Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Você viu?
Descrição de chapéu ataque à democracia

Perfil de Wallace, do vôlei, publica enquete perguntando quem daria 'tiro na cara' de Lula

Internautas acusam atleta de estimular assassinato do presidente em página oficial de rede social

Wallace festeja vitória do Brasil sobre a Polônia por 3 sets a 0 (25/17, 28/26 e 25/19)
Wallace defendeu a seleção brasileira no último Mundial de Vôlei na Polônia em setembro - FIVB
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Campeão olímpico pela seleção brasileira masculina de vôlei em 2016 e atualmente defendendo o Cruzeiro na Liga Nacional, Wallace Souza é acusado de usar as redes sociais para disseminar a violência contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Uma enquete no Instagram do atacante perguntando se "alguém daria um tiro de 12 na cara do Lula" foi publicada e apagada logo em seguida, após vários internautas reclamarem da conduta do atleta.

A postagem viralizou e internautas pediram que a Ministra do Esporte, Ana Moser, e a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) se posicionassem e estudassem uma punição imediata para Wallace. O jogador, que se aposentou da seleção brasileira no último Mundial, disputado em setembro na Polônia, nunca escondeu ser apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro. Frequentemente, ele faz postagens aparecendo em um clube de tiro mineiro e exibindo armas.

"A típica atitude dos covardes", escreveu um internauta. "Isso não pode parar aqui. Tem que ser investigado e preso imediatamente", opinou um segundo seguidor. "Isso é um absurdo", rebateu o terceiro e o quarto pediu: "O Ministério do Esporte também precisa ‘desbolsonarizar’ o cenário. Golpistas e fascistas devem perder patrocinadores e responder processo."

Paulo Pimenta, ministro da Secretaria da Comunicação Social, escreveu em suas redes que o governo atual não vai tolerar ameaças feitas por extremistas e golpistas. "Já acionei a AGU e vamos tomar todas as providências necessárias. Não vamos tolerar ameaças feitas por extremistas e golpistas!".

A repercussão em várias redes sociais fez também com que o Cruzeiro, atual líder da Superliga masculina, publicasse uma mensagem se desculpando pela atitude do atleta: "O Sada Cruzeiro lamenta profundamente a publicação realizada pelo nosso atleta Wallace e o seu conteúdo. Vivemos um momento delicado, em que precisamos ter muita cautela com as nossas manifestações", começou o clube, que completou: "Reforçaremos com todo o nosso staff, atletas e comissão técnica sobre a importância da responsabilidade no uso das mídias digitais. Ressaltamos, principalmente, que a violência nunca deve ser exaltada ou estimulada, e da parte do Sada Cruzeiro pedimos sinceras desculpas a todos."

Post do Cruzeiro condenando a postagem do jogador Wallace
Post do Cruzeiro condenando a postagem do jogador Wallace - Reprodução/Instagram
Em foto colorida, homem de blusa azul exibe um arma enquanto frequenta um clube de tiro
Wallace diz ser um frequentador de clube mineiro de tiro - Reprodução/Instagram
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem