Você viu?

Trigêmeos são batizados 'Jerusalém', 'Capital' e 'Palestina' em Gaza

Pais protestam contra decisão de Trump sobre a região

Os trigêmeos recém-nascidos, Jerusalém, Palestina e Capital
Os trigêmeos recém-nascidos, Jerusalém, Palestina e Capital - Said Khatib/ AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Alguns atiram pedras, outros inventam novas formas de protesto. Um casal da Faixa de Gaza se manifestou à sua maneira contra a decisão dos Estados Unidos de reconhecer Jerusalém como capital de Israel e batizou seus trigêmeos recém-nascidos de "Jerusalém", "Capital" e "Palestina".

"Graças a Deus tive trigêmeos, e pudemos, assim, protestar contra a decisão de Trump", disse nesta sexta-feira (2)  a mãe dos bebês, Islam al  Sukili, 25, em sua casa de Jan Yunes, no sul da Faixa de Gaza.

Jerusalém e Palestina são os dois meninos, e Capital, a menina. Nasceram em dezembro, duas semanas depois de o presidente americano, Donald  Trump, anunciar que os Estados Unidos reconheceriam Jerusalém como capital de Israel.

Os pais Islam (à esq.) e Nidal al-Saiqli (à dir.) posam com a filha Dalal e os recém-nascidos Palestina, Jerusalém e Capital
Os pais Islam (à esq.) e Nidal al-Saiqli (à dir.) posam com a filha Dalal e os recém-nascidos Palestina, Jerusalém e Capital - Said Khatib-02.fev.2018/AFP

Essa iniciativa unilateral, que rompeu décadas de diplomacia americana e o consenso internacional, causou indignação aos palestinos que reivindicam Jerusalém Oriental, anexada por Israel, como capital do Estado ao que aspiram. Israel proclama que toda Jerusalém é sua capital "indivisível".

"A decisão de Trump não tem nenhum valor, Jerusalém é nossa capital eterna", afirmou o pai dos trigêmeos, Nidal  Sukili, 30.

Os Sukili estão felizes de mostrar às visitas seus bebês dormindo um do lado do outro com suas respetivas certidões de nascimento em seus cobertores.

Mas além da aspiração nacional, estes pais têm preocupações muito concretas em um território assediado pelas guerras, pela pobreza e pelos bloqueios israelenses e egípcios. "Nosso problema são as fraldas e o leite", lamentou a mãe, cujo marido está desempregado.

AFP
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias