Renato Kramer

"A Fazenda 4": Final feliz

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Quem será que vai ganhar dois milhões de reais?" Pensou alto a personal trainer Joana Machado quando levava as suas malas de volta para o quarto.

Momentos antes da eliminação, Valesca Popozuda passou a fazenda em revista. Foi até os animais, demorou-se especialmente nas ovelhas e depois caiu na piscina. Levantou os braços para o alto numa espécie de ritual. De despedida?

"Ela tava sentindo... ela foi lá na piscina...nas ovelhas...", comentou Raquel Pacheco, que à tarde, durante o banho, cantou em coro com a amiga: "se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi" ('Emoções', de Roberto e Erasmo Carlos). Para acompanhar as peoas, a canção entrou na voz de Marina Lima.

Para entreter as três finalistas e também o público, é claro, a produção criou uma tarefa estilo 'confidências'. Cada peoa deveria escrever algumas características suas próprias de quando chegou na fazenda e outras de agora, de como estão no final do jogo. O que mudou?

Joana Machado começou afirmando que não mudou muita coisa. Era e continua vaidosa e lutadora. Só que agora está mais segura do que no início e cheia de saudade!

Monique Evans sofreu maiores transformações. Afirmou ter chegado impaciente, com pouca fé, falando muito, vaidosa e sem sonhos. Agora considera-se muito mais paciente, com muita fé, sabendo ouvir mais, tendo exorcizado a sua vaidade ("mostrei até minhas celulites!") e com muitos sonhos.

Raquel Pacheco também confessou ter mudado consideravelmente. Sentia-se confusa, tímida e frágil logo no início do jogo. Agora se vê decidida, menos tímida e muito mais forte.

Depois dessa espécie de 'confessionário", as meninas tiveram direito a um almoço muito especial. Elas só não tinham idéia do quanto! Fartaram-se em seus pratos preferidos, e logo depois ficaram sabendo exatamente do que se tratava.

Cada finalista recebeu um envelope com o seu nome. Joana Machado foi a primeira a abrir. Logo reconheceu que tratava-se de uma carta da família e caiu no choro. Teve muita dificuldade para ler a carta que recebeu do seu pai, que foi quem havia preparado o prato de que ela tanto gosta. "Nós todos te amamos muito. Parabéns, não só pra você, mas para Monique e Raquel", foi como o seu pai terminou elegantemente a mensagem. Muita emoção.

"Tô morrendo de medo!", confessou Titia com a voz já um tanto embargada. Raquel Pacheco criou coragem e, mais decidida como dissera há instantes, pegou o seu envelope. Abriu. Logo percebeu de quem era. "Do meu marido", disse ela, ainda tentando sorrir. "Eu ainda tenho marido!", e caiu no choro. Belas e carinhosas palavras a Surfistinha recebeu do seu marido, ressaltando a falta que ela lhe faz. "Estou com saudades de cuidar da minha menina", disse ele em meio à mensagem. Mais emoção.

Monique Evans levantou-se e foi em direção ao envelope como quem vai para a forca. Ansiosa e apreensiva. Nem bem abriu e desatou a chorar, esclarecendo: "é da minha pequenininha (sua filha Bárbara Evans)!". "Estou muito orgulhosa de você, você é mais que uma mãe, é a minha melhor amiga" foram alguns dos carinhos que Bárbara enviou para Titia, no caso Mamãe. "Eu não estou aí, mas estou dentro do seu coração e você do meu". E tudo isso com "Because" (The Beatles) ao fundo, em versão instrumental e acompanhado de um belíssimo coral. Emoção avassaladora. E, para encerrar com chave de ouro, Bárbara decreta para Monique: "Eu acredito em final feliz!". Monique beija a carta e responde baixinho: "eu também".

Hoje à noite haverá uma festa especial com a participação de todos os ex-peões junto às três finalistas. "A Fazenda 4" realizará o verdadeiro "Fandango da Berenice"! (Berenice Azambuja, famosa cantora gaudéria).

No quarto, em sua cama, Joana ainda chorava muito, com o rosto entre as mãos. Raquel e Monique tentavam ler. "O que foi, Jojô?", perguntou Titia. "Não agüento mais de saudades!", respondeu a personal trainer. "Faltam só dois dias", tranqüilizou-a Monique.

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias