Renato Kramer

'Sou um grande fanfarrão perto desses grandes atores', brinca Alexandre Nero no 'Melhores do Ano'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No último domingo (28), o "Domingão do Faustão" (Globo) elegeu na 19ª edição do "Troféu Domingão" – "Os Melhores do Ano", segundo indicações dos funcionários da emissora.

Na categoria "ator/atriz mirim" concorriam Geytsa Garcia (a Pituca de "Meu Pedacinho de Chão"), Giovanna Rispoli (a Cláudia de "Boogie Oogie") e Tomás Sampaio (o Serelepe de "Meu Pedacinho de Chão"). Quem vence é Giovanna Rispoli, que está muito bem na novela. Eu daria o troféu para o carismático Tomás, que brilhou e emocionou como "Serelepe": "Espero que tenha sido a primeira de muitas novelas!", declarou o talentoso menino.

A primeira música das concorrentes à melhor do ano a se apresentar foi com a dupla Marcos e Belutti: "Domingo de Manhã" (Bruno Caliman). Na categoria jornalismo apresentador concorreram Evaristo Costa ("Jornal Hoje"), Renata Vasconcellos ("Jornal Nacional") e Sandra Annemberg ("Jornal Hoje"). Evaristo vence, mas não estava presente. "O Evaristo está de férias, desapareceu e vai receber o troféu dele pelo Sedex!", declarou o apresentador.

Na categoria jornalismo repórter, que estreou esse ano no "Troféu Domingão", disputaram Caco Barcellos ("Profissão Repórter"), Ernesto Paglia e Fernanda Gentil ("Globo Esporte"). Vence a jovem Fernanda Gentil, que é muito aplaudida em seu belo longo vermelho sangue. É inegável a qualidade do trabalho da moça, mas é preciso lembrar que a grande maioria do pessoal que vota em disputas pela internet é uma turma mais jovem que se identifica mais facilmente com o trabalho dos seus iguais.

Como atriz revelação concorriam Chandelly Braz (a Manoela de "Geração Brasil"), Josie Pessoa (a Eduarda de "Império") e Paula Barbosa (a ótima Gina de "Meu Pedacinho de Chão"). Mas é Josie Pessoa quem leva o troféu. "Realmente eu estou muito emocionada de estar aqui hoje", declarou a atriz com a voz embargada e ofereceu o prêmio ao autor de "Império", Aguinaldo Silva. "Obrigada a todo o mundo que tornou esse sonho em realidade", concluiu.

A segunda canção finalista apresentada foi "Diz Pra Mim" com a banda Malta, da trilha da novela "Alto Astral". Como ator coadjuvante concorreram Aílton Graça (a Xana de "Império"), Lázaro Ramos (o Brian de "Geração Brasil") e Luis Miranda (a Dorothy de "Geração Brasil"). "E depois ainda tem gente imbecil que diz que negro só se dá bem no esporte! Hoje a raça negra está aqui, ó, dando um banho na galera!", comenta o apresentador em referindo-se aos três atores. Aílton leva o troféu muito merecidamente. "Eu me cuido muito para não cair na caricatura, porque é uma linha muito tênue", afirma o colega de elenco de Paulo Betti (Téo Pereira).

Na categoria comédia concorreram Leandro Hassum, Marcelo Adnet e Rodrigo Sant'Anna. Venceu Hassum que, 21 kg mais magro, confessou que ser gordo era apenas uma de suas piadas. Como ator revelação estavam na disputa Chay Sued (o Zé Alfredo jovem de "Império"), Irandhir Santos (o Zelão de "Meu Pedacinho de Chão") e Jesuita Barbosa (o Alan de "O Rebu"). Venceu Chay Sued, que estreou muito bem, mas o trabalho de Irandhir como Zelão sem dúvida foi mais completo.

Como atriz coadjuvante concorreram Andréia Horta (a Maria Clara), Drica Moraes (a Cora) e Marina Ruy Barbosa (a Ísis) – todas da novela "Império". Venceu Drica, com todo o louvor. "Viu gente, eu estou bem!", declarou a atriz que precisou se afastar da novela por motivo de saúde. "O que eu tive foi uma estafa. Fiz todos os exames e estou ótima, não tenho nada de grave. Em breve estarei de volta, não sei como o Aguinaldo Silva vai resolver isso!", declarou a atriz que dedicou o troféu ao filho Matheus.


A terceira música finalista foi a abertura da novela "Geração Brasil": "País do Futebol", com MC Guimê. Na também nova categoria "Atriz de Série e Minisérie" estavam concorrendo Fernanda Torres (a Fátima de "Tapas & Beijos"), Isis Valverde (a Antônia de "Amores Roubados") e Luana Piovani (a Vera de "Dupla Identidade"). O troféu foi para Fernanda Torres que comemorou muito: "Finalmente!", disse a atriz depois de ter sido indicada muitas vezes na categoria comédia e não vencer. "Eu quero concorrer ao maior número de indicações sem levar o prêmio", brincara a atriz antes de saber o veredicto.

Como melhor cantor venceu pela quarta vez o jovem Luan Santana, que concorreu com Lucas Lucco e Thiaguinho. O vencedor cantou o seu hit "Eu, Você, Dois Filhos e um Cachorro - Cê Topa?", para delírio da garotada da plateia. O melhor ator de série e minisérie, categoria também estreando este ano, foi eleito Bruno Gagliasso (o Edu de "Dupla Identidade"), que venceu Cauã Reymond (o Leandro de "Amores Roubados") e Vladimir Brichta (o Armane de "Tapas & Beijos"). "Cara, eu tô muito feliz por conta desse personagem que eu queria muito fazer, eu fui atrás, pedi pra fazer o teste, passei, e fiz com muito tesão!", declarou Gagliasso.

E a "Música do Ano" foi "Diz Pra Mim", da banda Malta, vencedora do Superstar. "A gente tá muito honrado", declarou o vocalista Bruno, "e pensar que sete meses atrás a gente tava tocando em barzinho! Estamos sem palavras, eu não esperava".

Na categoria atriz de novela concorreram Bruna Linzmeyer (a Juliana em "Meu Pedacinho de Chão"), Cláudia Abreu (a Pamela Parker de "Geração Brasil") e Lília Cabral (a Maria Marta de "Império"). "Você ganha dois salários, um como atriz e outro por esses olhos de led?", pergunta o apresentador para Linzmeyer que ilumina a telinha com seus olhos azuis cintilantes. Claudia Abreu fez um discurso de agradecimento antes mesmo de saber que tinha vencido. A própria atriz apostava em Lília Cabral. Lília, que faz um trabalho brilhante em "Império", confessou ter muito orgulho por sua única filha Giulia seguir a carreira de atriz.

Como melhor cantora concorreram Cláudia Leitte, Ivete Sangalo (que já vencera oito vezes) e Paula Fernandes. Claudia Leitte vence e canta a sua canção "Dekolê". Ivete e Paula dançam juntas nos bastidores cheias de energia. Claudia divide o prêmio com as duas, confessando que as admira muito, e dedica-o aos filhos.

E encerrando, a 15ª categoria ator de novela, disputavam Alexandre Nero (o Zé Alfredo de "Império"), Murilo Benício (o Jonas Marra de "Geração Brasil") e Osmar Prado (o Cel. Epaminondas de "Meu Pedacinho de Chão"). "Sempre tive muita sorte com os personagens que o Benedito Ruy Barbosa me deu", confidencia Osmar. "Que chance que eu tenho de concorrer com um imperador em ascensão com o nome de Alexandre Nero! Nero botou fogo em Roma, Alexandre botou fogo no Brasil! E olha a quantidade de cabelo que ele tem! Eu vim aqui para ser humilhado!", brinca o excelente Osmar Prado.

Nero vence e é recebido de pé pela plateia. "Eu sou um grande fanfarrão perto desses dois grandes atores. Estar aqui no meio desses dois é meio surreal. Estar concorrendo com Osmar Prado e Murilo Benício é muito maluco. Ser do cast televisivo ainda não caiu a ficha para mim!". O ator agradece ao elenco e à direção da novela "Império" e a Aguinaldo Silva, "que enfrentou tudo e todos para apostar em mim! São esses malucos que movem o mundo. Eu quero o Aguinaldo sempre perto de mim", conclui o ator dedicando o troféu aos seus colegas de teatro de Curitiba (PR).

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias