Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Você viu?
Descrição de chapéu guerra israel-hamas

Casas em Berlim são marcadas com estrela de Davi na porta

Em meio à escalada da guerra entre Israel e Hamas, pichações remetem à perseguição antissemita na Alemanha da década de 1930

Polícia alemã reporta casos de pichações de Estrelas de Davi marcando casas de judeus
Pichação de estrela de Davi na entrada de um prédio em Berlim, na Alemanha - Reprodução/X
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A estrela de Davi foi pichada em portas de casas em Berlim, em uma ação que remete à perseguição que os judeus sofreram sob os nazistas na Alemanha da década de 1930. Quatro casos foram reportados à polícia alemã nos últimos dias —em dois, os residentes eram judeus. As informações são do jornal britânico The Telegraph, confirmadas também pela imprensa alemã.

As pichações, em meio à escalada da guerra entre Israel e Hamas, aumentam a preocupação das autoridades com a segurança de judeus na capital da Alemanha. "Agora, o assunto de nossa investigação é descobrir se as outras casas têm um residente judeu e se os incidentes estão conectados", disse um porta-voz da polícia.

Em um dos casos, uma moradora judia chegou em casa na quinta-feira (12) à noite e encontrou pichações em sua porta. Ao jornal alemão Bild, ela disse que chamou a polícia e que as autoridades a aconselharam a remover a estrela de Davi de sua porta, por "não saber o que isso poderia atrair".

A polícia investiga suspeita de incitação ao ódio e vandalismo. "Eu falo hebraico, converso ao telefone em hebraico e uso uma estrela de Davi", disse a jovem. "Realmente pensei se não deveria ficar em casa."

Os outros três incidentes foram relatados neste sábado (14), e a polícia confirmou que, em pelo menos um, havia uma pessoa judia no prédio.

Polícia alemã reporta casos de pichações de Estrelas de Davi marcando casas de judeus
Fotos de casas pichadas com a estrela de Davi circularam nas redes sociais - Reprodução/X

A ação, considerada crime sob a lei alemã, parece ser uma imitação intencional da perseguição antissemita dos judeus durante a década de 1930, quando nazistas pintavam a estrela de Davi nas portas e janelas de empresas judias na tentativa de desencorajar as pessoas de comprar lá.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem