Renato Kramer

'Estou me sentindo uma índia velha', diz Luiz Fernando Guimarães sobre 'Acredita na Peruca'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Que saudades! Mas parece que eu vim aqui ontem!", declarou o ator Luiz Fernando Guimarães no "Programa do Jô" (Globo) desta terça-feira (19).

O ator, que acaba de estrear "Acredita Na Peruca" (Multishow), confessa que gosta muito de ficar no seu sítio. "Fico dois dias por semana, três, quatro ou cinco se der. Adoro aquilo lá! Adoro ficar sem fazer nada, adoro ficar pensando besteira, ficar com os bichos, mergulhar... Eu tenho tudo lá!", conclui.

Sobre o programa novo, Luiz Fernando comentou que é baseado numa peça de teatro que vai fazer —que também se passa num salão de cabeleireiros onde aparecem diversos personagens. Jô diz que assistiu trechos hilários do programa.

"Eu tô de mulher, uma coisa que eu nunca fiz na minha vida! De peruca, salto alto, o caramba. Ela se chama Eleonora, é dona do salão. Falida, vendeu tudo e apostou nesse salão. O pessoal que trabalha com ela é de quinta categoria, ninguém tem competência pra coisa nenhuma —e agora ela tá transformando esse salão em 'night club' pra ver se consegue algum dinheirinho extra", explica Guimarães.

Crédito: Guto Costa/Divulgação Luis Fernando Guimarães em cena do humorístico "Acredita da Peruca"
Luis Fernando Guimarães em cena do humorístico "Acredita da Peruca"

Ele esclarece que esse roteiro é de uma peça de teatro e que parou os ensaios quando recebeu a proposta de fazer no Multishow. "Virou um seriado, o pessoal tá gostando pra caramba, tô feliz da vida!", acrescenta.

Jô chama um trecho de "Acredita Na Peruca" no telão. "Essa peruca de franjinha é uma maravilha!", comenta o apresentador. "Olha, eu tô me sentindo uma índia velha quando eu olho! Eu tô uma monstra!", solta Guimarães.

"A peça era um monólogo, já no programa tem muitos atores maravilhosos. Consegui reunir uma turma muito boa. Eu deixei a peça de lado pra me dedicar ao programa. Já gravamos todos os vinte episódios. Vocês vão ver, são ótimos. O primeiro não tá tão bom, mas já foi, já passou...estreia, né? A gente fica muito exigente!", afirma o ator.

"Você gosta de se ver?", pergunta Jô. "É difícil a gente se ver, né? A gente se critica. Eu não gosto muito, não", confessa Guimarães.

Sobre a criação de "Eleonora", Luiz Fernando conta que se inspirou em uma amiga sua, Marlene Cury. "Ela é de Salvador, baiana, e ela fala horrores para as pessoas. Mas com uma dignidade! Ela fala porque ela tem essa necessidade 'supersincera' de ser".

"O que eu acho legal é que não é uma caricatura, é uma personagem!", diz Jô Soares. "Saiu o Luiz Fernando e entrou uma mulher de peruca que de repente não é mais peruca – é o cabelo dela, o jeito dela. Não é caricato", reafirma.

"Eu não sou um ator, eu sou um comediante. Eu nunca penso que eu tô fazendo um personagem verdadeiramente. Eu sempre acho que eu estou apresentando um personagem para o público através da minha pessoa. Então de repente, você achar que eu tô fazendo uma mulher de verdade, pra mim é um luxo! É um elogio danado, porque pra mim sou eu ali de mulher", encerra Luiz Fernando Guimarães não sem antes tecer por sua vez grandes elogios ao roteirista e diretor de "Acredita Na Peruca" Charles Möeller.

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias