Renato Kramer

Com formato de sucesso, 'revival' de 'Sai de Baixo' ainda mantém o frescor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em 2013, o canal Viva resolveu fazer um "revival" da sitcom de sucesso "Sai de Baixo", que ficou no ar nas noites de domingo da Rede Globo de 1996 a 2002. No último domingo (29), o Viva reapresentou o primeiro episódio desse revival.

No roteiro, os personagens que habitavam o apartamento do Arouche (SP) teriam sido convidados para um jantar no mesmo lugar onde habitaram por tanto tempo, mas que não lhes pertence mais.

A nova proprietária fez questão de ficar incógnita até que todos chegassem. Assim que voltaram ao palco os deliciosos personagens de Aracy Balabanian (Cassandra), Luis Gustavo (Vavá), Marisa Orth (Magda) e o impagável Caco Antibes de Miguel Falabella.

Para recepcioná-los, um mordomo com um sotaque francês um tanto suspeito, cujo nome era mudado de quando em vez: Jean Jacques, Jean Louis, Jean Phillipe, e assim por diante, realizado por ninguém menos do que Tony Ramos.

Para espanto geral, quando todos estão reunidos e muito curiosos para saber quem os convidara, quem seria a tal nova proprietária do apartamento do Arouche, aparece toda trabalhada no brilho e na peruca louro platinado a ex-criada da casa: Neide Aparecida (Márcia Cabrita), que por ter ganho processos trabalhistas de ex-patroas desavisadas, conseguiu ficar rica.


"Mas por dentro você continua pobre!", jogou-lhe na cara Caco Antibes que odeia pobre. "Não adianta se emperiquitar toda, e ficar parecendo uma lombriga de peruca loura, porque o teu DNA é de pobre!", exclamou Caco que teria passado uma temporada num spa (prisão) na Dinamarca.

Afora o charme da participação mais do que especial de Tony Ramos, o casal Magda e Caco roubou a cena do episódio. Magda, cheia de provérbios truncados e com suas belas pernas à mostra num indefectível tailleur azul celeste justo, esteve brilhante nesse retorno triunfal.

Caco Antibes, como sempre, comandou a massa, saindo do texto para salientar que Luis Gustavo, que já fora "Beto Rockefeller" ( TV Tupi,1968), Victor Valentin ("Ti Ti Ti" - Globo, 1985) e Mário Fofoca ("Ti Ti Ti" - Globo, 2010) —"um verdadeiro pilar da teledramaturgia brasileira, está aqui pagando esse mico!".

E investindo para cima de Araci Balabanian, que sempre procurou segurar o riso, mas por vezes nem ela conseguia, questionando como a atriz mantém a sua tão bela cútis assim como uma seda desde o século XVII. E, quando Cassandra menos espera, Caco avança sobre ela e diz com cara de tarado: "eu quero sexo, sexo, sexo" —só para desconcentrar a atriz.

Com o seu eterno ar de "adorável cafajeste", Caco Antibes chafurda no "politicamente incorreto" e delicia a plateia com as suas tiradas espirituosas. Assim como estão fazendo uma nova "Escolinha do Professor Raimundo", bem que poderiam fazer um novo "Sai de Baixo" —com um bom roteiro, o elenco certo nos papéis certos, esse formato sempre funciona.

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias