Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Você viu?

ONG oferece R$ 6,3 milhões para primeiro-ministro britânico virar vegano por um mês

Rishi Sunak, que tem origem indiana, já não come carne bovina

Rishi Sunak, primeiro-ministro britânico, durante entrevista em Londres - Henry Nichols-6.jan.2023/AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

De origem indiana, o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, não come carne bovina, segundo consta. Porém, se aceitar o desafio de uma ONG, ele poderá restringir ainda mais a alimentação, retirando todos os produtos de origem animal.

É que a GenV (Generation Vegan) publicou uma carta aberta instando Sunak a se tornar vegano por pelo menos um mês. Em troca, ele receberia um valor de 1 milhão de libras esterlinas (cerca de R$ 6,32 milhões no câmbio atual) para doar à instituição de caridade de sua preferência.

Na carta, que se tornou pública no último dia de 2022, a organização classifica como "catastrófico" o impacto da pecuária para o meio ambiente. A avaliação da instituição é que as dietas com base em vegetais são benéficas tanto para os agricultores britânicos quanto para a saúde pública.

Assinado por Naomi Hallum, CEO da GenV, o texto defende que a pecuária é responsável por 85% do uso de terra agricultável no país, mas só provê 32% das calorias e menos de metade da proteína consumida. Além disso, ela diz que 1,2 bilhão de animais são mortos por ano para consumo de carne.

"Adotar uma dieta baseada em vegetais prioriza a compaixão e evita esse sofrimento desnecessário", defende. "Esperamos que você considere nossa oferta sincera e conduza o Reino Unido a um futuro mais sustentável e promissor. Estamos ansiosos para receber sua resposta até 31 de janeiro."

Até o momento, Sunak não se manifestou sobre a oferta. Em entrevista ao site especializado Plant Based News, Hallum comentou por que o nome do primeiro-ministro foi escolhido. "Ele já se abstém de comer carne bovina, então tudo o que pedimos a ele é que estenda seu círculo de compaixão a outros animais e tome as medidas necessárias para proteger o planeta para nossos filhos e netos", afirmou.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem