou no modelo. Seu vestido creme justo de um ombro só, em pedrarias claras e discretas, realçava a sua bela silueta e harmonizava perfeitamente com o seu salto quinze de camurça laranja. Titia estava num vestidinho estampado leve, que assim, de longe e ao lado de Joana, parecia muito simplesinho. Seus belos sapatos pretos muito altos se destacavam. Já a Surfistinha parecia estar usando um modelo vintage. Sapatinhos de salto sete, sem plataforma, que quase nem se vende mais nas lojas --um vestidinho preto básico, bem alinhado, e um 'bolerinho' de paetês opacos davam o acabamento no look da Raquel. Sim, porque desse modelito, Bruna Surfistinha passaria longe!

Britto Jr. abriu o primeiro envelope. Terceiro lugar: Raquel Pacheco. Era o esperado.
Ficaram em cena Monique e Joana. De mãos dadas, sentadas no banquinho, as duas peoas aguardavam com furor o resultado. Nós, mal acomodados, e eu, especialmente, que já tinha o corpo amortecido, esperávamos aquela decisão com desespero. E veio.

A vencedora dos dois milhões de reais de "A Fazenda 4" é você (pausa dramática): Joana Machado! Gritos, papéis picados, aplausos que nem foram ensaiados e Joana, com 48% dos votos e seus belos sapatos laranja jogados longe, pulava feito uma colegial que passou de ano com louvor!

Titia, como segunda colocada, ganhou um carro zero. Menos mal!

Programa terminado, platéia já debandando, nós do 'jornal' fomos levados lá para o ambiente da fazenda, onde os peões todos estariam disponíveis para dar entrevistas. Fiquei observando de longe toda essa profusão de holofotes e seres que necessitam deles... o momento efêmero de, muitas das vezes, "muito barulho por nada" (como diz o título de uma peça do velho bardo, William Shakespeare).

Alguns flashes dos bastidores das entrevistas. Monique Evans me viu e veio me dar um abraço e um beijo, elogiando o meu 'estilo charmoso' - segundo a Titia. Detalhe: ela não tinha ideia de quem eu era e ninguém nos apresentou. Britto Jr. me foi apresentado e foi gentil a ponto de confessar que por alguns momentos, quando ele não pode acompanhar, seguiu o programa através de alguns dos meus textos. Fez questão de me apresentar Laura Finocchiaro, a 'musa da trilha sonora' - cujo trabalho deu um toque de classe a esta edição de "A Fazenda". "E tudo isso só me foi possível porque esse cara maravilhoso", disse Laura abraçando Rodrigo Carelli, o diretor do programa, "que confiou em mim e me deu a chance de fazer um trabalho artesanal neste projeto", confessou a grande artista. E fez mesmo. Um belíssimo trabalho. Os dois formam uma dupla vencedora.

Falando em 'vencedores', os 'dois milhões de reais' serão depositados na conta da personal trainer Joana Machado. "Ela é a representante da mulher do século XXI", afirmou Laura Finocchiaro. E assim termina "A Fazenda 4".

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias