Renato Kramer

"A Fazenda 4": Na contramão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Eu sou sincero, verdadeiro e prestativo - por isso quero ir até a fina!" - afirmou o belo modelo François ao ser questionado pelo apresentador Britto Jr. que motivos ele teria para permanecer na fazenda. Mas não permaneceu. Com 58% dos votos, o belo e bravo Paris foi o segundo eliminado da quarta edição de "A Fazenda".

Monique já argumentou com malemolência: "Eu tô curtindo demais, cara! Tô cheia de amigas, cheia de amigos...". Minha mãe, viva estivesse, certamente diria: "Ora, Bernadete, na igreja não eras tão devota!" sempre tive um pouco de dificuldade para entender no que exatamente se aplicava essa afirmação debochada de Dona Julieta, mas aqui ela parece ter encaixado claramente.

E Raquel, a Bruna Surfistinha, alegou que "A Fazenda" está sendo uma experiência muito intensa na vida dela. Intensa e interna, porque ninguém mais está percebendo isso em suas atitudes. Mas ela prometeu avanços: "O público não pode me tirar agora que estou começando a me soltar!". Vamos aguardar o resultado do processo de soltura de Bruna Surfistinha. Eu, sinceramente, não ponho muita fé, em todo o caso.

"Eu sou guerreiro de fé, nascido do fogo, forjado no aço" - foi a afirmação categórica feita por François que marcou inclusive o apresentador Britto Jr. "Você pode sair de cabeça erguida", disse a apresentador para o modelo. "Eu sou uma pessoa de caráter, uma pessoa correta. É essa a imagem que eu espero ter deixado". Com 58% dos votos, o belo François deixou a fazenda na noite passada.

Enquanto isso, cobras e lagartos continuam a ferver no caldeirão das bruxas. Anna Markun grita para Joana: "Eu adoraria ir pra roça com você". Joana, contrariada: "Não ta vendo que eu quero sair?". Anna rebate: "Então toca o sino!" (o candidato que tocar o sino sai do jogo). Joana, dona de si: "Eu saio quando eu quiser!". Adolescentes brigam desse jeitinho nos corredores das escolas.

Enquanto a "chapa" estava quente, a temperatura foi a mais baixa da história do reality: 4 graus centígrados. Houve uma certa animação na volta das duas peoas para a sede da fazenda. Titia chegou botando banca e gesticulando: "É nóis, é nóis!". Raquel, a Surfistinha, abriu a porta e, com as mãos no rosto logo foi dizendo chorosa: "Eu não acredito."

Eu também não acreditei muito no resultado dessa segunda noite de eliminação. Monique Evans, como disse o próprio Britto Jr., tem andado surpreendentemente quieta, falseando uma postura que não é dela, E está funcionando, por enquanto. Bruna Surfistinha, que também segundo Britto "as vezes some do jogo", também ganhou a simpatia do público.

Já o belo, bravo e jovem guerreiro, que abertamente dizia para quem quisesse ouvir que estava lá pelo jogo em si, em busca do prêmio de dois milhões de reais, batalhando do seu jeito, executando as suas tarefas, foi dispensado. Mas antes de retirar-se do jogo, recebeu um elogio envolvente de Titia. Ao pediram para que apontasse uma qualidade em François, Titia respondeu mais do que rapidamente: "Ele é lindo, organizado, deixa tudo arrumadinho... ele é o marido que toda a mulher queria ter!", confessou Titia com um certo olhar oblíquo...tão oblíquos e dissimulados quanto os da Capitu, de Machado de Assis.

Na brincadeira de troca de presentes com as características de cada participante, Valesca pegou a caixa que dizia: desequilibrada e ofereceu para Taciane. A modelo não achou muita graça. Respondeu tentando fazer ironia, mas soava falso: Desequilibrada eu? Eu saio logo é na porrada mesmo!".

Joana para fazendeira Valesca: "Eu não tenho mais vontade de ficar aqui não!". Valesca: "É, mas então vai pedir isso pra todo o mundo, não pra mim!" (já que ela, como fazendeira, tem direito de enviar um candidato direto pra roça) Esses arroubos soam temerários. Renata Banhara chegou a ameaçar sair. Na primeira oportunidade o público a tirou.

A verdade é que tanto os que ficam quanto os que saem, fizeram por merecer.

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias