Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Cinema e Séries
Descrição de chapéu Filmes Todas

Tina Fey compara novo e antigo 'Meninas Malvadas' e diz: 'As pessoas ainda são horríveis'

Autora, que também faz ponta no filme, confirma que tentou trazer elenco original de volta

Tina Fey, ao centro, com o elenco do novo 'Meninas Malvadas' - Amy Harrity/The New York Times
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ashley Spencer
The New York Times

Tina Fey passou os verões de 2002 e 2003 curvada sobre uma velha escrivaninha no quarto dos fundos mofado de uma casa alugada em Fire Island. Impulsionada por café e rosquinhas cobertas de chocolate da Entenmann's, Fey, na época a roteirista principal do "Saturday Night Live", escreveu o roteiro que se tornou "Meninas Malvadas" em seu laptop.

"Ela sentava à moda antiga, comendo rosquinhas e bebendo café, como uma secretária dos anos 50 ou algo assim", disse seu marido, o compositor Jeff Richmond. "Não era glamouroso, mas muito propício à criatividade."

Nas duas décadas desde então, Fey transformou seu primeiro e único roteiro lançado em um império. O filme original da Paramount, baseado no livro de não ficção "Queen Bees and Wannabes", de de Rosalind Wiseman, arrecadou US$ 130 milhões (mais de R$ 630 milhões) durante sua exibição nos cinemas em 2004 e ajudou a tornar superestrelas seu elenco, que incluía Lindsay Lohan e Rachel McAdams.

Em 2018, uma adaptação musical para o palco com um livro de Fey e música de Richmond estreou na Broadway. Em junho, esse show começará sua temporada no West End de Londres. E um filme musical adaptado das versões anteriores, escrito por Fey, chegou aos cinemas (em março passado, Wiseman criticou Fey e a Paramount por não tê-la envolvido nas versões subsequentes; quando questionada sobre a crítica, Fey disse que não tinha comentários).

Mas, além do sucesso comercial de "Meninas Malvadas", o roteiro infinitamente citável de Fey —"você não pode sentar com a gente"; "o limite não existe"; "eu sou uma mãe legal"; "pare de tentar fazer 'fetch' acontecer"— se incorporou à nossa cultura.

"Isso se tornou parte do meu vocabulário, cada trecho de som", disse Samantha Jayne, que dirigiu a mais recente "Meninas Malvadas" com o marido, Arturo Perez Jr., e era adolescente quando o original de 2004 foi lançado. "Estava no meu DNA."

O filme de 2024 segue principalmente os personagens e a história que o público conhece de cor, com a adição de canto e dança: a nova aluna Cady (Angourie Rice) se une aos excluídos Janis (Auliʻi Cravalho) e Damian (Jaquel Spivey) para derrubar a cruel Regina George (Reneé Rapp) e as Plastics, até que Cady também se envolve com o grupo. Fey e Tim Meadows reprisam seus papéis originais como a Sra. Norbury e o Sr. Duvall, e ainda há os Matletas, um Baile de Primavera e camisas cor-de-rosa às quartas-feiras.

"O ensino médio é a única experiência americana que todos têm", disse Lorne Michaels, produtor do novo filme junto com Fey e outros. Ele e Fey trabalharam em todas as versões de "Meninas Malvadas", exceto um filme para TV amplamente criticado em 2011. "É apenas uma coisa central e icônica."

Mas o ensino médio, e a natureza da comédia em si, evoluíram, na tela e fora dela. Agora, os rumores se espalham nas redes sociais. Vídeos virais são enviados para o TikTok. No filme, o treinador Carr (Jon Hamm) não tem mais relacionamentos sexuais com estudantes menores de idade, e a North Shore High não tem grupos definidos por raça na cafeteria. Com cada iteração de "Meninas Malvadas", Fey tentou manter seu roteiro afiado e relevante, palatável para novas gerações e espíritos do tempo.

"Desde que eu não acidentalmente faça uma versão de Jesus Macaco disso —sabe, como quando aquela senhora tentou consertar aquela pintura— então estaremos em boa forma", disse Fey.

Em uma entrevista em vídeo recente, Fey discutiu sua jornada de mais de 20 anos com o material e o que vem a seguir. Estes são trechos editados de nossa conversa.

Qual era sua visão original do que o filme "Meninas Malvadas" poderia ser quando você leu aquele artigo de 2002 sobre o livro de Wiseman e as relações agressivas entre adolescentes?
Eu imaginei primeiro: Oh! Vai ser sobre essa professora. Vai ser como "O Preço do Desafio". E quanto mais eu lia o livro, mais pesquisas eu fazia, [percebi] que as garotas eram a parte mais interessante. As histórias verdadeiras de como as jovens se comportavam eram insidiosas, mas também meio engraçadas em sua malícia inteligente.

Como seu processo de escrita técnica mudou ao longo dos anos?
O erro de principiante que cometi foi pedir para adaptar um livro de não ficção que não tinha uma história. Eu tinha esses comportamentos incríveis e anedotas, mas não tinha personagens ou história. Então, literalmente, li Syd Field, li "Save the Cat", tive um milhão de fichas. E depois a transição para o palco, em um nível técnico, você está pegando algo de três atos e precisa dividi-lo em dois atos. Você não tem narração, não tem closes. As coisas têm que funcionar na plateia. Agora, com o filme musical, você pode ter todas as coisas em seu arsenal: você pode fazer as coisas apenas com os olhos das pessoas. Você pode fazer as pessoas cantarem sobre suas emoções. As piadas podem ser grandes e visuais, ou podem ser easter eggs.

Como alguém que estava no ensino médio em 2004, ver a frase "este não é o 'Meninas Malvadas' da sua mãe" no trailer do filme musical foi um choque.
Isso veio do departamento de marketing da Paramount. Eu quero confortar os millennials dizendo que isso é apenas uma expressão na língua inglesa. E também, quando o filme foi lançado, algumas pessoas mais velhas do que você também foram vê-lo. Algumas pessoas tão velhas quanto 26 ou 27 anos podem ter estado no cinema com você.

Grande parte da comédia do filme original "Meninas Malvadas" ainda é muito atual. Mas existem algumas piadas e histórias sobre raça, sexualidade e pedofilia que não são mais aceitáveis, e elas foram alteradas nas versões posteriores. Como você aborda a atualização da sua escrita?
Eu estava escrevendo no início dos anos 2000, baseado principalmente na minha experiência como adolescente no final dos anos 80. Não é surpresa para ninguém que as piadas mudaram. Você não cutuca do jeito que costumava cutucar. Mesmo que sua intenção sempre tenha sido a mesma, não é mais assim que se faz, o que está tudo bem. Eu acredito muito que você pode encontrar novas maneiras de fazer piadas com menos estilhaços acidentais.

Os insultos são centrais em "Meninas Malvadas", e a forma como eles lançam essas farpas...
Se as pessoas realmente falassem umas com as outras da forma como falavam em 1990, todo mundo iria parar no hospital. As pessoas eram realmente duras. As pessoas ainda são horríveis, elas apenas têm mais chances de digitá-lo anonimamente. Eu gostaria de fazer, mas não ensinar, uma aula de pós-graduação sobre as maneiras pelas quais as pessoas são tão divisivas e horríveis como sempre foram, mas agora elas disfarçam isso como virtude.

Existem mudanças específicas de palavras ao longo do novo roteiro. Como no Livro do Arraso, Dawn Schweitzer agora é chamada de "camarão tarada" em vez de "virgem gorda". O que é levado em consideração ao escolher esses termos?
Eu sei que até Regina saberia o que não seria aceitável. Ela vai encontrar uma maneira de causar dor nas pessoas, mas não vai se meter em encrenca. Por exemplo, há uma piada no filme original quando Janis sobe na mesa e Regina diz: "Meu Deus, é o sonho dela se tornando realidade: mergulhar em um monte enorme de garotas". Eu e Sam Jayne sentimos que Regina não faria isso agora porque ela sabe que os jovens ao seu redor diriam: "Isso é homofóbico". Ela saberia que não deve ser homofóbica e, esperançosamente, realmente não seria homofóbica.

Eu estava esperando pelo discurso da Sra. Norbury dizendo às meninas para pararem de se chamarem de "vadias" e "prostitutas", e isso não aconteceu. Mas percebi que elas não estavam se chamando por essas palavras com tanta frequência neste roteiro.
Alguns desses cortes foram apenas para acelerar o ritmo e abrir espaço para as músicas. Esse não é necessariamente um corte moral.

A geração Z tem visto movimentos de positividade corporal e neutralidade corporal. Quando Regina ganha peso no novo filme, a reação inicial dos outros estudantes é positiva, mas depois ela ainda é envergonhada. Por que foi importante manter o peso como uma questão aqui?
Olhe para as pessoas famosas que influenciam a geração Z, e ainda estamos sempre falando sobre seus corpos. Estamos atacando outras pessoas por falar sobre isso, ou elogiando pessoas por terem um determinado tamanho, ou questionando como elas chegaram a um tamanho diferente. Parecia uma linha tênue para descobrir. Ainda queremos falar sobre o quão estranho e confuso tudo é para as meninas, ao mesmo tempo em que reconhecemos que esses padrões não são obrigatórios —mas muitas pessoas ainda estão se submetendo a eles.

Houve alguma mudança cultural que você observou ao atualizar o roteiro do musical de 2018 até agora?
Se algo, esses comportamentos se espalharam muito além das jovens mulheres. Está em nossa política. Está em tudo. As pessoas agora gostam de açucarar e serem muito virtuosas apontando por que você é um problema, mas é o mesmo comportamento. Ainda é "Não olhe para mim. Olhe para eles. Estou indo muito bem. Talvez eu não tenha um cabelo bonito, mas ela é gorda".

Aprendemos muito com o musical [do teatro] que não precisa haver rigidez na escolha do elenco desses papéis, em termos de como eles se parecem e como se identificam. Essa história funciona em muitas permutações interessantes. Qualquer pessoa com carisma é uma boa Regina. Qualquer pessoa que pareça que pode se desmontar pode ser uma ótima Gretchen.

Como você se mantém atualizada sobre o que os adolescentes estão fazendo hoje? É através de suas filhas, Alice, 18 anos, e Penelope, 12?
Eu perguntei a alguns jovens que conheço, incluindo alguns jovens que moram na minha casa. Coisas como "O Livro do Arraso deve ser um livro físico ou pode ser um Snapchat ou algo assim?". Eles disseram: "Não, não tente agradar a nós. É um livro. Conte a história. Nós entendemos".

Você já pensou em fazer uma sequência que traga de volta o elenco original para interpretar seus personagens como adultos?
Eu tenho a sensação de que a Paramount adoraria isso. Eu realmente não pensei muito sobre isso. Para mim, parte da razão pela qual as apostas são tão altas na história é porque todos são tão jovens e os sentimentos são enormes, o amor é enorme e a amizade é enorme de uma forma que não é com as mães de meia-idade. Eu adoro escrever sobre pessoas de meia-idade, mas não sei.

Houve relatos de que você tentou trazer de volta todas as quatro atrizes principais originais em papéis pequenos neste filme. Como isso teria sido?
Nunca saberemos. Elas são pessoas ocupadas, então não deu certo, mas tentamos e todas nos amamos.

Qual é o atrativo de voltar a esse material novamente em vez de fazer algo diferente?
Tenho outras coisas que gostaria de fazer. Mas tenho tanta gratidão que esse filme parece ter marcado as pessoas. Quando olho para ele, me lembro de como trabalhei duro nele desde o início. Sinto que os tijolos e argamassa dele foram o melhor trabalho possível que eu era capaz de fazer na época. Não é perfeito, mas é sólido.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem