Renato Kramer

Adriane Galisteu é "Uma Mulher do Outro Mundo"

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Trata-se de uma comédia inglesa, com certeza! "Uma Mulher do Outro Mundo" (Blithe Spirit) de Sir Noel Coward, traz a apresentadora Adriane Galisteu vivendo uma alma penada.

Charles Condomine (Jairo Mattos), famoso escritor, necessita de elementos para escrever um novo livro. Para tal, junto a sua segunda esposa Ruth (Lúcia Veríssimo), resolve convidar a conceituada médium Madame Arcati (Iara Jamra) para um jantar seguido de uma sessão espírita.

De início totalmente incrédulo, Charles se vê em palpos de aranha ao perceber que Madame Arcati tem realmente poderes especiais e, para o seu infortúnio, traz de volta do além a sua ex-esposa Elvira (Adriane Galisteu).

Esse é só o começo da comédia bem no estilo "vaudeville" que está em cartaz no "Teatro das Artes" (no Shopping Eldorado, em São Paulo), com uma produção refinada e uma direção ágil de Alexandre Reinecke.

Jairo Mattos, experiente e talentoso ator de televisão e teatro, comanda o espetáculo com maestria. É o mundo da sua personagem que vira de cabeça para baixo com a inesperada intervenção do plano espiritual. Para transtorná-lo ainda mais, não só a alma da falecida volta como só ele pode vê-la. Essa angústia leva a personagem a situações constrangedoras e cômicas muito bem conduzidas pelo ator.

Ruth, a atual esposa do escritor, é vivida por Lúcia Veríssimo. A atriz esbanja beleza e elegância no palco, com um tempo de comédia bastante apurado. Forma uma dupla muito funcional com Jairo Mattos, criando a química necessária para o distinto casal. O tempo foi generoso com Lúcia Veríssimo: está jovial e bela como sempre.

Iara Jamra é a impagável Madame Arcati. Personagem delicioso, que deu à Ângela Lansbury o Tony de melhor atriz em 2009, Iara aparece em cena num tipo muito bem elaborado, dando à personagem a aura carismática e engraçada que ela exige.

A aparição de Adriane Galisteu no espetáculo é triunfal. Com a competente iluminação de Wagner Freire, Adriane surge em cena num facho de luz fortíssimo, envolta num vestido longo, branco e esvoaçante, em sua mais plena forma.

A apresentadora faz a alma penada de Elvira com graça e muita sutileza, complementando o bom gosto do todo. Galisteu desliza pelo palco, com os pés descalços, os cabelos muito louros, longos e lisos, enchendo de charme e verossimilhança a sua Elvira.

Também no elenco, os não menos talentosos Márcio de Luca (Dr. Bradman) e Daniela Mustafci (Edith, a empregada). A produção é formada por um time de craques. O texto foi traduzido por Miguel Paiva. A cenografia é de José de Anchieta. O figurino caprichado, especialmente nos modelos usados por Lúcia Veríssimo, é de Fábio Namatame.

"Uma Mulher do Outro Mundo" é uma comédia bem no estilo inglês escrita em 1941, mas que se mostra universal e atemporal. Demonstra, principalmente, que é possível fazer rir e refletir com muita classe e sofisticação. Em cartaz até 27 de maio.

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias