Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Você viu?
Descrição de chapéu Filmes Livros Todas

E quando as 'Meninas Malvadas' crescem e viram mulheres?

Autora de livro que inspirou filme agora ajuda adultas que seguem buscando validação social

Cena do filme 'Meninas Malvadas', de 2024 - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Hannah Seligson
The New York Times

Rosalind Wiseman recebe regularmente emails de mulheres que acham que vão surpreendê-la com a seguinte revelação: "Você nunca vai acreditar nisso: 'Meu trabalho é como o ensino médio'."

No entanto, Wiseman não se abala. "Claro que posso acreditar", disse ela. Sua resposta é um discurso motivacional que mais ou menos diz o seguinte: "Lembro a elas que não são fracas porque são afetadas por essas dinâmicas. E que, mesmo que tenhamos deixado nossa adolescência para trás, somos impulsionadas a nos sentir valorizadas pelos grupos aos quais estamos conectadas, e a maioria de nós fará qualquer coisa para evitar constrangimento e vergonha. Não é uma oportunidade para atacar as pessoas em retaliação, não importa o quão horrível a outra pessoa seja".

Décadas após o ensino médio, mulheres procuram Wiseman porque a conhecem como autora de "Meninas Malvadas: Como Ajudar sua Filha a Lidar com Panelinhas, Fofocas, Namorados e Novas Realidades do Mundo das Garotas", a inspiração para o cultuado filme "Meninas Malvadas", de 2004. O filme trouxe a taxonomia de papéis de grupos de garotas de Wiseman —a rainha do drama, a banqueira (a fornecedora de fofocas) e a parceira— para a tela grande, e retratou de forma cômica um conjunto de comportamentos que Wiseman argumentou serem generalizados entre garotas e mulheres, mas que careciam de definição e validação social.

Embora as meninas malvadas nos filmes de Tina Fey não tenham crescido —a adaptação do musical "Meninas Malvadas", lançada no último dia 11, também se passa no ensino médio—, as de Wiseman sim. Hoje em dia, ela passa a maior parte do tempo em circuitos globais de palestras e consultorias, trabalhando com escolas, agências governamentais e empresas. Seus clientes incluem o Departamento de Estado, UBS Financial Services e o Massachusetts Institute of Technology Media Lab. Segundo Wiseman, metade de seu trabalho é com adultos.

Pode parecer um pouco sombrio —ou até mesmo retrógrado— falar sobre meninas malvadas em 2024. A camaradagem feminina parece ser a ordem do dia, impulsionando fenômenos culturais como a bilionária turnê Eras de Taylor Swift e o sucesso de bilheteria do filme "Barbie", de Greta Gerwig. O movimento #girlboss e o feminismo "Lean In" de Sheryl Sandberg tentaram capacitar as mulheres no local de trabalho, e a "teoria do brilho" enfatizou a importância de elevar outras mulheres ao longo do caminho para o sucesso profissional. Mas parece que ainda há uma vida inteira de condicionamento social enraizado para desfazer, de acordo com Wiseman.

"A raiz de muitos dos desafios que as mulheres enfrentam no trabalho e nas relações umas com as outras vem do fato de as mulheres não terem caminhos tradicionais para o poder", disse ela. "Quando você é restrita desses poderes, você exerce poder de maneiras mais passivo-agressivas".

Ou, como Lindsay Lohan colocou no "Meninas Malvadas" original: "No mundo das garotas, todas as brigas tinham que ser sorrateiras".

MUNDO ADULTO

Em uma tarde de dezembro recente, Wiseman, de 54 anos, recebeu uma ligação de uma grande empresa sobre um problema de bullying que ela disse ter com um grupo de mulheres, o que levou algumas pessoas a pedirem demissão. Ela estava em casa em Boulder, Colorado, onde mora com o marido e ocasionalmente com seus dois filhos universitários.

Embora seja uma palestrante internacionalmente procurada, Wiseman não está obcecada com a autopromoção e evita frases de efeito cativantes. Ela ainda não alcançou 2.000 seguidores no Instagram. E também acusou Fey e a Paramount Pictures de não lhe dar o devido crédito por suas contribuições para a franquia. Um porta-voz da Paramount disse que Fey não estava envolvida na compra inicial de "Meninas Malvadas" em 2002; Fey disse que não iria comentar.

Muitos dos projetos de Wiseman nos anos desde "Meninas Malvadas" não foram particularmente comerciais, e ela se expandiu além do assunto pelo qual é mais conhecida. Seu livro mais recente é "Courageous Discomfort: How to Have Important, Brave, Life-Changing Conversations about Race and Racism" ("Desconforto Corajoso: Como Ter Conversas Importantes, Corajosas e Transformadoras sobre Raça e Racismo" em tradução livre), que ela escreveu com Shanterra McBride, uma pregadora e especialista em desenvolvimento juvenil.

Wiseman tem a aparência de uma confidente sã e equilibrada para quem se pode recorrer em busca de conselhos sobre problemas interpessoais complicados, porque ela já viu de tudo. Ela já foi convidada para mediar um grupo de amigos adultos, mas recusou. "Eu não faço aconselhamento individual", disse ela.

Os adultos não vieram de forma particularmente fácil ou natural para Wiseman. Ela se expandiu além dos adolescentes, disse ela, depois de perceber que "tinha mais compaixão pelos jovens do que pelos adultos".

"Isso não está certo", disse ela. "Eu precisava ouvir os adultos sobre as situações em que estavam e depois criar estratégias que funcionassem para eles."

Porém, isso não é completamente terra incógnita para Wiseman. Em 2006, ela seguiu "Meninas Malvadas" com "Queen Bee Moms and Kingpin Dads: Dealing with the Parents, Teachers, Coaches and Counselors Who Can Make —or Break— Your Child’s Future" ("Mães de Meninas Malvadas e Pais de Reizinhos: Lidando com os Pais, Professores, Treinadores e Conselheiros que Podem Fazer —ou Destruir— o Futuro do seu Filho" em tradução livre), abordando reuniões de associação de pais e mestres, estilos de criação conflitantes e outros "minas terrestres" cotidianas que os adultos enfrentam.

O terreno social de hoje oferece ainda mais fóruns para conflitos potenciais. Grupos de mães online, por exemplo, podem ser repletos de "agressividade passiva, maldade e conversas que saem dos trilhos", disse Wiseman, piorado pelo fato de que "talvez o que você esteja vendo no grupo do Facebook não seja a totalidade da situação".

O ambiente de trabalho moderno pode trazer sua própria mistura intensa de dinâmicas sociais. Quando CEOs corporativos e representantes de recursos humanos procuram Wiseman, geralmente é para pedir ajuda para lidar com questões como recrutamento, alta rotatividade de funcionários e cultura da empresa, que podem afetar seus resultados financeiros. Acima de tudo, ela disse, eles querem que ela lide com o que muitos executivos chamam de "assustador" —ou seja, nossas emoções e como gerenciá-las.

Ela vê mulheres recuarem quando um colega rouba suas ideias porque têm medo demais de confrontá-los. Ela vê mulheres que evitam celebrar suas conquistas por medo de deixar outras mulheres com inveja. Em outras palavras, ela vê alguns dos mesmos temas que documentou em "Meninas Malvadas".

"As pessoas ficarão com raiva de mim se eu me defender" é um refrão comum, disse Wiseman. "Se eu disser não, então sou má" é outro, disse ela.

DRAMA NA HORA DO CAFEZINHO

Não há quedas de confiança envolvidas na prática de Wiseman. Em vez disso, em workshops e apresentações, ela vem equipada com um arsenal de perguntas com as quais orienta as mulheres sobre como lidar com sentimentos de raiva e inveja.

"Parte da magia de Rosalind é que ela faz as pessoas se sentirem tão vistas e concordarem que: 'Sim, essa é minha experiência vivida no local de trabalho'", disse Jenna Lange, fundadora da Lange International, uma empresa global de comunicação empresarial.

No último ano, Wiseman colaborou com Lange em várias apresentações para mulheres em grandes empresas de tecnologia. "O fluxo da experiência é que fazemos perguntas como: Por que você está se segurando para expressar sua raiva? Onde você aprendeu isso?", disse Lange. Então ela e Wiseman trabalham juntas, interpretando diferentes cenários com as participantes.

Depois de um desentendimento no trabalho, em vez de ficar em silêncio e depois sair furiosa e contar para outro colega ou amigo: "Não acredito que ela fez isso", Wiseman propõe dizer: "A maneira como você está falando comigo não parece que você realmente quer saber minha resposta. Isso está correto?". Se alguém em uma reunião não lhe dá o devido crédito, Lange sugere dizer: "Eu realmente apreciaria se da próxima vez você não pegasse minha ideia e a promovesse como sua própria".

As expectativas sobre como as mulheres devem agir no trabalho evoluíram sutilmente. Há quinze anos, disse Lange, o mundo corporativo estava incentivando as mulheres a serem mais agressivas. Agora, o foco está mais na assertividade —que é diferente da agressão— e em dar às mulheres ferramentas "para estabelecer limites e comunicar claramente quando alguém as prejudicou", acrescentou Lange.

Porque a teoria da garota má de Wiseman aponta para desequilíbrios de poder entre homens e mulheres como uma causa fundamental das disparidades no local de trabalho, os ensinamentos da dupla sobre assertividade também podem ser direcionados para ajudar as mulheres a pedir aumentos e promoções. Neste mês, ela fez uma apresentação para o grupo Women in Tech da Microsoft, focando em como voltar à mesa de negociação depois de obter um título melhor ou mais dinheiro.

Wiseman não está sozinha em sua crença de que navegar por esses desafios no local de trabalho envolve desaprender algumas das lições da infância. Rachel Simmons, uma coach de carreira certificada que publicou um livro sobre a "cultura oculta da agressão" entre meninas no mesmo ano em que Wiseman lançou "Meninas Malvadas", disse que viu mulheres lutarem com velhos problemas adolescentes sobre agradabilidade que podem prejudicar seu avanço profissional.

"Vejo como a forma como as mulheres são socializadas na infância entra em conflito com o ambiente de trabalho, mas acho que as mulheres estão em grande parte desconectadas desse entendimento", disse Simmons.

O LEGADO DA GAROTA MÁ

A figura da garota má é ao mesmo tempo duradoura e em constante mudança, e alguns dizem que o arquétipo de Wiseman há muito tempo deveria ser retirado de um pedestal.

Charlotte Jacobs, professora da Escola de Pós-Graduação em Educação da Universidade da Pensilvânia e familiarizada com o trabalho de Wiseman, argumenta que ter a liberdade social de ser maldosa e traiçoeira pode ser um reflexo de privilégio.

"A conexão entre a infância e a idade adulta das mulheres é muito mais interseccional hoje em comparação com quando Rosalind estava entrevistando meninas para seu livro —há muito mais atenção sendo dada à raça, religião e identidade sexual, e como as meninas de cor têm que navegar em suas vidas", disse Jacobs, co-fundadora do EnGenderED Research Collaborative, uma organização focada nas experiências de desenvolvimento e acadêmicas de meninas de cor.

"O arquétipo da 'garota má' é um produto de meninas brancas de classe média a alta", disse ela.

Wiseman diz que reconhece como o racismo e outros fatores podem contribuir para dinâmicas sociais tensas, como com "o estereótipo horrível da 'mulher negra raivosa'". No entanto, mesmo enquanto expande sua compreensão das garotas más e desenvolve novos métodos para derrotá-las, o arquétipo continua sendo um ícone cultural poderoso e, sim, até carismático.

"Olha, isso é difícil, e há muitas vezes em que eu baixo a cabeça e digo: 'Não consigo mais fazer isso'", escreveu Wiseman em um email. Mas seu objetivo não é uma harmonia social perfeita, e o que a mantém em movimento não é alguma grande ambição de incitar uma nova onda de feminismo ou mesmo criar algo na escala do framework "Lean In" de Sandberg.

Wiseman disse que acreditava que pequenas interações cotidianas poderiam começar a quebrar a fachada da cultura das garotas más. Isso poderia ser tão simples como ouvir um pai começar a fofocar sobre uma criança ou outro pai e, em vez de se envolver, dizer: "Isso deve ser terrível para aquela criança/família/pessoa. O que podemos fazer para apoiá-los?".

Ainda assim, os incentivos sociais continuam atraentes. Em seu trabalho em escolas primárias e como observadora da mídia que suas sobrinhas de 6 e 8 anos consomem, Jacobs disse que mesmo 20 anos após a publicação de "Meninas Malvadas", a garota má ainda era retratada como "muito inteligente e astuta". "As pessoas a respeitam", disse ela.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem