Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Você viu?

Gisele Bündchen afirma tomar cogumelo Juba de Leão; saiba o que é e para que serve

Topmodel fez campanha para farmacêutica sobre o suplemento; entenda

Em foto colorida, mulher posa em meio a uma plantação de flores
Gisele Bündchen - Reprodução/Instagram
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A topmodelo Gisele Bündchen compartilhou em seu perfil no Instagram, nesta segunda-feira (23), sua experiência com o consumo do cogumelo juba de leão e como ele tem proporcionado melhorias em sua concentração e níveis de energia. O post, que logo se tornou viral, faz parte de uma campanha publicitária promovida por uma renomada empresa de suplementos dos Estados Unidos.

O apelido peculiar do cogumelo, "juba de leão", deriva de sua aparência caracterizada por um aspecto branco e desgrenhado que se assemelha à majestosa juba de um leão branco. Apesar de ser comestível, seu principal uso está associado à medicina tradicional.

Pesquisadores e cientistas têm destacado a relevância dos extratos de cogumelos juba de leão na medicina tradicional de países asiáticos há séculos. No entanto, até recentemente, faltavam análises científicas detalhadas sobre os possíveis efeitos desse cogumelo no cérebro. Em fevereiro deste ano, um estudo publicado pela revista científica "Journal of Neurochemistry" apontou novos compostos ativos presentes no cogumelo e seus impactos no funcionamento cerebral.

"Testes pré-clínicos realizados apontaram para um impacto significativo do cogumelo juba de leão no crescimento das células cerebrais, bem como na melhoria da memória. Em nossos laboratórios, medimos os efeitos neurotróficos dos compostos isolados do 'Hericium erinaceus' em culturas de células cerebrais, e, surpreendentemente, observamos que esses compostos ativos promovem projeções de neurônios, estendendo-se e formando conexões com outros neurônios", declarou o professor Frederic Meunier, do Instituto do Cérebro de Queensland.

Segundo o pesquisador Ramon Martinez-Marmol, da Universidade de Queensland, essa descoberta abre perspectivas que podem contribuir significativamente para o tratamento e a proteção contra distúrbios cognitivos neurodegenerativos, como a doença de Alzheimer. "Nossa intenção era identificar compostos bioativos provenientes de fontes naturais que fossem capazes de atingir o cérebro e regular o crescimento de neurônios, resultando em uma formação de memória mais eficaz", afirmou ele.

Cogumelo Juba de Leão
Cogumelo Juba de Leão - Divulgação/Universidade de Queensland

O estudo pontua também a importância do suplemento para a memória. O Dr. Lee, um dos envolvidos na pesquisa, expressou a importância dessas descobertas: "Estamos desvendando o mecanismo molecular dos compostos do cogumelo juba de leão e seus efeitos na função cerebral, particularmente na memória."

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem