Empresa canadense encontra segundo maior diamante do mundo na África
Pedra do tamanho de uma bola de tênis tem 1.758 quilates e 352 gramas
O segundo maior diamante do mundo foi encontrado pela empresa mineradora canadense Lucara em sua unidade de exploração que fica em Karowe, no centro de Botsuana, na África. A empresa informou que a pedra tem de 1.758 quilates, pesa 352 gramas e tem aproximadamente o tamanho de uma bola de tênis.
Em 2015, a mesma empresa já havia localizado um diamante de 1.111 quilates no mesmo lugar. Como a nova descoberta, essa pedra agora é a terceira maior. Na época, ele foi vendido por cerca de US$ 53 milhões em estado bruto para negociadora de diamantes Graff Diamonds. Estima-se que a pedra tenha entre 2,5 e 3 bilhões de anos.
O maior diamante do mundo continua sendo o "diamante de Cullinan", de 3.106 quilates. Ele leva esse nome porque foi extraído no povoado sul-africano que o batizou, em 1905. A pedra, aliás, faz parte das joias da coroa do Reino Unido.
A mineradora Lucara ponderou em comunicado que o diamante recém-descoberto ainda não pode ser qualificado como uma joia por causa de sua "qualidade variável".
Botsuana é atualmente é o maior país produtor de diamantes do mundo –uma indústria que representa 80% de suas exportações, o que ajudou o país, segundo a BBC, a aumentar em 50 anos mais de 100 vezes sua renda per capita.
Comentários
Ver todos os comentários