Renato Kramer

Show de musa da Jovem Guarda leva plateia ao delírio em São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A cantora Wanderléa provou mais uma vez no palco do Sesc Vila Mariana (SP), na noite desta sexta-feira (12), que quem é rainha nunca perde mesmo a majestade.

O show foi o lançamento oficial em São Paulo do seu segundo DVD, "Wanderléa Maravilhosa", produzido por Lalo Califórnia e Thiago Marques Luiz. O rico repertório é o mesmo do seu disco original de 1972, quando então fazia uma transição da doce e meiga "Ternurinha" para um estilo mais arrojado – posando para a capa do LP com uma exótica peruca loura black-power.

Compositores como Hyldon ("Vida Maneira", "Deixa"), Gilberto Gil ("Back In Bahia"), Jorge Mautner ("Ginga da Mandinga"), Nonato Buzar ("Badalação"), Jards Macalé ("Pula Pula"), José Renato ("Telegrama") e Caetano Veloso ("Chuva, Suor e Cerveja") estão presentes no segundo DVD de Wanderléa.

Os chorinhos "Casaquinho de Tricot" (Paulo Barbosa) e "Uva de Caminhão" (Assis Valente) têm destaque especial no show, numa bela homenagem à Carmen Miranda —culminando com o hit da "brazilian bombshell": "Chica Chica Boom Chic" (Harry Warren e Mack Gordon).

Crédito: Zé Carlos Barretta/Folhapress A cantora Wanderléa
A cantora Wanderléa

Dos grandes parceiros da Ternurinha em tempos de "Jovem Guarda" só se faz presente o compositor que lhe proporcionou muitos sucessos: Rossini Pinto, com a deliciosa balada romântica "Mata-me Depressa". A plateia do teatro do Sesc Vila Mariana, com lotação esgotada com semanas de antecedência, aplaudiu e vibrou muito ao final de cada música. Mas ninguém se torna "musa" de um movimento impunemente.

Wanderléa, a "rainha da Jovem Guarda", não pretendia cantar nenhum dos seus sucessos daquelas belas tardes de domingo quando apresentava o musical ao lado de Roberto e Erasmo Carlos. Mas não conseguiu. O público em pé, entre gritos de "maravilhosa", "te amo Wanderléa", implorava que ela revivesse a Ternurinha, gritando títulos de hits seus. Como não ceder aos fãs tão ardorosos que a acompanham há tanto tempo com tanto carinho?

E assim a plateia veio abaixo quando Wanderléa colocou a mãozinha no quadril como sempre fazia nos anos 60 no palco da TV Record, no programa "Jovem Guarda", e soltou: "Exército do Surf", "Estou com Raiva de Você", "É o Tempo do Amor", "Boa Noite, Meu Bem". E levou todos ao delírio ao cantar e ouvir em uníssono o coro da plateia no seu hit máximo "Pare o Casamento".

Ainda hoje (13) a cantora se apresenta em Fortaleza, no Siará Hall. Para quem perdeu em São Paulo, a cantora fará uma nova apresentação do "Wanderléa Maravilhosa" no próximo dia 29 de outubro, no Teatro NET SP. Antes disso, se apresentará com outro repertório nos dias 3 e 4 de outubro, no Sesc Santo Amaro (SP).

Carisma decididamente não se explica. E Wanderléa é carisma puro. Cinquenta anos de carreira, em plena forma, esbanjando beleza, energia e talento. Coisas de rainha.

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias