Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Você viu?

Quem é o criador das imagens de São Paulo recriadas como filme da Disney via inteligência artificial

Montagens viralizaram nas redes sociais nesta semana e inspiraram outras cidades

25 de Março e o metrô em São Paulo viraram cenários Disney
25 de Março e o metrô em São Paulo viraram cenários Disney - Ai_reality_illusions no Instagram
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um Rio Pinheiros navegável, uma Avenida Paulista repleta de outdoors e uma pitada de imaginação, como se tudo tivesse saído de filmes da Disney/Pixar, estão nas imagens digitais criadas pelo especialista em marketing Leandro L., 41. Nesta semana, cartões-postais de São Paulo redesenhados com auxílio de inteligência artificial, sob comando de Leandro, viralizaram nas redes sociais.

A iniciativa virou uma verdadeira trend na internet. A exemplo dele, outras cidades como Guarulhos e outras localidades no Espírito Santo fizeram suas montagens. "Confesso que não esperava a repercussão que isso tomou. O resultado foi incrível. Mas o que me deixou mais feliz foi ter a oportunidade de retratar o cotidiano de todos nós, mas de uma forma lúdica", conta Leandro, em entrevista ao F5, frisando que não deseja revelar seus dados e fotos pessoais. "Atuo em uma instituição de ensino superior, não me sinto à vontade para informar meu nome completo."

Apesar do mistério, o profissional conta que se inspirou em outras pessoas produzindo suas imagens como se fossem personagens da Disney. E por que não retratar algo bonito? Foi essa a motivação, de fato, para fazer os desenhos estilizados.

"Não queria que fosse apenas um rio, mas sim o Rio Pinheiros. A ponte estaiada está lá no fundo, mesmo que estilizada. A Paulista com seus prédios e a ciclovia no meio. Certamente há uma liberdade poética, a Paulista gerada por IA tem outdoors, o rio está navegável. Mas ao ver as imagens você sabe exatamente qual ponto turístico está sendo representado. Logicamente é um trabalho de experimentação."

Infelizmente, o bairro da Liberdade e o MASP foram pontos turísticos que ficaram de fora, pois, na avaliação de Leandro, não tiveram um na ferramenta. O que ficou, de tudo isso, foi a experiência de relembrar um pouco da infância. Fã assumido de "Toy Story", "Divertidamente" e "Monstros S.A.", ele avalia que os desenhos mantêm viva nossa criança interior e nos permitem sonhar um pouco.

Além de filmes, Leandro se dedica às redes sociais com dois perfis dedicados à fotografia e arquitetura. "Em ambos, sempre que posso, tento mostrar uma visão da beleza em nosso cotidiano, aquilo que passa despercebido durante a correria do dia a dia. Por ser uma experimentação, tento sempre aprimorar o prompt e cada vez mais me surpreendo como o potencial dessa ferramenta", pontua ele.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem