[an error occurred while processing this directive]
Renato Kramer

"A Fazenda 4": "Gentalha, gentalha"

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Foi ao som de "Um quilo de doce", uma singela composição de Roberto e Erasmo Carlos, na voz da Ternurinha Wanderléa ("É Tempo do Amor" - CBS - 1965), que os peões que estavam na roça fizeram potes de geleia de frutas para oferecer aos colegas da fazenda. E detalhe: tiveram que entregá-los nas mãos do fazendeiro, Gui Pádua. Anna Markun, momentos antes de ser eliminada, ensaiou a cena da entrega, ironizando que fizera o doce para Gui com muito carinho. Foi o momento 'alô, doçura' de "A Fazenda 4".

Mas, é claro, não durou muito tempo. Nuvens negras voltaram a pairar sobre o reality rural.
A personal trainer Joana Machado - como não poderia deixar de ser - tomou as dores de Anna Markun ao perceber o excesso de alegria do paraquedista Gui Pádua em relação à saída da atriz. E o tempo fechou. E, bem ao contrário do título do disco de Wanderléa, foi mais uma vez "tempo do desamor".

Os dois participantes continuaram coerentes às suas atitudes de até então. Ela, atrevida e jogando as coisas na cara do adversário. Ele, ardiloso, respondendo em voz mais baixa, sempre num tom de provocação - estilo 'dando corda para o outro se enforcar'.

"Anna, a missão é minha!", gritou Joana Machado para o alto, batendo de frente com o atleta que estudava como reagir melhor para sair por cima. "É nossa...agora é nossa!" - arrematou de surpresa Raquel, a Surfistinha, que ficou realmente abalada com a eliminação da atriz.

E Anna Markun, no fundo, achava que ia voltar. Pelo menos foi a música que desceu roça abaixo cantando: "vou voltar, sei que ainda vou voltar para o meu lugar..." (Sabiá - Chico Buarque e Tom Jobim), canção vencedora do III Festival Internacional da Canção (1968), defendida por Cynara e Cybele. Mas não voltou...pelo menos não para a fazenda. Talvez tenha mesmo, então, voltado para o seu lugar...

Monique Evans, que também tem muita dificuldade de deixar as coisas passarem em brancas nuvens, incomodou-se seriamente com as atitudes do ator Thiago Gagliasso. De repente, estava o ator numa conversa amigável com alguns peões, mas especialmente próximo ao atleta Gui Pádua - de quem tinha posto em dúvida, no furor de uma discussão dias atrás, até a masculinidade. "Não é porque tenho 22 anos que eu não sou mais homem que você!". Titia chamou-lhe a atenção na frente de todos.

"Agora ele já é o seu melhor amigo?", cobrou Titia de Thiago em relação à sua inesperada aproximação com o paraquedista. O ator ficou muito contrariado. Levantou-se e enfrentou Titia, bastante constrangido. Titia não deixou por menos. "Você tá fazendo feio, Ti...tá todo o mundo vendo", alertou Monique deixando a sala.

Fez mais feio ainda. Ficou matraqueando com os homens da mesa, questionando a postura de Titia no jogo e depois foi procurá-la para 'acertar as pontas', afirmando que a admirava muito, não tinha nada contra ela e etc. O ex-jogador Dinei fez o mesmo "número". Monique segredou-lhe alguns detalhes sobre o que achava de algumas atitudes do Compadre Washington, ao que ele respondeu com voz branda: "Fica tranqüila, Monicão!". Saindo dali, foi direto comentar com o próprio Compadre e com Thiago.

"Não dê ouvidos a essa gentalha, meu filho!", avisaria com empáfia a mãe do Kiko (o ator Carlos Villagrán, do seriado "Chaves"). Ao que ele repetiria, no mesmo tom: "gentalha, gentalha!".
Não demorou muito para "A Fazenda 4" virar a "Turma do Bolinha" contra o "Clube da Luluzinha". Meninos, liderados por Gui Pádua - contra meninas, com as rédeas nas mãos de Joana Machado.

E a frase do dia na fazenda foi: "Há vida lá fora. Passando aquele portão, tem muita gente que gosta de vocês!" - filosofou com profundidade o ex-jogador Dinei, tentando animar os roceiros antes da eliminação. E durma com um barulho desses.

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias