Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Você viu?
Descrição de chapéu Facebook WhatsApp instagram

Mark Zuckerberg constrói bunker secreto no Havaí avaliado em R$ 1,3 bilhão, diz jornal

Propriedade do dono da Meta conta com abrigo subterrâneo e mais de doze edifícios

Mark Zuckerberg - Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Às margens de uma rodovia na ilha de Kauai, no Havaí, está um amplo muro de cerca de 1,80 metro de altura. Seguranças e vigias ficam, dia e noite, em frente ao portão de entrada e patrulham praias ao redor.

É neste local que Mark Zuckerberg adquiriu um terreno e cria um projeto secreto. Os funcionários, trabalhadores da ilha, tiveram de assinar um termo de confidencialidade para que nenhuma informação vaze. De acordo com o jornal americano Wired, os que se atreveram foram demitidos.

Segundo uma reportagem do veículo, caminhonetes entram e saem diariamente, transportando materiais de construção e centenas de trabalhadores. Com 566 mil metros quadrados, a propriedade vai contar com um abrigo subterrâneo de 1.524 m². O jornal estima que tudo custe em torno de R$ 1,3 bilhão de reais, uma das propriedades mais caras do mundo.

A reportagem afirma que documentos registram a compra de uma porta resistente a explosões, e que o empreendimento pretende abrigar mais de 12 edifícios, com pelo menos 30 quartos e 30 banheiros no total. Uma fonte familiarizada com o projeto ainda teria afirmado que se pretende conectar árvores por meio de fios, criando um meio de circulação entre um prédio e outro.

Um dos prédios mais afastado das mansões principais vai incluir uma academia completa, piscinas, sauna, banheira de hidromassagem e quadra de tênis. A propriedade está repleta de outras casas para hóspedes.

Outras duas mansões, que ocupam uma área total comparável a um campo de futebol, vão ter vários elevadores, escritórios e uma cozinha de tamanho industrial.

Já as duas mansões centrais vão ser unidas por um túnel que se ramifica para o abrigo subterrâneo, que conta com uma área de estar e uma escotilha de fuga que pode ser acessada por uma escada, com câmeras vigiando tudo.

Brandi Hoffine Barr, porta-voz de Zuckerberg e Priscilla Chan, a esposa do magnata, não quis comentar sobre o projeto.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem