Renato Kramer

Reunião de cúpula dos Barata rouba a cena de 'Geração Brasil'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A novela "Geração Brasil" (Globo) terminou a última semana com uma divertidíssima reunião da família Barata —liderada pelo comerciante Haroldo Barata Filho (Leandro Hassum).

A ideia de reunir a família barata com tipos caricatos e muito bem delineados, cheios de humor, vividos pelo próprio comediante Leandro Hassum, que no caso, contracenava com mais quatro personas feitas por ele mesmo, foi a melhor sacada do roteirista no andamento atual da novela.

Assim que Haroldo Barata recebeu para a reunião de família os seus diversificados primos: o arretado nordestino Barata D'Água; o invocado e mafioso Barata do Mato, da região do Pantanal; a deliciosa Barata Cascuda. "Você está mais magra!", mente-lhe Haroldo para agradá-la, mas Cascuda que é não se deixa levar pelo falso elogio.

E, como não poderia deixar de ser, como numa provocação costumeira, o Barata Gaúcho que veio à caráter lá dos pampas, tomando chimarrão, de lenço vermelho e tudo, mas defendendo outro tipo de C.T.G. (Centro de Tradições Gaúchas), o dele é o Centro de Tradições Gays. Mas bah, tchê! A gauchada fica nos cascos com essas insinuações! Mas é claro que tudo foi realizado em alto estilo e no maior bom gosto.


Hassum deu um show de humor ao realizar a reunião de cúpula dos Barata. Sem perder o fio da meada, Haroldo conseguiu contracenar com os quatro primos sem perder o foco, e cada um deles sem perder as suas divertidas e diferenciadas características. Um único senão é que, depois dessa cena em que só Hassum interpretava e contracenava com ele mesmo com maestria, ficou um tanto difícil retomar o fio da meada da novela em si. A cena parecia ligeiramente deslocada do todo, como se tivesse sido um esquete de um programa de humor.

De qualquer forma, foi sacada de gênio. E resta saber se ainda haverão outras assembleias dos Baratas, pois deu um colorido especial para a trama e, sem dúvida, deveria voltar a acontecer. Uma reunião quinzenal já daria o tempero necessário para o humorista se soltar melhor, já que só com o Barata apaixonado e sendo rejeitado por Verônica (Taís Araújo) o ator não estava tendo a oportunidade de mostrar todo o seu talento cômico.

O negócio é o autor e a direção equacionarem com calma as intervenções da família Barata, para não ficarem estanques e fluírem melhor na trama. Quanto aos espectadores, resta-nos darmos início a uma campanha #voltaclãdosbarata!

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias