Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Você viu?

Darth Vader, de 'Star Wars', é julgado e 'condenado' em tribunal do Chile; entenda

Sessão da Corte foi realizada com caráter educacional, em celebração ao Dia do Patrimônio

Corte chilena realizou julgamento de Darth Vader neste domingo, em Valparaíso - RAFAEL ARANCIBIA / AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

AFP

O vilão da saga "Star Wars", Darth Vader, conseguiu que a Justiça chilena reduzisse a pena, neste domingo (29), pela qual havia sido condenado ao "congelamento perpétuo", em um julgamento incomum de caráter educacional. O Tribunal de Apelações de Valparaíso, cidade localizada 120 quilômetros a oeste de Santiago, realizou um marcante exercício para aproximar os cidadãos do trabalho dos tribunais no âmbito do Dia do Patrimônio, celebrado neste fim de semana.

No "julgamento" contra Darth Vader por ter decepado a mão de seu filho Luke Skywalker (algo que ocorre no episódio "O Império Contra-Ataca") foi determinado que "o que está sendo condenado é a mutilação (...) e não o que o Sr. Vader fez antes."

Por este motivo e "tendo em conta as penas previstas no código penal espacial (...)", o personagem "será condenado na justa pena, que é a de permanecer congelado por 30 anos em carbonita, sendo proibido de se aproximar por 30 anos da vítima, Luke, a pelo menos três planetas de distância", concluiu o tribunal.

Além disso, Vader - vestido de preto e seu capacete e capa característicos - foi completa e perpetuamente incapacitado para o "uso sombrio da força" e sabre de luz.

O advogado de defesa de Darth Vader, Juan Carlos Manríquez, em seu argumento em nome de seu cliente, disse que seu pedido era por "nada mais e nada menos que justiça". "É um ser humano com direitos, ainda que em parte. (...) É quase uma máquina, mas também é um homem. É um pai", recordou Manríquez, ao ressaltar que o agressor é o progenitor da vítima.

"O que queríamos fazer hoje é trazer a justiça, tão pouco compreendida, para mais perto da população. aqui se realiza", explicou a presidente do Tribunal de Apelações, María del Rosario Lavín. "Na minha carreira judicial, tive criminosos terrivelmente ruins, então a presença de alguém como Darth Vader não é novidade", disse a magistrada.

Durante o Dia do Patrimônio, instituições, museus e organizações de todo o país, incluindo o palácio presidencial de La Moneda, abriram as suas portas gratuitamente para partilhar o seu patrimônio com a comunidade.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem