Renato Kramer

"A Fazenda 4": Descer ou não descer do muro, eis a questão!

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Quem tá em cima do muro vai ficando no jogo, quem tá dando a cara pra bater vai saindo!", afirmou Joana Machado, a fazendeira da semana.

O cantor Marlon, que soltou a voz um tanto destreinada numa canção que versava sobre "pai", de um gosto um tanto duvidoso, também soltou os cachorros nas peoas que considera em cima do muro. "Pra mim, Valesca e Raquel não fedem nem cheiram no jogo!". Ao que Joana confirmou: "eu já avisei que é pra se abrir mais, dizer o que pensa, sair de cima do muro...eu já avisei!".

"Não comprar a briga de alguém agora é ficar em cima do muro!", resmungou Valesca Popozuda, contrariada. Referia-se ao episódio "Gui X Joana". Raquel, a Surfistinha também procurou defender-se. "Eu não vou ficar brigando pra depois ter que fazer as pazes na semana seguinte". Ou seja, pelo andar da carruagem, o muro permanecerá de pé.

Gui Pádua não perdeu algumas oportunidades para minar as relações entre os peões, como lhe é peculiar. Foi contar para Valesca que Joana tinha ido comentar sobre ela estar em cima do muro com Dinei. Depois, com o próprio ex-jogador, teceu comentários nada lisonjeiros em relação à Monique Evans, pintando-a como a fofoqueira da vez. Vai vendo! Aproveitou o embalo e falou para o ex-jogador que na verdade, Anna Markun é a mais leva-e-traz de todas.

Mas sem alarde, tudo muito na surdina - sem que um percebesse da conversa com o outro. Ardiloso, o moço.

"Ele vai tirar um por um. Ele vai fazer intriga com todos até ele botar todos pra fora, se deixar", declarou a personal trainer que já percebeu de perto com quem está lidando. Titia também. Ela pode até ter algumas atitudes infantis e imaturas, mas de boba ela não tem nada. Ao descer para a roça deu um conselho para Dinei: "continue sendo alegre...mas presta atenção nesse cara...ele vai fazer a cabeça de um por um, presta atenção!".

Mais tarde, na cozinha, Dinei teve a exata medida do que Titia estava falando. Gui Pádua perguntou a Dinei em quem ele pensava em votar. Dinei respondeu que em Raquel. Estrategicamente, como a Surfistinha não lhe oferece perigo, explicou ao ex-jogador por A mais B que seria melhor ele pensar bem e votar em quem os ameaçava. Resultado: Dinei saiu da cozinha afirmando que realmente ia pensar, que talvez não fosse o caso de votar na menina (Raquel) e isso e aquilo... E é nisto que o paraquedista é PHD: 'manipulador de mentes', como quis apelidá-lo Joana Machado.

Não mais que de repente, ouve-se a canção "Partido Alto", de Chico Buarque, em francês! Mais um ponto a favor da equipe de "A Fazenda 4": a trilha sonora está cada vez melhor.
Alguns peões - Joana, Valesca, Dinei e Raquel, a Surfistinha, reuniram-se para conversar na varanda. Joana : "É impressionante como esse mundo dá volta!". Dinei: "De tanto que você fala que quer ir, Deus quer que você fique!". Joana: "Tô falando da Dani...pessoa boa tá ali. Me identifiquei com ela, cara!". Popozuda e Surfistinha nem piscaram.

"Até fui falar pra ela: dá mais as cara se tu quiser ficar. Participa mais, não fica dormindo muito...só tô te falando porque gosto de ti, senão nem falava" - aconselhou Joana com visível sinceridade à sua ex-rival Dani Bolina. É...e pensar que logo na entrada da dançarina pela porta da fazenda, essa mesma Joana soltou entre dentes: "Era tudo o que me faltava: Dani Bolina!"

Muita volta o mundo ainda dará, pois não sabemos quem será o eliminado da semana. O jovem ator que não fez mal diretamente à ninguém, além de ter causado - sem querer, é claro - a expulsão de Duda Yankovich? A "velha e cansada" Titia, que, segundo Bolina tem idade para ser sua mãe e já deu ares de que quer sair? Ou a gauchinha dorminhoca que já avisou que se a irritarem mais um pouco vai botar fogo no bagulho?

O voto popular é soberano. Se a história se passasse no "País das Maravilhas", a Rainha de Copas simplesmente vociferaria: "Guardas: cortem-lhe a cabeça!". Uma coisa bem "bandida". E estaria resolvida a questão.

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias