Você viu?

Edição especial da Barbie é lançada no México para o Dia dos Mortos

Exemplar custa R$ 364,70 e usa vestido com flores coloridas

Edição especial da Barbie é lançada no México para o Dia dos Mortos
Edição especial da Barbie é lançada no México para o Dia dos Mortos - Pedro Pardo/AFP
São Paulo

Uma nova edição da boneca Barbie inspirada na popular festa mexicana do Dia dos Mortos foi lançada na quinta-feira (12), convertendo um elegante esqueleto conhecido como "Catrina", adornado com borboletas e flores.

A boneca, baseada no famoso personagem criado pelo cartunista José Guadalupe Posada em 1912, é "uma homenagem ao México, suas tradições e seu povo", de acordo com a Mattel, fabricante do brinquedo.

O exemplar, cujo preço chega a 1.750 pesos (R$ 364,70), usa um vestido decorado com flores coloridas e, em seus longos cabelos pretos com mechas azuis, borboletas-monarca e flor cempasuchil.

"A boneca foi desenhada com muito amor pela tradição, porque o designer, Javier Meabe, tem raízes mexicanas e conhece a importância deste feriado", explicou Cristina Lorenzo, vice-presidente de marketing da Mattel México.

A festa do Dia dos Mortos, realizada em 1 e 2 de novembro, foi nomeada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2003.

O vestido da "Catrina" foi inventado pelo pintor mexicano Diego Rivera em 1947 para o mural "Sonho de uma tarde de domingo na Alameda". 

A Barbie Dia dos Mortos é a terceira boneca inspirada em mulheres mexicanas, depois das edições dedicadas à famosa pintora Frida Kahlo e à golfista Lorena Ochoa lançadas em março.

A boneca em homenagem a Kahlo não pôde ser vendida no México porque a família da artista não ficou satisfeita com a imagem, considerando que a estética incorporada na figura não correspondia à imagem da pintora.

A Barbie completa 60 anos este ano e, desde sua apresentação no New York Toy Salon, em março de 1959, vendeu mais de um bilhão de exemplares.

AFP
Final do conteúdo

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem