Celebridades

Sertanejos reagem à crítica de Zeca Camargo à comoção por morte de Cristiano Araújo; veja

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A crônica de Zeca Camargo sobre a morte de Cristiano Araújo, que irritou fãs do cantor neste domingo (28), provocou reações também de outros músicos do sertanejo.

Nomes famosos do gênero usaram as rede sociais nesta segunda-feira (29) para protestar contra o texto do apresentador, que comparou a comoção pela morte de Cristiano à moda dos livros de colorir para adultos, "acusados de destacar a pobreza da alma cultural brasileira".

Zeca Camargo: Cobertura da morte de Cristiano Araújo reflete empobrecimento da pauta cultural

O texto foi exibido no "Jornal das Dez" (Globo News). Nele, Camargo argumenta que o abalo nacional gerado pela trágica morte do músico está ligado ao desejo "por uma catarse, um evento maior, que nos une pela emoção", e questiona: "Como fomos capazes de nos seduzir emocionalmente por uma figura relativamente desconhecida?"

Em seu perfil oficial no Instagram, a dupla Henrique e Juliano publicou uma imagem de um vaso sanitário com o nome do apresentador. "Zeca Camargo, tive o desprazer de ouvir suas palavras na televisão e é claro que fiquei espantado com o tamanho do teu despreparo e incompetência. O senhor estava sob efeito de alguma droga?", escreveram, na legenda da postagem.

Rodolffo, da dupla Israel e Rodolffo, definiu a crônica como a expressão de um "jornalismo preguiçoso, baseado em achismos e com um tom sarcástico de muito mal gosto, para não dizer maldoso", feito por um "pseudo-intelectual que conhece o mundo, mas não tira um tempo para pesquisar sobre a complexidade da cultura do seu país e respeitar as diferenças musicais".

Bruno Belutti, da dupla Marcos e Belutti, afirmou que a classe artística do gênero se sentiu "ofendida" pela crônica. "Nós sabemos muito bem o que fazemos, o quanto lutamos, o que defendemos e o quanto as pessoas nos seguem por esse Brasilzão. A única coisa que peço é respeito."

As duplas Munhoz e Mariano, Zé Vitor e Ryan e Conrado e Aleksandro também se manifestaram sobre o assunto na web. A maioria dos sertanejos que protestaram contra o texto publicaram fotos com as mãos nos ouvidos.

Por causa da reação negativa à crítica na internet, o nome do apresentador chegou aos trending topics (assuntos mais comentados) do Twitter no Brasil.


Em participação do "Vídeo Show" (Globo) desta segunda, Camargo se retratou pelas declarações e disse que foi mal interpretado.

"Escrevi um comentário na GloboNews sobre essa cobertura [da morte do sertanejo] e acabei sendo mal interpretado por alguns fãs. Gostaria de deixar claro que tenho a maior admiração pelo Cristiano, que não está mais com a gente. Por qualquer artista tenho, sobretudo, muito respeito. Queria me desculpar com quem, talvez, tenha entendido errado", disse o apresentador.

"A gente tem essa cultura maravilhosa, temos que celebrar tudo que temos no Brasil. Tudo o que a gente faz é cultura, desde o sertanejo até o pop rock."

ACIDENTE

Cristiano voltava de um show em Itumbiara (a 200 km de Goiânia) com sua namorada, Allana de Moraes, na última quarta-feira (24), quando o veículo em que eles estavam, uma Land Rover, saiu da pista na altura do km 614 da rodovia BR-153, entre as cidades de Goiatuba e Morrinhos, em Goiás, e capotou no canteiro central por volta das 3h15.

A namorada do músico foi atirada para fora do veículo, não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local do acidente.

Ele chegou a ser socorrido e levado em estado grave para o Hospital Municipal de Morrinhos, onde recebeu os primeiros atendimentos.

O cantor foi transferido de helicóptero para Goiânia, mas chegou ao Hospital de Urgência com morte encefálica.

Os corpos foram velados por cerca de 15 horas entre a noite de quarta e a manhã de quinta, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, e enterrados em túmulos próximos no Cemitério Jardim das Palmeiras.


Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias