Renato Kramer

Em Pernambuco, atores globais participam de encenação de 'Paixão de Cristo de Nova Jerusalém'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Depois de uma brilhante atuação no espetáculo "Jesus Cristo Superstar" (2014), de Jorge Takla, o ator Igor Rickli volta a dar vida ao Nazareno no que é considerado um dos maiores espetáculos da Terra: a "Paixão de Cristo de Nova Jerusalém", no agreste de Pernambuco.

Rickli fez recentemente uma participação muito especial na novela "Alto Astral" (Globo), vivendo o rei sedutor Mohammed Abdulah Al-Masi, que deixou a Samantha Paranormal (Cláudia Raia) completamente arriada depois de uma "caliente" noite de núpcias.

Ao dar vida a um personagem tão importante no imaginário popular e sagrado, Igor já havia confessado o quanto isso o transformara durante o processo de montagem e especialmente durante as apresentações do clássico musical da Broadway. Dono de uma grande disciplina profissional, aprimorou o seu trabalho vocal ao ponto de conseguir dar um show à parte a cada interpretação sua das canções da famosa "ópera rock". O Jesus Cristo de Rickli era um verdadeiro "Superstar".

Agora, nessa experiência, apresentando-se para um público estimado em 10 mil pessoas por sessão, tudo foi grandemente ampliado: a emoção, a entrega e o aprendizado.

Crédito: Percio Campos/Efe Apresentação de 'Paixão de Cristo de Nova Jerusalém' em Brejo da Madre de Deus, Pernambuco
Apresentação de 'Paixão de Cristo de Nova Jerusalém' em Brejo da Madre de Deus, Pernambuco

Tive a oportunidade de assistir a quatro apresentações esporádicas de "Jesus Cristo Superstar". E a cada vez o ator conseguiu envolver e emocionar mais, quando isso já nem parecia ser mais possível.

"Você conseguiu estar ainda melhor hoje", cheguei a comentar com Igor. Abrindo o seu sorriso luminoso e olhando fixo com os seus olhos de um azul transparente, o ator respondeu humildemente: "Mesmo? Que bom ouvir isso. Fico sempre tentando aperfeiçoar, dar um passo adiante. Gentileza sua me dizer". Rickli é assim: encanta com a sua beleza desconcertante, cativa com a sua simpatia e simplicidade e angaria a admiração e respeito pelo carinho, garra e dedicação que encara a sua arte. Um tipo raro de ator nos dias de hoje.

Ainda em suas declarações sobre a força do personagem Cristo em sua vida, Igor faz questão de ressaltar o quanto o seu pai foi importante em trazer até ele os ensinamentos do Nazareno. "Meu pai tem o maior orgulho de ter o sobrenome Christofor, que quer dizer 'aquele que carregou Cristo'. Ele é uma figura, professor de História, declamava poesias, um grande artista o meu pai! E ele sempre me aproximou muito dos ensinamentos de Cristo. Tive muita sorte de tê-lo como base", declarou o ator.

Entre os quase 40 atores e por volta de 300 figurantes, o elenco de "A Paixão de Cristo" de Nova Jerusalém (PE) conta ainda com os globais Humberto Martins como Pilatos e Paloma Bernardi como a Virgem Maria.

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias